sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Juiz de Fora - Prefeitura e Governo de Minas anunciam estratégia de guerra contra a dengue

JUIZ DE FORA - 25/1/2013 - 20:09h


Uma parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) selou na tarde desta sexta-feira, 25, o conjunto de ações que vai reduzir a níveis aceitáveis o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Liraa). 
A situação de alarme provocada pelo primeiro resultado do Liraa este ano, que ficou em 7,56%, quando o aceitável é 1%, mobilizou autoridades, sociedade civil e órgãos públicos a unirem forças em favor do combate efetivo ao mosquito transmissor da doença.

Durante entrevista coletiva, o prefeito Bruno Siqueira agradeceu a força-tarefa formada pelos diversos ramos da sociedade e conclamou a população a centrar esforços no trabalho de prevenção e controle da proliferação do Aedes aegypti. Em seu discurso, o prefeito garantiu o esforço de sua equipe em passar as informações verdadeiras, de forma séria e comprometida com o bem-estar e a saúde da população. “Estamos trabalhando com a certeza de que o juiz-forano terá ciência do que realmente tem sido feito em seu benefício, e saberá também como e de que forma está sendo esta nossa atuação”.

Com o slogan “A dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou durante o evento a campanha composta por uma série de ações de combate à doença. De acordo com o titular da SES, Antônio Jorge Marques, o sucesso das ações depende também da população. Juiz de Fora foi escolhido para receber investimentos da ordem de R$ 825.517,03, porque é o município que registra o pior resultado do Liraa em todo o estado, neste momento, informou o secretário. “Com este investimento teremos a certeza de que teremos uma estrutura eficiente para conter o problema e atender possíveis vítimas,” afirmou.

Os investimentos garantirão a contratação de mais 50 agentes de endemias; composição de uma unidade de reidratação, que é tão necessária no manejo clínico das vítimas; uma campanha de comunicação forte, que abrangerá publicidade em rádio, TV, redes sociais, outdoors, identidade visual de veículos; entre outras ações que já começam neste final de semana.

Ações na Zona Norte não serão interrompidas
A demissão de 25 agentes de endemias, na manhã desta sexta-feira, 25, foi um dos assuntos lembrados pelo Secretário de Saúde do Estado, Antônio Jorge Marques, como algo que não pode enfraquecer a força-tarefa em prol de menores índices de infestação do Aedes aegypt na cidade. “A medida foi tomada com a ciência de que não se pode perder tempo. Porque a dengue bate à nossa porta, e precisamos de pessoas comprometidas e responsáveis em garantir a saúde da população.”

O secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, foi enfático ao dizer que a demissão não compromete o atuação da “Força Saúde contra a Dengue”, prevista para acontecer neste sábado em vários bairros da Zona Norte e nas demais ações previstas para as próximas semanas. “A parceria com a Superintendência Regional de Saúde nos garante a força que precisamos para seguir. Agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vão compor nossas equipes, cumprindo assim fielmente o cronograma de trabalho.”

* Outras informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389.

SECRETARIA DE SAÚDE
http://www.pjf.mg.gov.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário