13/08/2013
Helio Fernandes
NA agenda de Lula, nenhuma ida ao Sírio-Libanês, nem de longe visita ao hospital. Inesperadamente, o doutor Kalil divulga nota oficial sobre o ex-presidente, jornais em manchetes, televisões com insistência: “O ex-presidente está num estado de saúde perfeito, fez ENDOSCOPIA, exame de CORPO INTEIRO, até mesmo os que não eram necessários”.
E o doutor Kalil concluindo. Textual: “Nenhuma possibilidade de volta do câncer, sua garganta e sua voz, perfeitas”. Ótimo que esteja mesmo, que não haja possibilidade de volta do câncer, sempre uma preocupação. Mas um especialista com o prestígio do doutor Kalil, avançou em alta velocidade.
Curiosidade muito comentada, além do exame surpresa: por que Lula, que adora aparecer, ficou longe de tudo? Dizem que a amiga Dilma Rousseff, preocupada com a cor do rosto do ex-presidente, pediu a ele para ir ao Sírio-Libanês. Ele não queria, mas como resistir ao apelo de uma amiga, e ainda mais presidente da República?
ONDE ESTÁ AMARILDO?
O desaparecimento desse morador da Rocinha provocou tanta repercussão, que entrou nas reivindicações de protestos do povo nas ruas. E não só no Rio, nos mais diversos estados, manifestantes com camisas e o nome escrito: AMARILDO, bem grande.
Os pontos negativos são de tal ordem, que mais do que incompetência, parece cumplicidade ou perseguição contra um cidadão pobre e desassistido. Primeira declaração da chefia da UPP: “Amarildo foi chamado por parecer com um traficante, logo liberado”. Quer dizer que parecer com um traficante é crime?
Mas logo surgiram as contradições e as mentiras. Ele teria saído da sede da UPP, num carro da Polícia. Por “coincidência”, esse carro estava com o GPS desligado.
Vários policiais disseram: “Quando o motorista de um carro da Polícia entra no veículo, antes de ligar o motor, verifica o GPS, isso é praticamente automático”.
Outra “coincidência-cumplicidade”: os aparelhos de gravação de trânsito, em frente da UPP e em outros até chegar à esquina, estavam igualmente desativados, desligados.
As referências a Amarildo, fornecidas por vizinhos, todas favoráveis. Grande trabalhador, auxiliar de pedreiro, carregava sacos de cimento nas costas. Era o único que carregava dois sacos de uma vez. Como cada saco tem 42 quilos, ele em cada viagem levava 84 quilos. Isso é muito importante.
PERSEGUIÇÃO EVIDENTE
Amarildo não tinha passagem pela Polícia, se dava muito bem com todos. Dias depois, naturalmente por causa do volume dos protestos, “descobriram”: a mulher de Amarildo prestava “serviços” a traficantes. O que significa “prestar serviços”?.
Não prenderam a mulher de Amarildo, disseram a moradores: “Não tínhamos grandes provas, e o protesto das ruas já era muito grande”. Dias depois, inesperadamente apareceu uma gravação, exibida nas televisões e nas redes sociais.
Não tinha autoria, mas tudo bem visível: Amarildo empurrado para dentro de um carro da Polícia, não em frente à UPP, mas na esquina.
Também nitidamente: a mulher dele sai correndo até o carro onde estava sendo levado por policiais. Eles saem em disparada, a mulher fica no meio da rua, desolada e abandonada.
A última palavra devia ser do governador Sergio Cabral. D-E-V-I-A. Mas será como está sendo, do povo que protesta. Alguma coisa tem que acontecer.
A VOLTA DO MENSALÃO
Depois de meses, o Supremo se reúne amanhã, novamente para julgar o que já foi julgado. Grande prova para a resistência da democracia. Se for aprovada nesse teste, a democracia terá que demonstrar sua força diante do CARTELÃO. O que servir para um julgamento, servirá para o outro.
COINCIDÊNCIA OU INCOMPETÊNCIA?
Juros em 8,25% e inflação bem acima da meta. Quem já não ouviu falar nisso? Mas não no Brasil, é na Rússia, estúpido. Só que lá o presidente e o ministro da Fazenda dizem a mesma coisa, pelo menos em público.
Podem até divergir, discordar, se desencontrar, mas entre eles. O primeiro-ministro fica em silêncio, usa as mordomias, na prática a permanência de Putin, só mudando de cargo, mas com o mesmo poder.
PESQUISA DO GATA-FALHA
Esse instituto, de repercussão nacional e internacional, fez um levantamento sobre as eleições de 2014. Depois de 2 meses correndo o Brasil todo, eis o resultado:
Lula – 55%
Aécio – 9%
Serra – 9%
Marina – 9%
Campos – 9%
Dilma – 9%
Aproveitando a embalagem, o Gata-Falha quis saber a posição dos candidatos, unicamente no PT:
Lula – 74%
Dilma – 12%
Sabem de tudo, mas não quiseram responder, disseram que “não adianta nada” – 14%.
Foram ouvidas 300 mil pessoas, com margem de erro de 30 mil para mais ou para menos. A pesquisa registrada diretamente no Serasa, é muito mais fácil, o TSE só tem em Brasília.
CPI DOS ÔNIBUS ADIADA NO RIO
Ontem, segunda-feira, saiu aqui: “Vereadores resistem, mas estão se enganando, se iludindo, se apropriando e exagerando na corrupção. Mas não participarão de nenhuma CPI”. Isso foi escrito domingo. Ontem, na mesma segunda-feira, vereadores queriam confirmar a reunião da CPI, que haveria hoje, terça. Os manifestantes que dominavam o plenário não concordaram, a reunião foi adiada.
Nova análise (com base em informação) deste repórter: nenhum corrupto participará da CPI. Nem milicianos, nem teleguiados da Fetranspor, que controlam todos os ônibus do Rio.
###
PS – Num país dominado pela incompetência e pela corrupção, nem o Maracanã poderia escapar. Ainda lembro do Fla-Flu de 1963 (há 50 anos), com 195 mil pessoas, pagando preços populares.PS2 – Esses preços eram tão populares, com o povo mesmo, que os lugares foram apelidados de “arquibaldos” e “geraldinos”. Nem quero falar do “Maracanaço” de 1950, com mais de 200 mil pessoas.
PS3 – Agora, depois de terem gasto 1 bilhão e 200 milhões (a satisfação da corrupção”, o povo desapareceu, por causa dos altos preços cobrados.
PS4 – Para assistir um jogo, o povão terá que pagar preços de elite, que o próprio (e belíssimo) Teatro Municipal não cobra para os ricos que o frequentam.
PS5 – E há mais e muito mais grave. Esse soberbo, lenda, legenda e símbolo que era o Maracanã, perdeu tudo isso. Do recorde de 194.604 pessoas presentes, encolheu para 78 mil, se estiver completamente lotado. O que não irá acontecer com esses preços.
PS6 – E ainda ia perder o estádio de atletismo e de natação, o que não aconteceu por causa das exigências do povo nas ruas.
PS7 – Para terminar essas recordações esportivas, tão importantes quanto as de política, economia, ideologia. Ronaldinho está jogando como jogou no Flamengo. Perdeu a chance da seleção 2014, mas não deve desanimar: haverá outra em 2018.
PS8 – O público de domingo no Maracanã: 38 mil pessoas. Com os preços cobrados, dificilmente haverá público maior. Lindíssimo o novo Maracanã, mas e daí?
Transcrição do Blog http://www.tribunadaimprensa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário