29/11/2013
Do G1 Zona da Mata
Situação da Aids em Juiz de Fora foi exposta em coletiva (Foto: TV Integração/Reprodução)
Dados divulgados nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Saúde de Juiz de Fora apontaram que as mulheres representam mais de 70% do total de novos casos de Aids na cidade. A informação foi repassada durante uma coletiva com a imprensa, convocada devido ao Dia Mundial de Combate a Aids, que é lembrado no domingo (24).
De acordo com as autoridades de saúde da cidade, a Aids está disseminada em todas as faixas etárias de jovens e adultos sexualmente ativos. No centro de testagem e aconselhamento foram feitos esse ano 3.648 testes, do total menos de 2% deu positivo para o HIV. “Nós temos uma preocupação grande. Essa mudança de comportamento já está sendo trabalhada pela Secretaria de Saúde. Trabalhamos a população de forma segmentada, para tentar melhorar esses números da epidemia no município”, comentou Rodrigo Almeida, coordenadora do Programa Muncipal DST/AIDS.
Outro dado que também preocupa os orgão de saúde é a quantidade de novos casos entre os jovens e também a falta de cuidado. Segundo levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 70% deles não usam camisinha nas relações sexuais. Para diminuir os números das infecções na cidade a proposta é começar um trabalho na atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde.
O secretário de Saúde, José Larte, ainda anunciou a criação de um departamento especializado em doenças sexualmente transmissíveis. “Vamos começar, a partir do próximo ano a treinar todas as Unidades de Saúde e todas as equipes de Saúde da Família para que elas possam desenvolver um conjunto de ações, principalmente de educação e aconselhamento. Queremos que o nosso resultado seja melhor ainda”, garantiu
O secretário acrescentou também que o projeto já está na Câmara Municipal e aguarda aprovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário