Tonfa
Foi desenvolvida há muitos séculos como uma arma de madeira pelos habitantes de Okinawa, no Japão, especificamente para uso no caratê.
Duas tonfas eram frequentemente usadas simultaneamente, sendo uma arma muito eficiente contra ladrões. Os movimentos circulares da tonfa eram usados como forma de ataque, a parte lateral era usada para bloquear golpes de nunchakus e as extremidades para ataques penetrantes.
Por volta de 1580, foram impostas leis que proibiram o uso e a posse de armas, até de espadas velhas e ferrugentas, para tentar restaurar a paz e trazer prosperidade a Okinawa. Isso ajudava a prevenir perdas de vida desnecessárias entre o povo e prevenir o surgimento de guerras civis, mas deixava os camponeses de Okinawa sem defesa contra os ninjas. Apesar das técnicas de mão vazia desenvolvidas nos campos de batalha serem eficazes, não o eram contra ataques em massa. Hoje substituindo o ultrapassado cassetete a tonfa se tornou um bastão ainda mais resistente feito de fibra sintética, sendo usada como arma de defesa policial.
Originalmente a tonfa, antes de se tornar arma, era usada há mais de oito séculos na China e no Japão para moer e descascar arroz e feijão.
A tonfa foi apenas um dos instrumentos agrícolas usados na China antiga que passaram a ser utilizados como armas em função do desarmamento civil.
Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário