sábado, 10 de agosto de 2013

Tupi vence e se classifica para as oitavas da Série D - 1X0 Resende

10 de Agosto de 2013 - Juiz de Fora 
Por Wallace Mattos

Mesmo sem fazer uma partida para empolgar os 1440 presentes ao Estádio Municipal, o Tupi cumpriu sua primeira meta na Série D do Campeonato Brasileiro. Com a vitória da última tarde sobre o Resende, por 1 a 0, pela oitava rodada do grupo A6 da Quarta Divisão, o clube de Juiz de Fora avançou à segunda fase da competição nacional com duas rodadas de antecedência.

O resultado também levou o Tupi de volta à liderança do grupo A6. O Carijó faz sua próxima partida na competição no sábado, dia 17 de julho, fora de casa contra o Araxá. O clube local fecha sua participação na primeira fase da Série D diante do Aracruz-ES, no dia 25 de agosto. 

Nas duas rodadas finais, a meta do Alvinegro de Santa Terezinha é manter a ponta da chave e esperar a definição do grupo A5 para conhecer seu adversário no primeiro mata-mata da competição nacional. 

Empate insistente
O Tupi entrou em campo com o zagueiro Rafael Vitor fazendo sua estreia como titular na vaga do lesionado Fabrício Soares e partiu para cima desde o início do jogo de ontem. Logo aos 4 minutos, o centroavante Ademilson encontrou seu companheiro de ataque Núbio Flávio atrás da zaga do Resende. Ele tentou o drible, mas o goleiro Arthur fechou bem o ângulo. Na sequência, o próprio Núbio ficou com a bola, chutou cruzado, mas ela passou à frente do gol vazio, sem nenhum pé carijó para empurrá-la até as redes. 

O Resende tentava acalmar o jogo, tocando a bola, mas o Tupi continuava a criar. Aos 14 minutos, o lateral-esquerdo Rafael Estevam achou Núbio em um cruzamento, mas o atacante, da entrada da pequena área cabeceou por cima do gol dos visitantes. O Resende equilibrou as ações e passou a levar perigo ao gol de Victor Souza nos escanteios. Ao mesmo tempo, o time fluminense tentava esfriar a partida com seus jogadores indo ao chão a todo o momento e parando os ataques carijós com faltas. Em uma delas, aos 37 minutos, Rafael Estevam cobrou forte e obrigou Arthur a fazer defesa difícil. 

Aos 45 minutos, o meia Adriano Felício teve a chance mais clara de gol do Carijó no primeiro tempo, quando Núbio Flávio escorou de cabeça e colocou seu companheiro de frente para o gol, na entrada da área. Mas o camisa 10 do Tupi chutou na trave direita do gol de Arthur. Assim, o 0 a 0 permaneceu até o intervalo.

Gol do estreante
Sem alterações, os dois times voltaram para o segundo tempo na mesma batida da primeira etapa. Quando tinha a bola, o Tupi tentava acelerar o jogo em busca do gol, e o Resende se contentava em destruir as jogadas dos donos da casa, esperando o tempo passar ou um lance isolado para abrir o marcador.Mas quem saiu na frente foi o Carijó. 
Aos 13 minutos, após sobra de cobrança de escanteio, a dupla Rafael e Rafael construiu a jogada. Estevam achou Vitor na área e, com a calma de um atacante, o zagueiro ajeitou o corpo e deu um tapa indefensável para o goleiro Arthur, fazendo Tupi 1 a 0. 
Aos 18, o camisa 6 chegou a marcar novamente, mas estava impedido.
Perdendo o jogo, o técnico visitante começou a mudar sua equipe. 
Aos 20 minutos, tirou o camisa 10, Deoclécio para a entrada de Léo Silva. Dois minutos depois, trocou o centroavante Clébson por Linhares. O Resende passou a ter mais a bola nos pés, e aos 26, seu treinador trocou o lateral-direito Muriel por Gabriel. O comandante carijó, Felipe Surian respondeu aos 32 colocando o meia Dwann no lugar de Adriano Felício, e o lateral-direito Magnum na vaga do meia Michel. 
A partida ficou mais brigada no meio de campo, com o Resende tentando articular as jogadas em busca do empate, e o time da casa saindo rápido nos contra-ataques. 
Aos 39 minutos, o árbitro Márcio Henrique de Gois expulsou Surian do banco de reservas. Sem o treinador, coube ao auxiliar Júlio Cirico colocar e campo o volante Maicon Douglas no lugar de Henrique.
Na raça, o Tupi segurou a pressão nos últimos minutos e assegurou a vitória, a classificação e a volta à liderança do grupo. 
Tribuna de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário