O Dia da Ave foi instituído no Brasil pelo Decreto Federal 63.234, de 12 de setembro de 1968, e o mês de Outubro é o mês das aves no mundo todo. O Brasil possui 1650 espécies de aves de 86 famílias e 23 ordens, ou seja, 55% das 2.645 espécies de aves da América do Sul. Além de um passatempo muito agradável, observa-las pode se tornar um desafio àquele que se propõe, pois como vimos espécies é que não faltam para serem encontradas, o que torna mais interessante a pesquisa.
A ornitologia é o ramo da ciência biológica dedicada ao estudo das aves. O estudioso é conhecido como ornitólogo, que também pode ser um autodidata, então, conhecido como ornitólogo amador. Já a pessoa que estuda ornitologia e tem formação científica é conhecido como ornitólogo profissional. Há ainda o observador de aves que é aquele que faz dessa observação o seu hobby, usando as informações da ornitologia. Observar aves não é tão difícil, a dificuldade maior está em reconhece-las.
Para isso, necessitamos muito estudo e dedicação. É claro que isso pode ser feito sem maiores compromissos, mas também é natural que a pessoa comece a ficar curiosa com aquelas que não conhecem e com isso comece a estudar para "matar a curiosidade". Como pouco se sabe da maioria de nossas aves, quando descobrimos algo sobre alguma espécie que não encontramos nos livros, a emoção é muito grande e nos faz ficar mais motivados às novas aventuras.
Se o local for uma área natural preservada, as chances de encontrar mais espécies aumentam, pois quanto mais selvagem o local, mais espécies poderá ver ou ouvir. Mesmo que não se vá à uma floresta ou campo, distantes da cidade, a observação poderá ser feita em um parque, onde se pode passar horas observando. Não havendo o parque, ela pode ser feita em qualquer terreno desocupado que tenha um pouco de mato, ou mesmo num pasto abandonado e não muito afastado.
A observação exige apenas atenção e dedicação do observador. O seu esconderijo pode ser: um suporte com um pano "tipo camuflado", uma sofisticada tenda de armação de ferro coberta de pano ou um abrigo de tijolo. Um outro recurso barato e disponível à todos, são os museus de História Natural ou de Ciências que existem em algumas cidades, neles, no setor de ornitologia (estudos das aves), encontrarão auxilio para se aprimorarem no trabalho de identificação, ainda podem recorrer à uma entidade de ornitologia ou de observadores de aves mais experientes.
Sem sombra de dúvida, observar aves, principalmente em estado selvagem, representa uma dádiva e uma rara oportunidade para a reflexão sobre o sentido da vida, pois elas representam a liberdade e a beleza. Aquele que tem essa oportunidade aprende e compreende a dimensão do seu significado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário