sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vice-prefeito de Luminárias é preso durante operação da Polícia Federal

30/11/2012 
DÉCIO AMORIM
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

O vice–prefeito de Luminárias, Márcio Antônio Ferreira, foi preso, nessa quinta-feira (29), durante uma operação da Polícia Federal, que fiscalizou mais de 40 pedreiras suspeitas de irregularidades ambientais, no Sul de Minas. Segundo a PF, Ferreira é dono de uma empresa mineradora que não tinha autorização para funcionar. Ele foi encaminhado para a penitenciária de Lavras.

Na operação, batizada de "Pirâmide II", as empresas foram vistoriadas em relação à extração de minério, falta de licença para retirada da matéria-prima, além da ausência de permissão para pesquisas e uso indevido de explosivos.

Três pessoas foram presas em flagrante. Das pedreiras fiscalizadas, cinco foram interditadas. De acordo com o chefe de fiscalização do Departamento Nacional de Produção Mineral, unidade Minas Gerais, Paulo Almeida, a irregularidade mais comum está relacionada à falta de autorização para exploração da mina. "A polícia vistoriou dezenas de lavras, identificando unidades que não têm título nosso. Só em Luminárias, já emitimos três autos de paralisação imediata", comenta.

Ao todo, 80 pessoas participaram da ação, que apura os casos que estão em desacordo com as normas impostas pela lei que regulamenta este tipo de atividade. Além disso, 42 viaturas foram colocadas à disposição.

Segundo a Polícia Federal, foi montada uma base no centro da cidade de São Bento Abade, no Sul de Minas, que recebe as pessoas detidas durante a ação num comando integrado. Os acusados dos crimes podem ser condenados a penas que variam de seis meses até cinco anos de detenção, além de multa por crime ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário