quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Saiba quanto tempo deve aguardar para dirigir após ingerir bebida alcoólica

31/01/2013 

É recomendado que se espere 12 horas antes de dirigir após a ingestão de álcool.

A metabolização de álcool pelo organismo varia de indivíduo para indivíduo, de forma que não existem parâmetros confiáveis. Também depende do tipo de bebida ingerida. Em geral, as bebidas destiladas, por possuírem maior concentração de álcool, aceleram o processo de embriaguez e, consequentemente, dos seus sintomas. O fato é que toda e qualquer quantidade de álcool ingerida será detectada em exame legal.

Café forte, apesar de estimulante, não altera o estado de embriaguez. Banho frio provoca sensação de despertar apenas no instante da ducha. Pessoas embriagadas não devem ingerir remédios estimulantes. É uma mistura perigosa, que pode matar.

Espere, pelo menos, 12 horas, antes de retornar ao volante.
(http://www.dprf.gov.br/PortalInternet/leiSeca.faces#faq9)

Ao ingerir bebida alcoólica, o tempo em que o álcool ficará circulando no sangue dependerá de algumas variáveis: 
Tipo de bebida (cerveja, vinho, destilado);
Quantidade, tempo de ingestão (se ingeriu a bebida de forma rápida ou lentamente);
Peso da pessoa, sexo e existência de problemas de saúde (principalmente doenças no fígado).

Médicos esclarecem que os efeitos do álcool variam de acordo com cada pessoa e com uma série de fatores:
- Beber com o estômago vazio, os efeitos do álcool podem aparecer mais rápido e no corpo feminino demora mais para metabolização do álcool.

Uma pessoa de aproximadamente 70 Kg que ingeriu três copos de chope terá que esperar três horas para dirigir. 

Caso tenha tomado dez taças de vinho, serão necessárias dez horas para que o organismo esteja livre dos efeitos do álcool.

Degustar dois bombons com recheio de licor ou utilizar bochecho com anti-séptico bucal que contenha álcool podem provocar o resultado positivo no teste do bafômetro. Nestes casos, o motorista deve informar à autoridade de trânsito no momento da abordagem, para que se possa fazer bochechos com água, no intuito de retirar resíduos de álcool da mucosa, e promover novo teste.

Se ingerir o conteúdo de duas latas de cerveja ou duas taças de vinho, deverá esperar de quatro à sete horas para dirigir. 

O organismo tem uma velocidade de eliminação do álcool também variável, mas em média é de 0,10 g/L por hora. 

Estados severos de embriaguez podem corresponder a quantidades de álcool no sangue que necessitem de 10 a 12 h para ser eliminadas. Principalmente se a pessoa já apresentar algum grau de dano hepático, quando a eliminação do álcool ingerido será ainda mais lenta. 
Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário