quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ipatinga sedia a 6ª edição do 'Projeto Cultura Japonesa' no Vale do Aço

21/11/2012 

Do G1 Vales de Minas Gerais

A sexta edição do Projeto Cultura Japonesa no Vale do Aço é sediada em Ipatinga, no Leste de Minas Gerais.

O projeto tem como objetivo estreitar os laços de amizade entre o Brasil e o Japão e preservar a sua origem, por meios de oficinas e cursos de artes milenares como a Ikebana (arte que utiliza a beleza das flores, folhas, troncos e vasos para fazer belos arranjos), Origami (arte de dobraduras de papéis), Culinária típica Japonesa (arte de preparo, montagem e decoração de pratos frios tradicionais e contemporâneos) e Cerâmica Japonesa do Raku (arte japonesa/forma de cozedura e pós cozedura de peças cerâmicas).

As inscrições e oficinas estão sendo realizadas no Centro Cultural Usiminas. O valor da inscrição é R$30. O telefone para contato é (31) 3824-3731.

Ikebana
Ikebana é geralmente traduzida como “a arte japonesa de arranjo floral”, mas vai muito além disso. Tem em sua essência cultivar a sensibilidade e criatividade tendo a natureza como mestra.
Novembro: 5, 12, 19 e 26 13h às 15h
Dezembro: 3 13h às 15h

No conteúdo contém arranjos com flores artificiais, arranjos de natal, arranjos para festas, ikebana livre, ikebana feito com flores confeccionadas de papel.

O público-alvo envolve crianças a partir de oito anos, adolescentes, adultos, terceira idade, pessoas e crianças com necessidades especiais.

Origami
É a tradicional arte japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
Novembro: 5, 12, 19 e 26 15h às 18h
Dezembro: 3 - 15h às 18h

No conteúdo contém carteira de origami (adultos), peça decorativa contendo leque de origami (crianças e adultos), quadro de vidro de origami contendo kimono, tsuru, borboletas, tulipa (crianças e adultos), topearia de natal em origami (adultos), móbile de origami para crianças.

O público-alvo envolve crianças a partir de oito anos, adolescentes, adultos, terceira idade, pessoas e crianças com necessidades especiais.

Oficina Culinária Japonesa
Conhecer diferentes pratos de origem japonesa, as tradições, as influências que causam no cotidiano dos japoneses, importância da beleza no preparo dos pratos, como pontos fundamentais para a melhora da saúde mental e física, contato direto entre a arte, cultura e saúde.
Novembro: 12, 19 e 26 19h às 22h
Dezembro: 3 - 19h às 22h

No conteúdo contém sushi (temaki), sashimi, salada de harusame, tori no karague, tempurá, somen, decoração e cortes de frutas.

Cerâmica Japonesa – Raku
Técnica conhecida da arte japonesa / forma de cozedura e pós cozedura de peças cerâmicas que envolve uma posterior “queima” das peças. Estas peças saindo do forno incandescentes (cerca de 1200ºC no máximo) são envolvidas em baldes cheios de serradura e automaticamente ardem e queimam. Caso a peça seja previamente vidrada, o resultado normalmente é um brilho muito característico e quase exclusivo do Raku. Caso contrário, se a peça não estiver vidrada, depois de sair do serradura pode-se observar que fica completamente negra. Esta é uma técnica com muitos anos e vinda do oriente, mas já é usada há muito tempo por artistas ocidentais.
Dezembro: 3 - 14h às 18h

No conteúdo contém técnica de modelagem, acabamento, queima de biscoito, queima de Raku.

O público-alvo envolve artistas, profissionais de arte e cultura, estudantes e adultos interessados na Cerâmica do Raku.

Nenhum comentário:

Postar um comentário