quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

PRF - Fiscalização na moita. Você concorda?

Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) escondidos no mato com um radar móvel na mão. O flagra rolou na segunda-feira e o vídeo do patrulheiro agachado perto de uma placa viralizou na internet.

As imagens foram gravadas por um motorista que desceu do carro e foi até o policial questionar o procedimento. O condutor critica a atitude do patrulheiro, alegando que ele deveria estar visível.“Estou indignado porque passo todo dia por aqui e todo dia vejo esse policial atrás da placa,” comenta. “Ele tem que ficar parado no carro, e não atrás da placa”, acredita. Na discussão, o policial explica que a viatura e ele estão visíveis aos motoristas.

De acordo o diretor de comunicação da PRF em Santa Catarina, Adriano Fiamoncini, não há nenhuma ilegalidade na fiscalização na moita. “O local é devidamente sinalizado e o radar está visível. Tanto é que o próprio autor da pretensa “denúncia” visualizou o equipamento. Lembrando que ele estava usando o celular ao volante”, reforça.

Ele ainda esclareceu que o policial não está atrás da placa, mas a cerca de um metro à frente, como mostra uma foto lateral que está circulando com o vídeo. Adriano destacou que a resolução do Contran não obriga a presença do policial ou viatura junto ao equipamento. “A fiscalização de velocidade tem o objetivo de prevenir acidentes em locais críticos, como é o caso da descida do Morro do Boi.As autuações são apenas uma consequência desse trabalho, punindo somente quem excede os limites que são mostrados pela sinalização”, diz.

Apesar de não ver irregularidade, Adriano diz que a direção regional da PRF vai apurar as circunstâncias da fiscalização. Isso porque, segundo explicou, o manual de procedimento da PRF orienta os policiais a operarem o radar em locais com boa visibilidade do equipamento.

https://diarinho.com.br/noticias/policia/prf-se-esconde-no-mato-para-multar-apressadinhos-2/

XXXX
Observo um grande equivoco:
 “A fiscalização de velocidade tem o objetivo de prevenir acidentes em locais críticos, como é o caso da descida do Morro do Boi. As autuações são apenas uma consequência desse trabalho, punindo somente quem excede os limites que são mostrados pela sinalização”, diz. 

* Se a fiscalização tem o objetivo de prevenir acidentes e o agente estando velado, escondido sob vegetação, arbusto e com um equipamento para multar, fomentando a famigerada indústria das multas, em nada de útil acrescenta, pois os infratores surgirão.
Havendo um acidente o mero multador também deveria ser responsabilizado?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário