Manifestantes querem licitação de ônibus
Pelo Facebook, grupo de organizadores apresenta lista de reivindicações e traça trajeto de novo protesto marcado para esta quinta-feira
Por Ricardo Miranda. Tribuna de Minas
A licitação das empresas de ônibus concessionárias do transporte público coletivo entrou na pauta do novo protesto marcado para o final da tarde desta quinta-feira (20) no Parque Halfeld em Juiz de Fora. Na convocação feita pela Facebook, o grupo organizador damobilização da última segunda-feira incluiu na lista de reivindicações a "abertura de licitações para novas empresas de transporte urbano" no município. O procedimento chegou a ser iniciado na última gestão Custódio Mattos (PSDB), mas acabou parando no Tribunal de Contas do Estado (TCE) por conta de uma série de recursos apresentados pelo deputado estadual Durval Ângelo (PT). O petista denuncia supostas irregularidades no processo licitatório, o que não foi confirmado pelo Ministério Público.
Durante a abertura do 6º Encontro de Bibliotecas Públicas, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) disse nesta terça que vai retomar a licitação para concessão do serviço de transporte público coletivo. Ele também adiantou a implantação do bilhete único. Não foram estabelecidos prazos. No caso do processo licitatório dos ônibus, o atual contrato, renovado em 2006 pelo ex-prefeito Alberto Bejani (PSL), com validade até 2016, foi considerado irregular pelo TCE. O prefeito também reconheceu que, no caso do transporte público, a melhora precisa ser considerável. Ele se comprometeu a não compartilhar com reajustes abusivos na passagem e elogiou o comportamento "ordeiro e pacífico" dos manifestantes da cidade na última segunda-feira.
Além da licitação do transporte coletivo urbano, permanecem na pauta dos manifestantes o veto às mudanças da Lei do Uso e Ocupação do Solo e mais investimentos para educação e saúde. Com apelo mais amplo, integra a lista de demandas a não aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC 37), que retira o poder de investigação do Ministério Público, o boicote a eventos da Fifa por conta dos gastos excessivos e o combate à corrupção. A concentração para o protesto está marcada para as 16h30 no Parque Halfeld. De lá, os manifestantes vão percorrer as avenidas Rio Branco, Itamar Franco e Getúlio Vargas, de onde seguirão para o prédio da Prefeitura pela parte baixa da Rua Halfeld.
Na convocação feita pelo Facebook, o grupo organizador coloca-se contra qualquer tipo de violência e vandalismo. "Lutamos por um Brasil inteiro, mas também por nossa cidade." No mesmo texto, é feita ainda uma recomendação em relação à participação de filiados a partidos políticos. O argumento é de que, sendo o movimento apartidário, o uso de bandeiras com cores e símbolos de legendas políticas pode levar as pessoas a entender que todos aderem àquele determinado partido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário