segunda-feira, 11 de março de 2013

Doodle do Google rende homenagem a Douglas Noël Adams

11/03/2013 - Completaria 61 anos 

Douglas Noël Adams
Nascimento 11 de Março de 1952
Cambridge
Morte 11 de maio de 2001 (aos 49 anos)
Santa Bárbara (Califórnia)
Nacionalidade Britânico
Influências 
Gênero literário Ficção científica, comédia

Douglas Noël Adams, famoso por ter escrito esquetes (pequenas peças ou cenas dramáticas, geralmente cômicas, geralmente com menos de dez minutos de duração)  para a série televisiva Monty Python's Flying Circus, junto com os integrantes desse grupo de humor nonsense, e pela série de rádio, jogos e livros The Hitchhiker's Guide to the Galaxy.

Os fãs e amigos de Adams o descreveram também como um ativista ambiental, um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes,câmeras, computadores Macintosh e outros 'apetrechos tecnológicos'. O biólogo Richard Dawkins dedicou-lhe seu livro The God Delusion e nele descreve como Adams compreendeu a teoria da evolução e, tornou-se um ateísta. 

Adams era um entusiasta de novas tecnologias, tendo escrito sobre email e usenet antes de tornarem-se amplamente conhecidos. Até o fim de sua vida, Adams foi um requisitado professor de tópicos que incluíam ambiente e tecnologia. 

Em 11 de março de 2013, dia em que Adams completaria 61 anos, o Google criou um Doodle especial para comemorar pelo seu aniversário. 

Adams iniciou sua carreira como escritor, logo após de se formar em literatura inglesa pela Universidade de Cambridge, em 74, e passar parte da década de 70 viajando como mochileiro pela Europa até a cidade de Istambul, na Turquia. 

O sucesso vem quando, em 77, Adams conhece Simon Brett, que trabalhava na rádio BBC 4. Juntos os dois decidem produzir um programa humorístico sobre ficção-científica para a rádio. Era o início de "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

Adams faleceu aos 49 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco e foi sepultado no Cemitério de Highgate.

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
A obra começou como série radiofônica transmitida pela primeira vez no Reino Unido pela Radio 4, da BBC, em 1978, e mais tarde foi publicada (muito modificada e amplificada) numa Saga de romances em cinco partes.

Os cinco livros trazem um humor escrachado, no qual o autor usa situações hilárias e bizarras para ironizar a política, a burocracia, as pessoas e suas manias.

A Saga divide-se em 5 livros sendo eles:
The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias)
The Restaurant at the end of the Universe (O Restaurante no Fim do Universo)
Life, the Universe and Everything (A Vida, o Universo e Tudo Mais)
So long, and thanks for all the fish (Até logo, e Obrigado pelos Peixes)
Mostly Harmless (Praticamente Inofensiva)

Os cinco foram lançados no Brasil pela Editora Sextante: os três primeiros na época da estréia do filme, o quarto em dezembro de 2005 e o quinto em novembro de 2006.

Em 2005 foi lançado um filme baseado no primeiro livro, que teve Douglas Adams como uma espécie de "produtor honorário", pois ele ajudou no filme mas morreu antes de sua conclusão.

Também se debate se seu último livro, não terminado, The Salmon Of Doubt seria parte dessa série, formando assim uma Saga de seis livros.

Em 2009 Eoin Colfer continuou a saga do Guia com o livro intitulado E Tem Outra Coisa....

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Douglas_Adams

Nenhum comentário:

Postar um comentário