09 de Janeiro de 2013 - Juiz de Fora
Por Sandra Zanella
Suspeito foi encaminhado à Delegacia
Dois jovens, de 19 e 25 anos, foram perseguidos e presos em flagrante pela Polícia Militar depois de renderem um casal de estudantes e roubarem um Gol, no final da noite de segunda-feira, no Bairro São Mateus, Zona Sul. Essas foram as primeiras prisões desde dezembro, quando outros três carros foram levados em assaltos semelhantes na mesma região. No mesmo mês, um motorista, 19, foi baleado em tentativa de roubo na Avenida Olegário Maciel, no Paineiras. As polícias Civil e Militar acreditam que os suspeitos detidos também possam estar envolvidos nos outros casos, já que o modus operandi dos crimes foi parecido. Por enquanto, a dupla assumiu apenas a prática do último assalto. Os homens foram autuados em flagrante por roubo qualificado e estão no Ceresp, à disposição da Justiça.
O roubo à mão armada de segunda-feira foi o terceiro, no intervalo de um mês, ocorrido nas imediações de uma lanchonete na Rua Professor Freire, próximo à Avenida Presidente Itamar Franco. Por volta das 23h40, uma mulher, 23 anos, estava sentada no lado do motorista de um Gol, com um amigo, 21, no carona. Dois homens se aproximaram do veículo pedindo moedas e, diante da negativa, se afastaram. Em seguida, os mesmos retornaram armados com facas, se posicionaram de ambos os lados do carro e anunciaram o assalto, exigindo que as vítimas desembarcassem. Temendo a ação criminosa, os estudantes deixaram o Gol, e o mais velho dos suspeitos teria assumido a direção, com o comparsa ao lado.
A dupla seguiu em direção à BR-040. A PM foi acionada e, durante rastreamento, encontrou os bandidos retornando pela Avenida Deusdedit Salgado em direção ao Centro. Segundo o comandante da 32ª Companhia da PM, capitão Ricardo França, seis equipes policiais participaram do cerco aos criminosos. Encurralados, os assaltantes abandonaram o veículo na via pública e continuaram a fuga a pé, invadindo terrenos de residências. Eles foram encontrados em uma casa em construção, na altura do número 1.370, no Bairro Teixeiras. Um deles estava embaixo de uma escada e, o outro, no terraço.
"Roubaram mais um carro e, desta vez, conseguimos localizá-los em rastreamento. Viaturas ficaram no encalço deles e, como o cerco ficou mais fechado, abandonaram o veículo. Tudo leva a crer que são as mesmas pessoas que praticaram os outros roubos e, mesmo que não sejam, com a prisão deles vamos chegar aos outros", garantiu o capitão. Apesar de o crime mais recente ter como diferencial o uso de facas, ao invés de armas de fogo, o tipo de abordagem e o fato de terem sido pegos na Deusdedit, mesmo local em que outros carros roubados foram abandonados, aumenta a suspeita sobre os jovens. "A PM tem apreendido muitas armas e nada impede que, por isso, usaram faca desta vez. Temos dado respostas imediatas e, quando isso não é possível, conseguimos acompanhar a forma como esses marginais atuam e chegarmos a um resultado positivo.", avaliou o comandante.
A mulher rendida na ação informou aos policiais que a bolsa dela, com vários documentos, cartões e R$ 50, havia ficado dentro do Gol. Questionados, os suspeitos contaram que haviam dispensado o objeto em um matagal da BR-040. Já as duas facas, com 15cm e 20cm de lâmina, usadas no assalto, foram encontradas dentro do Gol. Em depoimento, os suspeitos, moradores do Teixeiras, assumiram que praticaram o roubo "porque queriam dar umas voltas de carro na cidade". Eles disseram que cada um pegou uma faca em casa e, que quando passavam pelo local, decidiram abordar o casal de jovens, parado dentro do carro.
Vítimas deverão fazer reconhecimento de suspeitos
O titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil, Eurico Cunha Neto, informou ontem que as outras vítimas de roubo de veículo serão intimadas para fazerem reconhecimento dos suspeitos presos. "Vamos verificar os outros casos e ver se as vítimas os reconhecem. Acredito que possam ser os mesmos (assaltantes), devido ao modus operandi parecido", disse o delegado.
Um dos casos por pouco não terminou em tragédia. Na noite do dia 27 de dezembro, um jovem, 19 anos, foi baleado no rosto e pescoço ao arrancar com um Honda Fit em tentativa de assalto na Avenida Olegário Maciel, perto da Rua Padre Café, na divisa do Paineiras com o São Mateus. Ele precisou passar por cirurgias para retirada de projétil e reconstrução da mandíbula. Sob a mira de armas, outros três condutores tiveram seus carros roubados no mesmo mês, todos na Zona Sul, sendo os veículos abandonados e recuperados sem alguns objetos de valor, a maioria na Deusdedit Salgado, no Teixeiras.
No dia 15, um jovem, 25, teve seu Corsa roubado por um assaltante armado com revólver perto da lanchonete na Rua Professor Freire, no São Mateus. Três dias antes, um estudante, 30, chegava ao mesmo local com a namorada e, ao estacionar seu Gol, foi abordado por dois assaltantes, um deles armado. Na véspera, um SpaceFox foi levado em assalto na Rua Francisco Vaz de Magalhães, no Cascatinha.
Fonte Jornal Tribuna de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário