quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Alunos do Colégio João XXIII se divertem aprendendo no Museu Mariano Procópio

JUIZ DE FORA - 24/1/2013 - 19:12
Os alunos do primeiro ano do Colégio João XXIII tiveram uma tarde especial no Museu Mariano Procópio, nesta quinta-feira, 24. Além de conhecerem um pouco mais sobre a história do parque, durante uma visita guiada, as crianças, com idades entre seis e sete anos, participaram de uma atividade, onde aprenderam um pouco mais sobre a fauna, a flora e a cadeia alimentar da área. 

Os estudantes foram recebidos pelo guia do museu, Wellington Correa, e pelas biólogas Graça Duarte e Priscila Salvati, do Departamento de Planejamento e Manejo do Parque. A turma de 73 alunos foi dividida em quatro grupos. Na primeira atividade em que participaram, após a visitação de toda a área, os alunos estudaram o mapa esquemático dos dois jardins simétricos existentes no local. Assim, descobriram como é a formação dos mesmos e por quais plantas cada um é composto. 

Em seguida foi promovida uma dinâmica sobre a teia alimentar do espaço, na qual cada criança representou um ser vivo do parque, seja da fauna ou flora, e puderam entender melhor a interligação que existe entre eles. Finalizando a atividade, os estudantes receberam informações sobre a biodiversidade do local. “A ênfase principal foi dada à vegetação, mais fácil para as crianças visualizarem, pois os animais ficam escondidos no meio dela”, explicou a bióloga Graça.

A iniciativa da visita partiu da professora Simone Ribeiro, que leciona matemática no colégio. “No ano passado participei do encontro de educadores promovido pelo museu. Na ocasião pude conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos profissionais e agora conseguimos agendar a vinda dos alunos para esta atividade especial. Além disso, o parque é um dos espaços em que podemos trabalhar com os alunos ao ar livre”, afirmou a professora. 

O Colégio João XXIII foi a primeira escola que o museu recebeu este ano. “Gostei muito de saber que as árvores mais novas têm o interior do tronco mais molhado, e quando elas ficam mais velha o tronco fica mais seco por dentro", comentou a aluna Maria Eduarda Cardoso, de sete anos. “Aprendi com o trabalho do jardim simétrico que não se pode maltratar a natureza”, declarou Analice Campos, também com sete anos.

As escolas, instituições e grupos interessados em participar de visitas guiadas e de atividades extras no museu podem agendar a data, gratuitamente, no Departamento de Difusão Cultural, pelo telefone 3690-2027, de acordo com a disponibilidade da equipe. Também são oferecidas visitas para pessoas com necessidades especiais.

* Informações com a assessoria de comunicação do Museu Mariano Procópio pelo telefone 3690-2004 ou com a Secretaria de Comunicação Social pelo 3690-7599.

MUSEU MARIANO PROCÓPIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário