NATÁLIA OLIVEIRA
FOTO: JOÃO MIRANDA
Na primeira etapa, ações vão se concentrar na área hospitalar
Condutores de Belo Horizonte que desrespeitarem os pedestres vão começar a ser multados em um mês, conforme informou a Polícia Militar ontem, durante lançamento da campanha "Pedestre. Eu respeito", da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). "A campanha vai conscientizar os motoristas sobre as punições (que ainda não são aplicadas na capital). A expectativa é que comecemos a multar os infratores em um mês", disse o comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel Roberto Lemos.
Inicialmente, segundo ele, a fiscalização deverá ser feita na área hospitalar, mas as multas serão aplicadas em todas as regiões da cidade e as ações serão estendidas ao hipercentro da capital e a bairros como Barro Preto e Savassi, na região Centro-Sul.
Dentre as irregularidades passíveis de punição, estão veículos estacionados nas faixas de pedestre ou nas calçadas, condutores que aceleram enquanto os não motorizados ainda fazem a travessia e motoristas que não dão preferência aos transeuntes em travessias não semaforizadas.
Atropelamentos. Os pedestres são as vítimas mais frequentes no trânsito da capital. Somente no entorno da praça Sete, no centro - um dos locais onde ocorrem mais atropelamentos -, houve 82 atropelamentos em 2011, de acordo com a diretora de atendimento e informação da BHTrans, Jussara Belavinha.
O desrespeito dos motoristas aos pedestres também é frequente na região hospitalar de Belo Horizonte. Uma pesquisa de observação feita pela empresa em 2012 mostrou que 22% dos motoristas param na faixa de retenção dos semáforos ou a invadem.
Em 2011, somente em Belo Horizonte, 2. 850 pedestres foram atropelados, 76 dos quais morreram no local do acidente. No entanto, a estimativa das autoridades de trânsito é que o número de vítimas tenha chegado a 140, já que muitas mortes ocorrem em unidades hospitalares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário