Doença cercada por mistério assusta Monte Santo de Minas
25/01/2013
FERNANDA VIEGAS / O TEMPO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
Uma doença ainda não identificada assusta os moradores da pequena Monte Santo de Minas, no Sul do Estado. A Secretaria Municipal de Saúde notificou 91 casos, que começaram em dezembro e já são tratamos como surto. Destes, 60% ocorrem em adultos maiores de 30 anos, e 12 levaram a internação. Um dos pacientes precisou fazer hemodiálise – processo em que uma máquina filtra o sangue, fazendo o trabalho que um rim doente não consegue fazer.
“Estamos preocupados, porque nunca houve um surto como esse aqui”, relatou uma cirurgiã dentista que está com os sintomas da doença “misteriosa”. Ela mora na cidade – com apenas 21.234 habitantes, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – desde que nasceu e pediu para não ter o nome revelado.
A mulher começou a sentir febre alta e dor no corpo há 15 dias. Em princípio, foi diagnosticada com virose, medicada com anti-inflamatório e antitérmico, e melhorou. Entretanto, anteontem, ela voltou a passar mal, com dor na garganta, e vai ter que ficar dez dias de repouso. “Tomei muito sorvete no fim do ano. Se for o leite (que estiver contaminado), posso ter pego assim”, especula.
“Não sei como peguei (a doença). De repente, me deu uma forte dor de cabeça e acordei todo inchado, dois dias depois. O médico me internou por quatro dias e tomei duas injeções”, contou o agricultor Tiago Reis Souza, 25.
Suspeita
A Superintendência Regional de Saúde de Passos, que investiga o caso junto às secretarias municipal e estadual, suspeita que a enfermidade esteja sendo causada por uma bactéria animal. Contudo, os exames ainda não conseguiram revelar qual é a doença.
Enquanto isso, quem começar a sentir febre alta, inchaço pelo corpo e dores de cabeça e na garganta – os principais sintomas identificados até o momento – deve ir, com urgência, à Santa Casa de Misericórdia de Monte Santo. Nenhum médico da unidade foi encontrado para comentar o assunto.
Tanto a superintendência quanto as secretarias municipal e estadual de saúde, que estiveram reunidas durante o dia, ontem, informaram que estão adotando medidas para conter a doença, como levantar os casos suspeitos e oferecer assistência integral aos pacientes, com
Sintomas lembram os da leishmaniose
Para a especialista em clínica médica Telcia Vasconcelos, os principais sintomas apresentados pelos pacientes em Monte Santo de Minas são de doenças infecciosas – transmitidas de uma pessoa a outra –, como gripe. “Pode ser leishmaniose, virose ou mononucleose (doença do beijo)”, disse a médica, que tem mestrado e doutorado na área.
Boa tarde, sou Carla Pereira Pinto moro em Ibatiba ES, em agosto de 2012, tive uma virose que foi identificada como ebenstebear, doença do beijo, fiquei com todos os sintomas narrados pelas pessoas dessa reportagem, so que essa viros continua fazendo o meu organismo sofrer, ainda estou perdendo sangue pela urina, proteina também, ou seja, o viros fez o meu rins adoecer, continuo inchando, tomo todos os dias um diuretíco, estou apavaroda, gostaria muito de ter mais noticias, sobre as descobertas que a vigilância sanitária conseguiu descobrir, por favor alguem pode me retornar. Meu email é carlacaratinga@hotmail.com.
ResponderExcluirPreciso de ajuda para descobrir como acabar com os efeitos dessa virose, avisem as pessoas dessa cidade que é para continuar se tratando pois ele pode leva a insuficiencia renal,Aguardo noticias , se realmente voce descobriram se é um virus de algum alimento.
Boa tarde, Carla. Li seus comentários sobre sua saúde. Conheço uma pessoa que teve um problema idêntico ao seu e que fez um tratamento que deu muito certo em Belo Horizonte, Minas Gerais.Desejo melhoras e sucesso no seu tratamento.
ResponderExcluir