segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Secretário de segurança do Ceará diz que irá unificar polícias civil e militar

30/09/2013 
Do G1 CE , com informações da TV Verdes Mares
O Secretário de Segurança Pública do Ceará, Servilho Paiva, anunciou nesta segunda-feira (30) que vai integrar as polícias civil e militar para atuar no chamado 'Cinturão Vermelho', áreas compostas por bairros de Fortaleza e dos municípios de Caucaia, EusébioItaitinga, que apresentam grande índice de homicídios.

Somente em 2013, foram registrados 2.680 homicídios no Estado. "Em primeiro lugar, a gente vai dividir as áreas de maneira que tenha um responsável da Policia Militar e da Polícia Civil, que serão cobrados para que façam uma redução específica nesse tipo de crime, o homicídio. É preciso restabelecer uma ordem naqueles lugares mais conflituosos", afirma.

Em 23 de setembro, o secretário admitiu que Fortaleza é uma cidade insegura. "Obviamente, pelos dados estatísticos, [Fortaleza] não é uma das [cidades] mas seguras do País, porém não é das mais inseguras. Precisa melhorar, indiscutivelmente". Segundo o secretário, para que haja uma diminuição nos índices de violência da capital, é preciso mudar a forma de trabalho das polícias. "A reforma deve ser em todos os sentidos. É preciso mudar as características de todo o policiamento para que ele se torne mais proativo", afirmou.

Servilho Paiva também avaliou ser necessário ter um foco nas ações prioritárias. "Não basta atacar somente a gestão, é necessário eleger as áreas mais violentas e intensificar o trabalho conjunto das polícias com suporte da inteligência. Sobre as áreas dominadas por grupos e facções, o secretário diz ser necessário mais prisões de suspeitos.

Dupla abordada com 50 kg de crack foi encaminhada ao CERESP

30/09/2013 - Juiz de Fora 
Imagens ilustrativas

BR 267 - Igrejinha
Na manhã desse domingo (29), Policiais Federais colocaram em execução a Operação Policial denominada "Invasão VII".

Ao abordarem um veículo Citroen Air Cross com placa da cidade de Niterói, RJ, observaram a existência de um dispositivo que acionava um compartimento "falso" em seu interior.

Um taxista de Juiz de Fora,34, já envolvido no tráfico de drogas, e um cidadão paulistano,37, de Jundiaí, receberam voz de prisão em flagrante delito.

Aproximadamente 50 Kg de crack, divididos em barras, foram apreendidos no fundo falso do veículo automotor que também foi apreendido.

A droga ilícita seria "distribuída" em bairros deste município.

Após ser autuada na Delegacia da Polícia Federal a dupla foi encaminhada ao CERESP, ficando à disposição da justiça.

Por Washington O Rodrigues

Homem tenta matar cão e polícia descobre plantação de maconha ao procurar a arma

30/09/13 - Mateus Leme - RMBH
JULIANA BAETA

Por causa de uma crueldade contra o cachorro do vizinho, um homem acabou preso na tarde desta segunda-feira (30), em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte, após a Polícia Militar (PM) descobrir 11 pés de maconha no quintal dele.

Segundo a PM, o vizinho chamou os militares após Sávio, de 26 anos, ter atirado contra o cachorro dele no bairro Bom Jardim. Segundo o vizinho, o homem teria atirado contra o animal com uma espingarda cartucheira, mas o suspeito alegou que jogou foi um foguete no cão.

Como o vizinho insistia que a arma estaria no terreno do suspeito, conhecido como "Haras do Sávio", segundo a PM, os militares procuraram pela espingarda no jardim, mas acabaram encontrando a plantação ilegal. Eram quatro pés de maconha já plantados na terra, e outros sete plantados em vasos. 

Sávio disse que fez a crueldade com o cachorro porque o bicho fazia muito bagunça e o incomodava. O animal ficou ferido e o dono dele o levou ao veterinário. As plantas foram apreendidas e o homem foi preso. 

História da Latinha de Alumínio- Origem da palavra Gari

O Site da ALCAN faz interessante resumo histórico sobre a fabricação e utilização de latinhas, produto que o Brasil é campeão mundial de reciclagem.

1795 - O governo de Napoleão Bonaparte oferece prêmio de 12 mil francos a quem inventar um novo método de preservação de alimentos para o Exército e Marinha francesa.

1809 - Nicholas Appert recebe o prêmio de Napoleão Bonaparte por ter desenvolvido um método de preservação através do processo de esterilização de alimentos.

1810 - Peter Durand recebe a patente do Rei George III, da Inglaterra, pela criação da lata feita de folha-de-flandres para guardar alimentos.

1812 - O livro do francês Nicholas Appert, "Ato de Preservação de Todos os Tipos de Substâncias Animais e Vegetais" é traduzido e publicado em Nova York.

1825 - Thomas Kensett registra a patente da lata feita de folha-de-flandres na América. Fica conhecido como o "pai" da indústria da lata.

1880-90 - É introduzida nos Estados Unidos a primeira máquina automática para produzir latas.

1950 - Na década de 50, o alumínio começa a ser usado na fabricação de latas. A primeira lata de cerveja, feita de folha-de-flandres nos Estados Unidos, em 1935, pesava 85 gramas. Hoje a lata de bebida feita de alumínio pesa menos de 15 gramas.

1960 - É inventada a lata de alumínio fácil de abrir (sistema easy-open).

1974 - Introduzida a tampa stay-on-tab (anel que não solta da tampa).

Qual é a origem do nome "Gari"?
O Sr. Aleixo Gary, de origem francesa, no dia 10/10/1876, assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. A repercussão do seu trabalho logo se espalhou por todo o Império e, desde então, os operários da limpeza pública passaram a ser conhecidos por "garis", profissionais fundamentais na manutenção da qualidade de vida das cidades.
http://www.demlurb.pjf.mg.gov.br/curiosidades.php

#
Símbolo da reciclagem de alumínio.
A reciclagem de alumínio é o processo pelo qual o alumínio pode ser reutilizado em determinados produtos, após ter sido inicialmente produzido. O processo resume-se no derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e consome muito menos energia do que produzir o alumínio através da mineração de bauxita. A mineração e o refino deste requerem enormes gastos de eletricidade, enquanto que a reciclagem requer apenas 5% da energia para produzi-lo. Por isto, a reciclagem tornou-se uma atividade importante para esta indústria....

O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, como de sobras do processo produtivo. O alumínio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. A reciclagem não danifica a estrutura do metal, que pode ainda ser reciclado infinitamente e reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade de um alumínio recém produzido por mineração.

Pelo seu valor de mercado, a sucata de alumínio permite a geração de renda para milhares de famílias brasileiras envolvidas da coleta à transformação final da sucata.

Desta forma, a reciclagem do alumínio gera benefícios para o país e o meio ambiente, além de ser menos custoso de obter do que através da sua produção por mineração.

Wikipédia

SAU apreende 130 quilos de pães em panificadora clandestina

JUIZ DE FORA - 30/9/2013 - 11:58
Fiscais de posturas da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) apreenderam, na sexta-feira, 27, 130 quilos de pães em uma panificadora clandestina, localizada em uma casa no Bairro Santa Luzia, região sul de Juiz de Fora. Os fiscais chegaram ao local após denúncia anônima encaminhada pela Vigilância Sanitária. Também foram apreendidos 35 quilos de farinha e 10 quilos de açúcar. Todos os alimentos estavam armazenados de forma inadequada e em péssimas condições de higiene. Os fiscais também constataram que animais tinham acesso à área de manipulação de alimentos.

O responsável pelo imóvel foi autuado por não apresentar alvará, infração média de acordo com o Código de Posturas, com multa no valor de R$539,30. Ele ainda foi autuado e teve o material apreendido segundo o Código de Defesa do Consumidor, e caberá ao Procon dar prosseguimento à apuração da infração. Os produtos já foram descartados no Aterro Sanitário.

* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da SAU, pelo telefone 3690-7454
SECRETARIA DE ATIVIDADES URBANAS

Mais uma conquista do PT – Brasil registra déficit fiscal pela primeira vez desde 2001

30/09/2013
 às 16:15

Mais uma conquista do PT – Brasil registra déficit fiscal pela primeira vez desde 2001

Na VEJA.com:
O Brasil registrou em agosto seu primeiro déficit primário desde o início da série histórica, em 2001. O déficit de 432 milhões de reais acumulado em agosto significa que o governo não conseguiu economizar recursos para engordar o montante necessário para pagar os juros da dívida em 2013. Segundo o Banco Central, que divulgou a nota, o déficit foi causado pelos maiores gastos com a Previdência. Contudo, pesou também a queda da arrecadação de impostos.
O resultado foi bem pior que o esperado por analistas, cuja mediana apontava para saldo positivo de 1,85 bilhão de reais. Em julho, o país havia registrado superávit primário de 2,287 bilhões de reais. Em 12 meses até agosto, a economia feita para pagamento de juros foi equivalente a 1,82% do Produto Interno Bruto (PIB), longe da meta do governo para o ano, de 2,3%. No acumulado dos primeiros oito meses, o esforço fiscal está em 1,72% do PIB.
Curiosamente, nesta segunda-feira, o BC e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, emitiram declarações afirmando que o cumprimento da meta de superávit não é necessário para reduzir o endividamento público. Segundo Mantega, o governo tem sido capaz de reduzir o endividamento sem cumprir a meta cheia. O ministro fez tal afirmação em evento organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Já o BC declarou que um superávit “amplo” não é necessário no Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta segunda.
O déficit primário em agosto foi causado pelo resultado negativo de 55 milhões de reais do governo central, formado pelo governo federal, BC e Previdência Social. Em agosto, as contas públicas foram afetadas pelo início do pagamento do 13º salário a aposentados e pensionistas, aumentando o rombo da Previdência que, segundo o BC, ficou em 5,733 bilhões de reais. O resultado apurado pelo BC é bem pior do que o divulgado pelo Tesouro Nacional na sexta-feira, que mostrava um superávit primário de 87 milhões de reais do governo central — valor considerado baixo, porém, ainda no campo positivo. Ainda segundo o BC, os estados e municípios tiveram déficit de 174 milhões de reais no mês passado, enquanto que as empresas estatais tiveram saldo negativo 203 milhões de reais.
O BC informou ainda que o déficit nominal – receitas menos despesas do governo, incluindo pagamento de juros – ficou em 22,303 bilhões de reais no mês passado, enquanto a dívida pública representou 33,8% do PIB, ante 34,1% em julho, e chegou a 1,573 trilhão de reais. Em dezembro de 2012, a dívida estava em 35,2% do PIB. No acumulado do ano, o superávit primário soma 54,013 bilhões de reais, sendo 37,441 bilhões de reais feitos pelo governo central e 16,774 bilhões de reais economizados por Estados e municípios. A meta cheia de superávit primário para este ano era de 155,9 bilhões de reais, ou cerca de 3,1% do PIB, mas o governo já reduziu a meta a 2,3%, ou 111 bilhões de reais. Isso significa que, para cumprir a meta, o governo terá de economizar em apenas quatro meses o mesmo valor economizado ao longo de todo o ano.
Os resultados fracos até agosto também foram resultado do baixo dinamismo da receita, afetada pelo mau desempenho da atividade econômica do país, e altos gastos com custeio da máquina pública.
Por Reinaldo Azevedo

Legião Urbana - Vamos fazer um filme + Vento no Litoral com a participação de Cássia Eller - Show



JF - Extorsão de flanelinhas/ Trabalho voluntário/Assaltante foi detido por populares/Cárcere privado/ Picareta foi utilizada por filho/ Motorista suicidou e saiba + no Tribuna de minas.com.br

Bombeiros - Salvando "VIDA". Vídeo do gatinho emocionou o mundo.

30/09/2013 

Policial Civil prestou falso testemunho e foi detido no Piauí

30/09/2013 
Do G1 PI
O promotor de Justiça João Malato pediu a detenção do policial civil Francisco das Chagas Araújo por entender que ele prestou falso testemunho durante o julgamento do ex-coronel José Viriato Correia Lima, que aconteceu nesta segunda-feira (30) em Parnaíba, região Norte do Piauí.
Durante o julgamento, Correia Lima exibe bíblia para a imprensa
(Foto: Reprodução/Rede Clube)

Francisco das Chagas negou que estivesse prestado depoimento sobre a morte do agente policial Leandro Safanelli na sede da Polinter em 1987. Ele também sugeriu que a assinatura que constava no depoimento fosse falsificada. Leandro teria sido assassinado por namorar a filha de Correia Lima.

João Malato entendeu que o policial prestou falso testemunho e solicitou sua imediata prisão. Francisco das Chagas ficará detido até o final do julgamento.

Correia Lima está detido na Penitenciária Mista de Parnaíba e é apontado pela polícia como o chefe do crime organizado no Piauí.

Curitiba - Mulher acusa 4 jogadores do Vitória de estupro e saiba muito +

Lula diz que será a “metamorfose ambulante” de Dilma e sugere ......

30/09/2013
 às 5:27

Lula diz que será a “metamorfose ambulante” de Dilma e sugere estar arrependido por alguns nomeações que fez para o STF. Certamente não está se referindo a Toffoli e Lewandowski…

Lula está assanhado de novo. E, como de hábito, resolveu usar a imprensa para… atacar a imprensa. Sabe que funciona. O Supremo também não escapou de uma observação indecorosa. Já chego lá.
 O ex-presidente concedeu uma entrevista ao Correio Braziliense. Depois de dizer, na semana passada, que “está no jogo para a desgraça de alguns”, agora afirma querer ser a “metamorfose ambulante” de Dilma. Nas suas palavras:
“Eu não quero estar na coordenação, eu quero ser a metamorfose ambulante da Dilma. Estou disposto. Se ela não puder ir para o comício num determinado dia, eu vou no lugar dela. Se ela for para o Sul, eu vou para o Norte. Se ela for para o Nordeste, eu vou para o Sudeste. Isso quem vai determinar é ela”.
Aquele que, na aparência, se faz de militante raso, humilde, que só quer colaborar, continua a se colocar, na verdade, como tutor da presidente. Também respondeu ao buchicho de que ainda pode vir a ser candidato. E o fez assim: “Se houver alguém que se diz lulista, e não dilmista, eu o dispenso de ser lulista. Eu não estou pedindo que as pessoas gostem dela. Eu quero que as pessoas a respeitem na função institucional e saibam que o PT está lá para apoiá-la.” Não sei se as pessoas devem procurar se proteger mais das críticas ou dos elogios de Lula. Definitivamente, o Apedeuta tem um modo muito próprio de demonstrar apreço e admiração, não é? Se não gostam, que, ao menos, a respeitem… Entenderam?
Lamentou que o PSB tenha saído do governo, mas deixou claro que não considera irreversível a candidatura de Eduardo Campos. Deu uma cutucadinha em Marina Silva, reconhecendo que ela tem o direito de criar sua legenda: “ Tem de ter coragem de dizer que é partido, não tem de inventar outro nome, dizer que não é partido, é uma rede. É partido e vai ter deputado, como todo partido”. Até ele pode, de vez em quando, dizer uma coisa certa.
O indecoroso
A fala mais indecorosa ficou mesmo reservada ao Supremo Tribunal Federal. Disse que, com as informações que tinha à época, indicaria os nomes que indicou. Mas… Leiam: “[hoje] Eu teria mais critério. Um presidente recebe listas e mais listas com nomes”. Já é um disparate que um ex-presidente da República comente a composição da corte suprema do país. Mais estúpido ainda é que dê a entender que hoje faria de modo diferente.
Vamos ver. Quatro dos ministros indicados por Lula seguem na Corte: Joaquim Barbosa, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Nomeou outros que já se aposentaram: Eros Grau, Cezar Peluso, Ayres Britto e Menezes Direito (morto). Desses quatro, um participou apenas do comecinho do julgamento do mensalão (Peluso), e outro, de boa parte dele (Britto). Grau e Direito não deram motivos para chateação. Quando o chefão dá sinais de arrependimento, certamente não está se referindo a Dias Toffoli e a Ricardo Lewandowski. Por que estaria? Deve considerá-los dois gênios da raça. As restrições, então, só podem valer para Cármen Lúcia (mas não muito) e, obviamente, Joaquim Barbosa, considerado um “traidor”, mesma pecha que os petistas usam para classificar Britto, já aposentado, e Luiz Fux (este já nomeado por Dilma), feito agora o relator dos embargos infringentes. Ministro bom no Supremo é aquele que diz “sim, senhor!”.
Com a boca torta de sempre, voltou a classificar o processo do mensalão de um “linchamento feito pela imprensa brasileira”. E por intermédio de qual instrumento Lula diz e populariza as suas bobagens? Ora, por intermédio da… imprensa brasileira!
Eis aí. O Nhonhô Supremo da República já começou seu trabalho de boca de urna.
Por Reinaldo Azevedo

WWW. JUIZ DE FORA SEGURA.BLOGSPOT.COM.BR - Visualizações de páginas em 2013

30/09/2013 

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
95182
Estados Unidos
31628
Rússia
4499
Alemanha
4418
França
986
Ucrânia
842
Sérvia
366
Reino Unido
262
Portugal
240
Japão
132

domingo, 29 de setembro de 2013

Cláudio Cavalcanti falece aos 73 anos

29/09/2013
Cláudio Murillo Cavalcanti
Nascimento 24 de fevereiro de 1940 (73 anos)
Principais trabalhos Jerônimo Coragem em Irmãos Coragem
Alberto Rezende em A Viagem
Padre Albano em Roque Santeiro
Juca Campos Lara em O Feijão e o Sonho

Considerado um dos mais importantes nomes do cenário artístico brasileiro.

Foi homenageado com várias condecorações, entre elas a Medalha Tiradentes (ALERJ) e a Medalha General Zenóbio da Costa (Exército Brasileiro), e é Comendador do Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador.

Cláudio Cavalcanti foi casado desde 1979 com Maria Lucia Frota Cavalcanti, psicóloga e atriz, com quem dividiu o palco inúmeras vezes. Ambos são vegetarianos e ativistas dos direitos dos animais, e sua mulher foi a criadora da Secretaria Municipal de Defesa dos Animais, na cidade do RJ, exercendo o cargo de Secretária Municipal de janeiro de 2001 a fevereiro de 2005.

Cláudio Cavalcanti iniciou a carreira de ator em 13 de dezembro de 1956, aos 16 anos de idade, no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC), atuando ao lado de Nathália Timberg, Sérgio Britto e Fernanda Montenegro. No mesmo ano estreou em televisão fazendo teatro ao vivo. Desde então nunca mais interrompendo suas atividades de ator, continuando a atuar em Teatro, Televisão e Cinema até os dias de hoje, tendo em seu currículo 41 peças, 39 novelas e 35 filmes.

Como protagonista, destacam-se entre seus principais trabalhos de tele-dramaturgia: Anastácia, a Mulher sem Destino; Rosa Rebelde; Véu de Noiva; Irmãos Coragem, O Homem que Deve Morrer, Carinhoso, O Bofe, Cavalo de Aço, Vejo a Lua no Céu, O Feijão e o Sonho, Maria Maria, Terras do Sem Fim, Pai Herói,Dona Xepa, Água Viva, Sétimo Sentido, Roque Santeiro,Hipertensão, Lua Cheia de Amor, A Viagem, Marcas da Paixão, Vidas Cruzadas e Roda da Vida. Em Teatro, entre outros, protagonizou Era Uma Vez nos Anos Cinquenta (Troféu Mambembe de melhor ator), Fernando Pessoa, Bodas de Papel, O Beijo da Louca, Obrigado Pelo Amor de Vocês (peça com que foi contratado para inaugurar o Teatro do Casino do Estoril, em Lisboa),Disque M para Matar, Estou Amando Loucamente, Vida Nova, O Nosso Marido, A Primeira Valsa, Freud e o Visitante, O Mundo é um Moinho, E Agora o que Faço como o Pernil, O Doente Imaginário e, em fevereiro de 2009, Quando se é Alguém, texto inédito de Pirandello.

Como escritor tem 5 livros publicados dentre os quais 3 antologias. Como cantor foi campeão de vendas como o Long Play "Claudio Cavalcanti" em 1971.

Concomitantemente com suas atividades artísticas, em outubro de 2000 foi eleito vereador da Cidade do RJ, pelo então PFL, atual DEM, com a plataforma "Por uma política de respeito aos animais".Reeleito em 2004, cumpriu dois mandatos. Em oito anos de atividade legislativa, criou e teve aprovadas 29 leis, consideradas pioneiras em relação a defesa dos direitos animais, entre as quais a que proíbe o extermínio de animais abandonados e introduz a esterilização gratuita como método oficial de controle populacional e de zoonoses. Também, entre outras, proibiu rodeios, circos com animais, estabeleceu multa para maus-tratos e crueldade contra animais e conseguiu a aprovação da lei que proibia a utilização de animais em experiências cinetíficas, recebendo maciço apoio nacional e internacional e criando enorme polêmica. Posteriormente a Lei foi vetada pelo então prefeito, César Maia.

Em 2006 candidatou-se a deputado estadual, tendo obtido 39.742votos diplomado em dezembro de 2006 como suplente, durante licença de um dos titulares. Não conseguiu se reeleger vereador em 2008, porém após a cassação do deputado Natalino, tornou-se titular em definitivo da vaga na ALERJ. No entanto, ainda não se sabe porque, a assembleia empossou outro deputado menos votado.

Atualmente, há um Mandado de Segurança contra a Mesa Diretora da ALERJ, mandado esse que está em tramitação no Órgão Especial do TJ-RJ.5

Morreu no início da noite de 29 de setembro de 2013, no RJ, com 73 anos. O ator estava internado na UTI do Hospital Pró-Cardíaco desde a semana de 22 de setembro, e no dia 24, havia passado por um cirurgia por conta da falência de uma vértebra.
 Segundo seu cardiologista e genro, Carlos Eduardo Menna Barreto, o ator sofreu um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, ocasionando o falecimento.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Classificação atualizada do Brasileirão 2013

29/09/2013 

http://globoesporte.globo.com/
brasileiro
campeonatos
classificação atualizadaPJV
1Cruzeiro532416
2Grêmio422412
3Botafogo422412
4Atlético-PR412411

veja tudo sobre campeonato brasileiro »

Vídeo: Médico cubano detonando o PT

JF- Não há efetivo suficiente para criação de Delegacia do Idoso, diz Polícia Civil

29/09/2013 
Nathalie Guimarães
Do G1 Zona da Mata
População idosa representa 14% da população juizforana (Foto: Reprodução/TV Integração)

Até o dia 5 de outubro, Juiz de Fora comemora os dez anos do Estatuto do Idoso, que foi instituído para regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Além disso, o Dia Mundial do Idoso será lembrado na próxima terça-feira (1º). E é neste cenário de preocupação que o município fez a solicitação ao governo estadual de uma delegacia especializada. O objetivo é inibir casos de violência contra os idosos. A Polícia Civil, no entanto, diz que Juiz de Fora não possui efetivo para essa criação.

Dados da Polícia Militar mostram que o número de idosos envolvidos como vítimas em crimes violentos em 2012 foi de 71. Neste ano, de janeiro a setembro já são 74. Com o intuito de auxiliar no combate aos crimes contra os idosos na cidade, Prefeitura, Câmara de Vereadores e demais entidades comprometidas com o bem-estar e com os direitos da terceira idade encaminharam, no início deste mês, um ofício ao governo estadual solicitando a criação de uma Delegacia Especializada na Defesa dos Direitos dos Idosos em Juiz de Fora.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), a população idosa de Juiz de Fora representa aproximadamente 14% dos habitantes. Segundo o presidente da Comissão Permanente em Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Municipal, vereador Isauro Calais (PMN), Juiz de Fora precisa se preparar para a tendência de envelhecimento da população. “O Estatuto precisa ser cumprido na íntegra, a lei deve ser respeitada. O idoso anseia por melhorias em lazer, saúde, educação e acessibilidade”, afirmou.

Ele ainda mencionou que estatísticas apontam que a maioria dos abusos contra os idosos é cometida por pessoas da própria família. “Com a delegacia haverá uma apuração mais rápida, e o boletim de ocorrência se transformará em processo com mais agilidade”, explicou. O vereador disse que ainda não houve retorno do governo nesse sentido.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Pedro Palleta, a criação da delegacia será um grande avanço para Juiz de Fora e irá aumentar o poder de fiscalização. “Ajudará a inibir a maldade e os abusos contra os cidadãos da terceira idade”, comentou.

Sem vantagens
Para o delegado regional de Polícia Civil, Paulo Sérgio Xavier Virtuoso, a criação de uma delegacia especializada poderá beneficiar os idosos principalmente pela agilidade no atendimento, no entanto, devido à falta de efetivo policial, a criação da delegacia não traria nenhuma vantagem para a Polícia Civil, que possui outras prioridades no momento. "Não temos de onde tirar policiais nem para criar uma delegacia especializada contra roubos, uma modalidade criminosa que aumentou em nossa cidade. Logo, se houvesse policiais disponíveis, seriam atendidos os casos mais emergenciais, não desmerecendo a questão abordada", informou.
Delegado regional de Polícia Civil diz que não há efetivo suficiente (Foto: Reprodução/TV Integração)

Segundo o delegado, a nova política do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social, prega que o objetivo do policiamento hoje é a prevenção. "A partir deste entendimento, cria-se as delegacias de acordo com as áreas geográficas e aboliu-se a existência de especializadas. Essas só podem ser criadas com efetiva necessidade comprovada através de altos índices de criminalidade", salientou.

Segundo o delegado, atualmente o atendimento a casos envolvendo idosos como vítimas é realizado por meio das sete delegacias da Polícia Civil de acordo com os bairros em que ocorrem, o que tem atendido satisfatoriamente as demandas atuais.

Com relação à declaração do delegado, o vereador Isauro Calais, disse que que cabe ao governo estadual ampliar os investimentos e garantir a segurança pública. "Queremos mais equipamentos e profissionais", afirmou.

Semana do Idoso
Com o objetivo de conscientizar a população juizforana de que a terceira idade deve ser valorizada, a Semana do Idoso aborda temas como educação, cultura, esporte, lazer, saúde, assistência social, transporte e segurança. Veja a programação:

30/09
14h: Debate sobre “O Estatuto do Idoso: avanços e desafios para o envelhecimento digno”, no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua Espírito Santo, nº 434, no Centro.

01/10
8h-10h: Atividades de lazer na Praça Antônio Carlos.
17h: Apresentação do Coral "Recordando em Serenata", no Cine-Theatro Central.
17h30: Show do Nerso da Capitinga, no Cine-Theatro Central.

02/10
14h: Entrega de premiação do projeto Temporalidade de prevenção à violência contra a pessoa idosa, no Sesc na Avenida Rio Branco, nº 3.090, no Centro.

05/10
8h-11h: Caminhada no Parque do Museu Mariano Procópio.

Saiba tudo sobre a 61ª Expo de Juiz de Fora

30/09- “7º Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” tem início nesta segunda-feira

JUIZ DE FORA - 27/9/2013 - 18:12
Na segunda-feira, 30, a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Educação (SE), seguindo as orientações do Ministério da Educação (MEC), realizará o “7º Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”. O evento vai reunir, em Juiz de Fora, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, representantes de cerca de 95 municípios da Zona da Mata, Campos das Vertentes e Sul de Minas Gerais, além de educadores de creches, escolas e funcionários da SE. A abertura do seminário será às 14 horas, no Salão Imperial do Ritz Plaza Hotel, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 2.000, Centro. O encontro está sendo organizado pela subsecretaria de Políticas Educacionais (SsPE) e os departamentos de Apoio ao Estudante (DAE) e Políticas de Formação (DPF).

O objetivo do evento é capacitar gestores e educadores, visando à transformação dos sistemas educacionais em meios inclusivos, nos quais não existam mecanismos de seleção ou discriminação. A participação no Seminário, destinado à formação de multiplicadores, é determinada pelo MEC, que orienta as secretarias sobre quem deverá estar presente. Juiz de Fora foi escolhida como cidade polo e, segundo a SE, a expectativa é de que cerca de 500 profissionais participem do encontro.

Haverá palestras, mesas-redondas e minicursos, a cargo de profissionais da própria SE e de outras instituições. Os temas trabalhados também atingem todas as áreas da diversidade, com orientações e discussões específicas para a construção de práticas que atendam às questões étnico-raciais, sexuais e dos deficientes físicos.

A SE, baseando-se no princípio da Educação Inclusiva, trabalha na perspectiva de garantir a todos os alunos um ensino de qualidade, que contemple e respeite a diversidade humana. Neste sentido, desenvolve ações de formação docente e realiza atendimento educacional especializado aos alunos, de modo a garantir o direito de todos à educação. Para efetivação dessas ações, a Prefeitura de Juiz de Fora mantém um convênio com MEC, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), comprometendo-se a sediar o “Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, realizando a Formação de Gestores e Educadores do município e das cidades da área de abrangência determinada pelo MEC.

* Informações na Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
http://www.pjf.mg.gov.br/index.php

Expulsos pela PM, grevistas acampam fora da Câmara

Oi fora do ar. Quando voltará?.............. Voltou 30/09/2013 - 15:10 h

29/09/2013 

Informamos que devido a manutenção e atualização que estamos realizando em nossos sistemas, poderá ocorrer instabilidade em alguns serviços Oi Residenciais.


Oi fora do ar. Quando voltará?
Segundo funcionários da empresa a situação deverá ser regularizada nesta segunda-feira(30/09), sem definição concreta do horário.

PM apreendeu revólver na Vila Esperança

29/09/2013 - Juiz de Fora
Rua José Alves de Castro - Vila Esperança  II
Nesse sábado(28), por volta das 15:45 h, policiais militares apreenderam um revólver da marca Taurus com sete munições de calibre 38, estando com a numeração de série raspada. 
Paulo, 40, recebeu voz de prisão em flagrante delito, sendo ratificada na delegacia. 

sábado, 28 de setembro de 2013

Mais lidas no G1 -Zona da Mata

Carreta bate em cinco veículos e deixa feridos na BR-040

28/09/2013 
Do G1 MG

Uma carreta que transportava um trator se envolveu em um acidente com outros cinco veículos na tarde deste sábado (28), no Km 492 da BR-040, na região de Sete Lagoas. Segundo informações da Polícia rodoviária Federal (PRF), até as 16h20 havia o registro de uma morte causada pela colisão.

Motoristas que circulam na região devem tentar evitar a rodovia, já que a pista no sentido Sete Lagoas está totalmente interditada. Viaturas da PRF e dos bombeiros estão no local, prestando atendimento a outras vítimas que sofreram lesões no acidente.

Operação Esopo expõe alianças obscuras no Governo de Minas

Operação Esopo expõe alianças obscuras no Governo de Minas

Irregularidades comprovam que fidelidade partidária conseguida pelo PSDB era fruto da guarita de ilícitos na máquina pública e divisão do Estado 

Após uma semana da deflagração da “Operação Esopo” e com a divulgação de quem estaria por trás das irregularidades praticadas, colhe-se as primeiras conclusões. A quase unânime participação das siglas partidárias, na base aliada do Governo do Estado não tinha como princípio questões ideológicas ou mesmo programáticas. 

Tratava-se da divisão do governo entre os partidos aliados na modalidade de “Franquia”, onde cada um explorava o status e nome do Estado nos negócios que conseguiam. No caso dos partidos da base aliada do governo federal, projetos e programas conquistados eram administrados pelas pastas entregues á franqueados que tinham a autonomia plena para negociar com os ministérios ou secretarias que patrocinavam o programa. 

Na verdade, não existia Governo eram grupos partidários e políticos que compunham a aliança que comandavam seu pedaço sem qualquer controle ou subordinação da máquina pública estadual. Anastasia era algo como a rainha da Inglaterra que “Reina mais não Governa”. Tanto é verdade que 89% do atual orçamento do Estado é fruto de convênios que diante das investigações se mostram como são operados.

Segundo analistas políticos, agora se explica o motivo do apoio que o senador Aécio Neves tinha de partidos da base aliada do governo federal, a exemplo de parte do PT que o apoiou na escolha de Márcio Lacerda para prefeitura de Belo Horizonte. As lideranças do PDT, PSD e outras siglas em Minas Gerais que apóiam Aécio vão a cada dia sendo expostas pelas operações da Polícia Federal e do Ministério Público.

Se no passado acusaram Tancredo Neves de através de Helio Garcia ter instituído como moeda de troca a desordem e corrupção através da entrega de cargos técnicos a políticos despreparados culminando com o desmonte de diversas Secretarias de Estado e fechamento da MinasCaixa, BEMGE, Crediral e outros patrimônios do Estado para financiar sua candidatura indireta a presidência da República, agora seu neto resolveu entregar o Estado.

Notícias relacionadas