quinta-feira, 4 de outubro de 2012

5 de Outubro é o : Dia da Criação da Força Naval do Nordeste

Iniciada como um conflito europeu, a Segunda Guerra Mundial tomaria de assalto o mundo. O Brasil, sob o governo de Getúlio Vargas, manteve-se neutro nos primeiros anos da guerra, mas quando navios mercantes brasileiros começaram a ser torpedeados em grande número, o Brasil declarou “Estado de Guerra” contra as nações do Eixo.

A missão da Marinha do Brasil foi patrulhar o Atlântico Sul e proteger os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o litoral Sul brasileiro contra a ação dos submarinos e navios corsários germânicos e italianos. Luta constante, silenciosa e pouco conhecida pelos brasileiros.

A capacidade de combate da Marinha do Brasil no início do conflito era modesta, se comparada com as grandes esquadras em luta no Atlântico Norte e no Pacífico. O pessoal e os navios não estavam preparados para combater o inimigo oculto sob o mar, que assolava o transporte marítimo no litoral.

A criação da Força Naval do Nordeste (FNNE), pelo Aviso número 1.661 de 5 de outubro de 1942, foi parte do rápido e intenso processo de reorganização das forças navais para adequar-se à situação de conflito, constituindo-se na Força Tarefa 46. O Comando da FT 46 foi entregue ao competente Capitão-de-Mar-e-Guerra Alfredo Carlos Soares Dutra.

O combate à ação submarina do Eixo foi intenso e exigiu sacrifícios dos que dele participaram. Vitórias diárias e silenciosas, que não produziram manchetes nos jornais, mas mantiveram abertas as vias de comunicação marítima no Atlântico Sul, provendo os Aliados de materiais estratégicos essenciais para o esforço de guerra e mantendo a economia nacional abastecida.

Contudo, esta guerra cotidiana e silenciosa custou inúmeras vidas. As perdas brasileiras na guerra marítima somaram 30 navios mercantes e três navios de guerra. Nas operações navais na Segunda Guerra Mundial, a Marinha do Brasil perdeu 486 homens.

Fonte: Noticia Rio Naval 

Nenhum comentário:

Postar um comentário