segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sandy provoca inundações e deixa milhares sem energia nos EUA

29/10/2012 

Pelo menos 116 mil consumidores em sete Condados estadunidenses estavam sem energia nesta segunda-feira, pouco antes da chegada do furacão Sandy ao país, conforme reporta a rede americana CNN.

O presidente Barack Obama advertiu hoje que várias regiões do país realmente devem ficar sem energia, e que pode "levar dias" até que a situação volte ao normal.

Várias cidades ao sul do país já enfrentam inundações, a exemplo de Rehoboth Beach (Delaware). Em Atlantic City (Nova Jersey) e suas imediações as ruas estavam debaixo de água. Os famosos cassinos da cidade foram fechados e cerca de 2.200 pessoas em todo o Estado estavam refugiadas em abrigos públicos, de acordo com o "New York Times".

A cidade de Nova York e suas imediações também registram as primeiras consequências da tempestade. Red Hook, no Brooklin, Battery Park, no sul de Manhattan, e Suffolk Country, em Long Island, são alguns distritos ocorrência de inundações.

"Nós nos preparamos para o pior", disse hoje o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

Considerado como uma das piores tempestades a varrer os EUA na história recente, Sandy provocou o deslocamento de milhares de pessoas e a paralisação do transporte público em várias cidades, bem como o fechamento de escolas e lojas no início desta semana.

Os preparativos atingem, ao todo, nove Estados americanos, incluindo Nova York, Maryland, Pensilvânia, Virgínia, Connecticut, Nova Jersey, Massachussets, Delaware e Rhode Island, além do Distrito de Columbia, onde fica a capital, Washington.

Autoridades intensificaram os esforços para retirar as famílias de áreas consideradas de risco, enquanto enfrentam o ceticismo de uma parcela da população.

"Definitivamente a população não está levando [essas medidas] a sério. Nosso pior medo é de que algo como o [furacão] Katrina ocorra e não possamos ajudar as pessoas", disse a autoridade policial Tiffany Barrett,38, à agência Reuters.

Passagem do Sandy pelos EUA e pelo Caribe Ver em tamanho maior »

Timothy A. Clary - 29.out.12/AFP 
Mulher passa por tapumes em magazine na Quinta Avenida, em Nova York; 'Sandy' provoca inundações e deixa milhares sem energia nos EUA

Mais de 350 mil pessoas devem ser deslocadas das áreas com risco de inundação.

Enquanto Sandy ainda não se iguale ao impacto do Katrina, que devastou New Orleans em 2005, o furacão ganha intensidade à medida que se aproxima da costa americana.

Na semana passada, esse fenômeno meteorológico provocou a morte de 66 pessoas no Caribe.
Fonte Agências de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário