terça-feira, 7 de abril de 2015

Transeuntes foram roubados (assaltados)

Rua José Calil Ahouagi - Centro - Juiz de Fora 
Nesta segunda-feira(6), por volta 13:55 h, policiais militares registraram a ocorrência de roubo a transeunte.
A vítima,15, teve seu aparelho celular, Samsung, roubado.
Dois autores, um deles portava uma faca.

Rua do Monte - Vitorino Braga 
Por volta de 23:45 h, foi registrada a ocorrência em que uma jovem,29, foi surpreendida por um indivíduo que trajava roupas sujas e portava uma faca.
Foi roubado um cordão de ouro, uma carteira e a quantia de R$1.080,00 em moeda corrente.

Rua A - Marumbi
Nesta terça-feira(7), por volta de 01:05 h, foi registrado o roubo de um aparelho celular.
A vítima, uma jovem,25, narrou que um indivíduo, cor preta, trajando blusa cinza, touca de cor preta, bermuda vermelha e portando uma faca lhe roubou.
O autor foi contido por populares, contudo ameaçou de se cortar e conseguiu fugir.

Apreensão de maconha no CERESP/JF

Rua da Passagem - CERESP - Juiz de Fora 
Nesta segunda-feira(6), por volta de 14:20 h, policiais militares registraram a ocorrência de tráfico de drogas.

Um caminhão, de uma firma terceirizada, que transportava alimentos para o interior do CERESP foi vistoriado.

Os Agentes Prisionais suspeitaram do peso de uma garrafa térmica que deveria conter suco e durante as vistorias constataram a existência em seu interior de treze sacolés que continham aproximadamente 650 gramas de maconha.

A PM foi acionada, tendo o motorista, 49, alegado que o compartimento de transporte do caminhão é lacrado quando inicia o deslocamento e que o lacre foi retirado na Unidade Prisional.

Durante as averiguações chegou-se a dois funcionários da firma terceirizada que transportaram os produtos para o caminhão.

Imagens geradas no interior da firma mostraram um funcionário de posse de uma garrafa, cor vermelha, semelhante a apreendida que continha drogas em seu interior.

Um dos responsáveis, 21, pelo abastecimento do caminhão recebeu voz de prisão em flagrante delito e foi encaminhado à delegacia, tendo prestado esclarecimentos e assinado o TCO.

O outro funcionário,22, também deverá prestar esclarecimentos enquanto a Polícia Civil se encarrega das demais diligências.

A firma terceirizada será notificada do fato.

Informações dão conta de que não ocorre qualquer outra anormalidade na Unidade Prisional e que a rotina diária prossegue sem transtornos.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Charge - FIES x IRPF

6 abril 2015

AMARILDO – A GAZETA


Blog Jornal da Besta Fubana

Ex-juiz do caso Eike é denunciado pela Procuradoria Regional do Rio

06/04/2015 15h10
Rio de Janeiro
Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasileira Edição: Valéria Aguiar

O juiz Flávio Roberto de Souza, titular afastado da 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, foi denunciado à Justiça pela Procuradoria Regional da República da 2ª Região. De acordo com as investigações do Ministério Público Federal (MPF), o juiz cometeu os crimes de peculato, falsidade ideológica e extravio e inutilização de documentos da Operação Monte Perdido.

A denúncia foi apresentada no último dia 31 e divulgada hoje (6). Cabe ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região a decisão de abrir o processo penal.

A Operação Monte Perdido foi deflagrada pela Polícia Federal em junho de 2013, quando foi preso um traficante de drogas espanhol que agia na América do Sul, Oceania e Europa. Na ocasião, também foram apreendidos mais de R$ 22 milhões em imóveis, veículos e dinheiro em espécie.

Flávio Roberto de Souza foi investigado em dois inquéritos: judicial e policial. Com base neles, os procuradores regionais Flávio Paixão e José Augusto Vagos relatam que o magistrado proferiu “decisões que lhe permitiram desviar recursos públicos” nos valores de R$ 290,5 mil, US$ 105,6 mil e EUR 108,1 mil. O juiz é acusado de ter usado esses recursos para comprar um veículo Land Rover Discovery e um apartamento na Barra da Tijuca. O carro foi apreendido pela Polícia Federal na quinta-feira (2), a pedido do MPF.

A acusação de extravio e inutilização de documentos refere-se à destruição, em janeiro, de autos do processo sobre a alienação antecipada de bens da Operação Monte Perdido, que, segundo o MPF, tiveram o intuito de “facilitar a ocultação e a impunidade dos desvios de valores, pois várias decisões falsas que fez inserir no sistema Apolo – usado na Justiça Federal – contêm alusão a documentos que nunca existiram”.

Souza foi flagrado dirigindo um dos carros apreendidos de Eike Batista e também havia determinado que um piano do empresário ficasse sob a guarda de um vizinho seu. No início de março, o Tribunal Regional Federal declarou suspeição de Souza para o julgamento dos processos relativos a Eike, em julgamento de exceção de suspeição apresentada pela defesa do empresário.

Agência Brasil

Autor de roubo foi autuado/ Mulher morreu atropelada/Mulher usou faca para roubar/ Mulher tentou matar idosa e foi autuada

Rua Hélio Tomas - Cerâmica - Juiz de Fora 
Nesse sábado (4), por volta de 10:00 h, foi registrada a ocorrência de atropelamento com vítima fatal.
Cláudia,45, atravessava por trás do caminhão que efetuava uma manobra, quando foi atingida mortalmente.
A Perícia se fez presente e a funerária removeu o corpo para o IML.
Na delegacia o condutor do caminhão prestou declarações, sendo liberado, até a manifestação da justiça.

Avenida Barão do Rio Branco - Bom Pastor 
Nesse sábado(4), por volta de 112:30 h, uma mulher, magra, trajando short jeans, calça estampada, portando uma faca, roubou duas pessoas. 

Avenida Juscelino Kubitschek - Jóquei Clube 
Por volta de 21:55 h, foi registrada a ocorrência de roubo a coletivo urbano.
A vítima,49, relatou que um indivíduo encostou um objeto em sua nuca, roubou dinheiro e fugiu.
De posse das características do autor foi iniciado o rastreamento.
Carlos,25, foi abordado, portava na cintura um boné dobrado, cinco pedras de crack e a quantia de R$ 21,30 em moeda corrente, sendo reconhecido como o autor do roubo.
Diante dos fatos recebeu voz de prisão em flagrante delito e na delegacia foi autuado, seria encaminhado para o CERESP.

Avenida Presidente Costa e Silva - São Pedro
Neste domingo(5), por volta de 12:10 h, foi registrada a ocorrência de tentativa de homicídio.
Uma jovem foi surpreendida em uma cama, sobre a vítima,74, utilizando de um lençol para encobrir a face, utilizando as mãos em volta do pescoço da idosa na tentativa de enforcá-la.
Renata,29, recebeu voz de prisão em flagrante delito e na delegacia foi autuada, seria encaminhada para o CERESP.

Dois homens foram assassinados a tiros em JF

Rua Aristóteles Evaristo do Nascimento-Jardim Esperança-Juiz de Fora 
Nesse sábado(4), por volta de 22:25 h, policiais militares registraram a ocorrência de homicídio.
Jeferson Silva Brites, 23, foi atingido por projeteis de arma de fogo e uma equipe do SAMU constatou o óbito.
Os atiradores seriam moradores do bairro Retiro e usaram uma motocicleta para fugirem.
A Perícia constatou quatro perfurações, sendo uma na nuca, na face, no pescoço e nas costas.
A funerária removeu o corpo para o IML onde será expedido o Laudo de necropsia.
Na foi comentado sobre o calibre da arma e a motivação do crime seria desavenças entre gangues.

Rua do Boto - Linhares - Juiz de Fora 
Neste domingo(5), por volta de 20:45 h, policiais militares registraram a ocorrência de homicídio consumado.
João Batista Ferreira,42, foi encontrado caído ao solo e uma equipe do SAMU constatou o óbito.
A Perícia exerceu suas atividades e a funerária removeu o corpo para o IML.
O falecido apresentava perfurações no abdômen, no braço esquerdo e nas costas.
Informações davam conta que a vítima estava foragida do Sistema prisional e possuía alguns desafetos na região.
Sobre o calibre da arma e sobre as características dos autores nada foi comentado.

A Polícia Civil se encarrega das investigações. 

JF - Assaltantes invadem empresa de vigilância e roubam armas e munições

06/04/2015 12h28 - Atualizado em 06/04/2015 12h28

Do G1 Zona da Mata

Uma empresa de vigilância e segurança foi assaltada na madrugada desta segunda-feira (6), no Bairro São Bernardo, em Juiz de Fora. A ocorrência foi registrada por volta das 2h30 e ainda está em andamento.

De acordo com informações preliminares da Polícia Militar (PM), dois homens invadiram o estabelecimento, que fica na Rua São Bernado. 

As primeiras informações dos militares dão conta de que dezenas de armas de fogo, além de munições e coletes à prova de balas, foram levados. 

Segundo a polícia, uma testemunha que mora perto da sede da empresa disse que viu os suspeitos pulando de dentro da empresa e fugindo em um táxi. No veículo, uma mulher aguardava a dupla.

A proprietária do estabelecimento contou que o local dispõe de alarme, mas que este não disparou.

# Foram levados 31 coletes balísticos, 14 armas de fogo, sendo 11 revólveres de caibre 38 e 03 escopetas de calibre 12; 611 cartuchos intactos calibre 38 e 18 cartuchos intactos de calibre 12.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Sexta-feira Santa é uma festa religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário.

03/04/2015
Sexta-feira Santa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sexta-feira Santa é uma festa religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. O feriado é observado sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, o sexto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sétimo no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos). É o segundo dia do Tríduo Pascal e pode coincidir com a data da Páscoa judaica.

Este dia é considerado um feriado nacional em muitos países pelo mundo todo e em grande parte do ocidente, especialmente as nações de maioria católica.Narrativa bíblica

De acordo com os relatos nos evangelhos, os guardas do templo, guiados pelo apóstolo Judas Iscariotes,prenderam Jesus no Getsêmani
Depois de beijar Jesus, o sinal combinado com os guardas para demonstrar que era o líder do grupo, Judas recebeu trinta moedas de prata (Mateus 26:14-16) como recompensa. 
Depois da prisão, Jesus foi levado à casa de Anás, o sogro do sumo-sacerdote dos judeus,Caifás. Sem revelar nada durante seu interrogatório, Jesus foi enviado para Caifás, que tinha consigo o Sinédrio reunido (João 18:1-24).

Na manhã seguinte, uma multidão seguiu com Jesus preso até o governador romano Pôncio Pilatos e o acusaram de subversão contra o Império Romano, de se opor aos impostos pagos ao césar e de auto-denominar "rei" (Lucas 23:1-2). Pilatos autorizou os líderes judeus a julgarem Jesus de acordo com seus próprios costumes e passar-lhe a sentença, mas foi lembrado pelos líderes judeus que os romanos não lhes permitiam executar sentenças de morte (João 18:31).Muitas testemunhas apareceram para acusar Jesus, mas seus relatos conflitavam entre si e Jesus manteve-se em silêncio. Finalmente, o sumo-sacerdote desafiou Jesus dizendo: «Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.» (Mateus 26:63) A resposta de Jesus foi: «Tu o disseste; contudo vos declaro que vereis mais tarde o Filho do homem sentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.» (Mateus 26:64) Por conta disto, Caifás condenou Jesus por blasfêmia e o Sinédrio concordou em sentenciá-lo à morte (Mateus 26:57-66). Pedro, que esperava no pátio, negou Jesus por três vezes enquanto o interrogatório se desenrolava, exatamente como Jesus havia previsto.

Pilatos interrogou Jesus e afirmou para a multidão que não via fundamentos para uma pena de morte. Quando ele soube que Jesus era da Galileia, Pilatos delegou o caso para o tetrarca da região, Herodes Antipas, que, como Jesus, estava em Jerusalém para a celebração da Páscoa judaica
Herodes também interrogou Jesus, mas não conseguiu nenhuma resposta e enviou-o de volta a Pilatos, que disse para a multidão que nem ele e nem Herodes viam motivo para condenar Jesus. Ele então se decidiu por chicoteá-lo e soltá-lo, mas os sacerdotes incitaram a multidão a pedir que Barrabás, que havia sido preso por assassinato durante uma revolta, fosse solto no lugar dele. Quando Pilatos perguntou então o que deveria fazer com Jesus, a resposta foi: «Crucifica-o!» (Marcos 15:6-14). A esposa de Pôncio Pilatos havia sonhado com Jesus naquele mesmo dia e alertou Pilatos para que ele não se envolvesse «na questão deste justo» (Mateus 27:19) e, perplexo, o governador ordenou que ele fosse chicoteado e humilhado. Os sumo-sacerdotes informaram então Pilatos de uma nova acusação e exigiram que ele fosse condenado à morte por "alegar ser o Filho de Deus". Esta possibilidade atemorizou Pilatos, que voltou a interrogar Jesus para descobrir de onde ele havia vindo (João 19:1-9).

Voltando à multidão novamente, Pilatos declarou que Jesus era inocente e lavou suas mãos para mostrar que não queria ter parte alguma em sua condenação, mas mesmo assim entregou Jesus para que fosse crucificado para evitar uma rebelião (Mateus 27:24-26). 
Jesus carregou sua cruz até o local de sua execução (com a ajuda de Simão Cireneu), um lugar chamado "da Caveira" (Gólgota em hebraico e Calvário em latim). Lá foi crucificado entre dois ladrões (João 19:17-22).

Jesus agonizou na cruz por aproximadamente seis horas. Durante as últimas três, do meio-dia às três da tarde, uma escuridão cobriu "toda a terra" (Mateus 27:45, Marcos 15:13 e Lucas 23:44).

Quando Jesus morreu, houve um terremoto, túmulos se abriram e a cortina do Templo rasgou-se cima até embaixo. José de Arimateia, um membro do Sinédrio e seguidor de Jesus em segredo, foi até Pilatos e pediu o corpo de Jesus para que fosse sepultado (Lucas 23:50-52). Outro seguidor de Jesus em segredo e também membro do Sinédrio,Nicodemos, foi com José de Arimateia para ajudar a retirar o corpo da cruz (João 19:39-40). Porém, Pilatos pediu que o centurião que estava de guarda confirmasse que Jesus estava morto (Marcos 15:44) e um soldado furou o flanco de Jesus com uma lança, o que provocou um fluxo de sangue e água do ferimento (João 19:34).

José de Arimateia então levou o corpo de Jesus, envolveu-o numa mortalha de linho e o colocou em um túmulo novo que havia sido escavado num rochedo (Mateus 27:59-60) que ficava num jardim perto do local da crucificação. Nicodemos trouxe mirra e aloé e ungiu o corpo de Jesus, como era o costume dos judeus (João 19:39-40). Para selar o túmulo, uma grande rocha foi rolada em frente à entrada (Mateus 27:60) e todos voltaram para casa para iniciar o repouso obrigatório do sabá, que começou ao pôr-do-sol (Lucas 23:54-56).

Cristianismo oriental
Como o sacrifício de Jesus na cruz é relembrado neste dia, a Divina Liturgia (o sacrifício do pão e do vinho) jamais é celebrada na Grande Sexta-feira, exceto quando a data cai no mesmo dia da grande festa da Anunciação, celebrada na data fixa de 25 de março (para as igrejas que utilizam o calendário juliano, a data atualmente cai no dia 7 de abril do calendário gregoriano). Também neste dia, o clero deixa de vestir o roxo ou o vermelho, cores da Grande Quaresma e passa a usar o negro. Não se "limpa o altar" na Grande e Sagrada Quinta-feira como no ocidente; ao invés disso, todos as cortinas e tapeçarias da igreja são trocadas para panos negros e assim ficarão até a Divina Liturgia do Grande Sábado.

Os fieis revisitam os eventos do dia com leituras públicas de salmos específicos, dos evangelhos e do canto de hinos sobre a morte de Cristo. Neste dia é observado um jejum bastante estrito e se espera que todos os cristãos bizantinos adultos abdiquem de toda comida e bebida durante todo o dia, desde que não prejudiquem suas condições de saúde. Àqueles que, por idade ou enfermidade, for necessário comer, pão e água podem ser consumidos depois do pôr-do-sol.

Leituras e liturgia
A observância da Grande e Sagrada Sexta-feira começa na noite da quinta-feira com doze leituras dos quatro evangelhos e que recontam os eventos da Paixão de Cristo, da Última Ceia até a crucificação e sepultamento de Jesus. Algumas igrejas utilizam um candelabro com doze velas e as vão apagando, uma por vez, após cada uma das leituras.

A primeira destas leituras é João 13:31 até João 18:1, a mais longa leitura do evangelho em toda a liturgia ortodoxa dentro do ano litúrgico. Imediatamente antes da sexta leitura, que reconta os eventos de Jesus sendo pregado na cruz, uma grande cruz é carregada para fora do presbitério pelo padre, acompanhado por incenso e velas, e colocada no centro da nave (onde estão os fieis); afixado nela está um ícone do corpo de cristo. Cânticos específicos são entoados durante este ritual.

Durante o serviço, todos os presentes beijam os pés de Cristo na cruz. Em seguida, um comovente hino chamado "O Sábio Ladrão" é entoado por cantores que ficam aos pés da cruz.

No dia seguinte, na manhã de sexta, todos se juntam novamente para as "Horas Reais", uma celebração expandida das Pequenas Horas (incluindo a primeira, terceira, sexta, nona e a típica) pela adição de leituras do Antigo Testamento, Epístolas e do Evangelho e hinos sobre a crucificação em cada uma das horas.

À tarde, por volta das três horas, todos se juntam para celebrar a Deposição da Cruz. A leitura é uma concatenação baseada nos quatro evangelhos. Durante o serviço, o corpo de cristo é removido da cruz e levado para o altar. Perto do fim do serviço, um epitaphios (um pano bordado com a imagem de Cristo preparado para ser sepultado) é levado em procissão até uma mesa baixa na nave, símbolo do túmulo de Cristo, geralmente decorado com muitas flores. O epitaphios representa o corpo de Cristo já envolvo na mortalha e tem aproximadamente o tamanho de um ícone escala real do corpo de Cristo. Alguns padres nesta hora fazem uma homilia e todos se aproximam para a veneração.

Ao cair da noite de sexta-feira, começa o período conhecido como matinas do Grande e Sagrado Sábado, e realiza-se um serviço único conhecido como "Lamentação no Túmulo" (Epitáphios Thrēnos) ou "Matinas de Jerusalém" em volta do epitaphios no centro da nave da igreja. Sua característica principal é canto das "lamentações" ou "glórias" (Enkōmia), que consiste em versos cantados pelo clero intercalados aos versos do Salmo 119 (que é, de longe, o mais longo salmo da Bíblia). As Enkōmia são os mais apreciados hinos bizantinos, por sua poesia e música, que se encaixam perfeitamente entre si e refletem a solenidade do dia. Não se conhece o nome do autor, mas o estilo sugere uma data por volta do século VI, provavelmente na época de São Romano, o Melodista.

No final da cerimônia, o epitaphios é levado em procissão para dar uma volta na igreja e de volta para o túmulo. Algumas igrejas praticam o costume de segurar o epitaphios na porta, pouco acima da linha da cintura, para que os fieis passem curvados por baixo quando reentram na igreja, simbolizando sua entrada na morte e ressurreição de Cristo. Oepitaphios ficará no túmulo até o serviço de Páscoa no domingo de manhã.
Na Igreja Católica Romana

A Igreja Católica trata a Sexta-feira Santa como dia de jejum, o que, na Igreja Latina, é compreendido como sendo um dia em se faz apenas uma refeição (menor do que uma refeição normal) e duas colações (um pequeno repasto que, contados juntos, não perfazem uma refeição completa), todas sem carne. É por conta desta tradição que em muitos restaurantes em países católicos servem peixe neste dia. Nos países onde não é feriado, o serviço litúrgico das três da tarde é geralmente atrasado algumas horas.Dia de jejum
Serviços litúrgicos

O rito romano não prevê a celebração de missas entre a Missa da Ceia do Senhor na noite da Quinta-feira Santa e a Vigília Pascal, exceto por autorização especial da Santa Sé ou do bispo local. 
O único sacramento celebrado neste período é o batismo para os que estão à beira da morte, a confissão e a unção dos enfermos . Durante este período, velas e toalhas são retiradas do altar, que fica completamente limpo . Costuma-se também esvaziar todas as fontes de água benta, já como preparação para a benção da água durante a Vigília Pascal. Tradicionalmente, nenhum sino é tocado na Sexta-feira Santa e no Sábado de Aleluia.

A Celebração da Paixão do Senhor se realiza à tarde, idealmente às três da tarde, mas, por razões pastorais (dar tempo aos fieis chegarem em países em que não há feriado, por exemplo), é possível que seja mais tarde . As vestes utilizadas são vermelhas ou, mais tradicionalmente, negras . Até 1970, eram sempre negras, exceto para o ritual da comunhão, quando se usava o violeta.

Antes de 1955, só se usava o preto . Se um bispo ou abade estiver celebrando, ele deverá vestir uma mitra simples (mitra simplex).
Liturgia

A liturgia da Sexta-feira Santa está dividida em três partes: a Liturgia da Palavra, a Veneração da Cruz e a Sagrada Comunhão.
A "Liturgia da Palavra" é um ritual no qual o clero e os ministros ajudantes param de cantar e entram num silêncio completo. Sem nenhum ruído, prostram-se como sinal do"rebaixamento do 'homem terreno' e também o pesar e tristeza da Igreja" . Segue-se a oração da coleta e a leitura de Isaías 52:13-Isaías 53:12, Hebreus 4:14-16,Hebreus 5:7-9 e o relato da Paixão no Evangelho de João, tradicionalmente recitado por três diáconos ou pelo padre, um ou dois leitores e a congregação, que lê a parte da "multidão". Esta parte do ritual termina com as orationes sollemnes, uma série de oração pela Igreja, o papa, o clero e os leigos da Igreja, os que estão se preparando para o batismo, a unidade dos cristãos, os judeus, os que não acreditam em Cristo, os que não acreditam em Deus, os que prestam serviço público e os que precisam de ajuda imediata. Depois de cada uma destas intenções, o diácono conclama os fieis a se ajoelharem por um breve período de oração individual; o padre celebrante então encerra com uma oração conjunta.
A "Veneração da Cruz" apresenta um crucifixo, não necessariamente o que está normalmente no altar ou perto dele em situações normais, que é solenemente desembrulhado e mostrado para a congregação e venerado por ela, individualmente se possível, geralmente através de um beijo, enquanto se cantam hinos, a Improperia("censuras") e o Trisagion.
A "Sagrada Comunhão" é celebrada com base no rito do final da missa, começando com o Pai Nosso, mas omitindo a "Partilha do pão" e seu cântico, o "Agnus Dei". 
Eucaristia, consagrada na Missa da Ceia do Senhor da Quinta-feira Santa, é distribuída neste momento . Antes da reforma do papa Pio XII, apenas o sacerdote recebia a comunhão, um rito chamado de "Missa do Pré-santificado", que incluía as orações normais do ofertório, inclusive o vinho no cálice. O padre e a congregação se despedem em silêncio e a toalha do altar é retirada, deixando o altar limpo, exceto pelo crucifixo e duas ou quatro velas.
Estações da cruz
Além das prescrições tradicionais do serviço litúrgico, as estações da cruz também são visitadas para orações, dentro ou fora da igreja, e um serviço específico é às vezes realizado entre meio-dia e três da tarde, conhecido como Três Horas de Agonia. Em países como Malta, Itália, Filipinas, Porto Rico e Espanha, procissões com estátuas representando variadas cenas da Paixão ocorrem neste período.

Em Roma, desde o papado de São João Paulo II, o ponto alto à frente do Templo de Vênus e Roma, em posição privilegiada à frente da entrada principal do Coliseu, tem sido utilizado como plataforma de discursos para a multidão. O papa, pessoalmente ou através de representantes, lidera os fieis numa jornada de meditações pelas estações da cruz acompanhando uma cruz que é carregada até o Coliseu.
Comunhão Anglicana

O Livro de Oração Comum, de 1662, não especifica um ritual específico a ser observado na Sexta-feira Santa, mas os costumes locais geralmente incluem diversos serviços, incluindo as "Sete Frases de Jesus na Cruz" e um serviço de três horas. Mais recentemente, as edições revisadas do Livro de Oração Comum e da Liturgia Comum reintroduziram diversas observâncias anteriores à Reforma, que correspondem aos rituais da Igreja Católica Romana.
Outras tradições protestantes

Muitas comunidades protestantes celebram serviços litúrgicos específicos na Sexta-feira Santa também. Morávios realizam uma festa específica ("Festa do Amor") na sexta e comungam na quinta. Os metodistas comemoram a Sexta-feira Santa com um serviço de adoração, geralmente baseado nas sete frases de Jesus na cruz. Não é raro também encontrar celebrações multi-denominacionais em algumas comunidades neste dia.

Alguns batistas , pentecostais e igrejas não-denominacionais são contrários à observância da Sexta-Feira Santa, considerando o feriado uma tradição papista e, ao invés disso, observam a crucificação na quarta-feira, na mesma data do sacrifício judaico do cordeiro pascal (que os cristãos acreditam ser uma referência no Antigo Testamento à Jesus Cristo). 
A crucificação na Quarta-feira Santa permite ainda que se acomode a tradição de que Jesus teria passado "três dias e três noites" no túmulo, como o próprio Jesus afirma em Mateus 12:40 e não duas noites e um dia como no caso da crucificação na Sexta-Feira Santa (vide artigo).

Costumes
Em muitos países com forte tradição cristã, como Austrália, Brasil, Canadá, as ilhas do Caribe, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Finlândia, Alemanha, Malta, México, Nova Zelândia , Peru, Filipinas, Cingapura, Espanha, Suécia, Reino Unido e Venezuela, a Sexta-feira Santa é um feriado nacional. Nos Estados Unidos, em doze estados é feriado.
Procissão do Senhor Morto

Em muitas cidades históricas ou interioranas do Brasil e Portugal, como Paraty (RJ), Ouro Preto (MG), São João del Rei (MG), Oliveira (MG), Pirenópolis (GO), Jaraguá (GO),Rio Tinto (Concelho de Gondomar em Portugal) e São Mateus, a "Celebração da Paixão e Morte do Senhor" é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como "Procissão do Senhor Morto", em que são cantados motetos em latim.

Cuba
Num artigo online publicado na Agência de Notícias Católica por Alejandro Bermúdez em 31 de março de 2012, o presidente de Cuba Raúl Castro, o Partido Comunista e seus secretários decretaram que a Sexta-feira Santa naquele ano seria um feriado nacional. O ato era uma resposta de Castro a um pedido feito pessoalmente a ele pelo papa Bento XVI durante sua visita apostólica à ilha e à cidade de Leão, no México, naquele mês. Esta concessão seguiu o padrão de pequenas concessões de Cuba em relação ao Vaticano e espelha uma outra feita por Fidel Castro à pedido de São João Paulo II quando declarou que o Natal voltaria a ser feriado em Cuba . As duas datas são hoje feriados nacionais em Cuba.

Wikipédia

Conheça o " Gengibre" e suas propriedades

Herbácea anual, de cerca de 1,3 m de altura, de folhas verdes e flores verde-amareladas, com rizoma muito ramificado e um pouco achatado, de sabor picante e odor aromático.

Cresce em solos arenosos e secos à iluminação plena. O plantio é feito com pedaços de rizoma ou brotos. O transplante pode ser feito após um mês, no espaçamento de 0,3 x 0,8m.
Outros nomes
Gengivre, gingibre, mangarataia, mangaratiá. 
Português.: gengibre, gengibre-amarelo, gengibre-das-boticas, gengivre; 
Espanhol: jenjibre [dulce], ajengibre, anchoas; 
Frances: gingembre;
Inglês: ginger.

Princípio ativo
Óleo essencial rico em terpenos, fenóis (gingerol) responsável pelo sabor ardente, e resinas.
O gengibre é uma das mais antigas plantas do mundo. Suas propriedades medicinais são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

No mundo inteiro, o seu chá é feito com pedaços do rizoma fervido em água potável, onde é utilizado no tratamento da gripe, tosse, resfriado e até ressaca. Com Banhos e compressas quente de gengibre é indicado para aliviar os sintomas de gota, artrite, dor de cabeça e na coluna, também diminui a congestão nasal, cólicas menstruais e alguns tipos de câncer.

Antigamente, era utilizado na produção de xaropes para curar dores de garganta. Tem ação anti-séptica que pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos profissionais que usam a voz, falam que um dos seus segredos para cuidar da voz é mastigar lentamente um pedaço dele. No entanto, esse hábito é contra-indicado por que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta anestesia tópica diminui bastante o controle da emissão vocal.

Em vários países, são feitas massagens com óleo de gengibre é um tratamento tradicional e famoso para problemas de coluna e articulações. 

Além, dessas várias propriedades ele é bactericida, desintoxicante e alguns estudiosos dizem ser afrodisíaco.

Recentemente, foi reconhecido por sua ação sobre o sistema digestivo, tornando-a muito indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
Internet

quarta-feira, 1 de abril de 2015

“Pró-bairros” – Projeto social “Hei de Vencer” beneficia moradores do São Geraldo e Teixeiras

JUIZ DE FORA - 31/3/2015 - 18:13
Notícias de: SECRETARIA DE GOVERNO

Oferecer atividade saudável para ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes. Este é um dos objetivos do projeto “Hei de Vencer”, desenvolvido pelas associações de moradores dos bairros São Geraldo e Teixeiras. As duas ações são custeadas pela Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da lei do “Pró-bairros”.

O projeto visa a promover a qualidade de vida através da prática esportiva, oferecendo aulas de artes marciais (jiu-jitsu, judô, boxe, muay-thay e karatê), objetivando a promoção de práticas saudáveis, disciplina e inclusão social dos moradores dos bairros beneficiados.

“Vim conhecer, fiquei encantada e matriculei meus meninos. Acredito que seja uma maneira de incentivar as crianças para buscar coisas boas no futuro”, destacou com muito entusiasmo a dona de casa Rosania Procópio Santos, 39, mãe de quatro crianças participantes do projeto no Bairro São Geraldo. Na opinião dela, com uma ocupação as crianças ficam longe da criminalidade e das más companhias. Em apenas dois meses de participação, Rosania garante já ter notado diferença no comportamento dos filhos: “Melhoraram muito. Estão brigando menos, mais unidos e companheiros. Aqui eles aprendem a ser mais educados e disciplinados, é muito bom”, finaliza.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro São Geraldo, Renilson Ferreira, ressalta que, com os recursos disponibilizados pelo “Pró-bairros”, foi possível investir na compra de material e pagamento de um profissional para ministrar as aulas. “Adquirimos kimonos, agora todos os participantes têm. Estamos pagando também o instrutor, deu uma ajuda boa”. Ele destaca ainda que o principal propósito “é manter uma atividade física e disciplinar. Corpo e mente sãos. A gente fala muito sobre disciplina. Algumas crianças chegaram rebeldes, mas aprendem a conviver melhor”.

Atividade extraclasse tira crianças da rua

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Teixeiras, Waldevides Rodrigues Gomes, também considera o projeto um incentivo para os participantes. “É uma atividade extraclasse que ajuda as mães a tirarem as crianças da rua”, afirmou.

Os participantes aprovam: “É muito bom, eu comecei a gostar de jiu-jitsu”, conta a estudante Ana Flávia Silva, 11, participante do “Hei de Vencer” há três meses. Já a aluna Bruna Helena Damasceno, 12, está há dois meses no projeto e acredita que é interessante aprender um esporte, porque faz bem para vida dela. “Eu gosto muito disso, eu sinto orgulho de fazer parte.”

O “Pró-Bairros” também auxilia iniciativas nos bairros São Judas Tadeu, Floresta, Carlos Chagas e Pamital. O representante da União Juiz-forana de Bairros e Distritos (Unijuf) na Comissão Municipal de Avaliação de Projetos Comunitários (Comaprobairros), Mauricio Nunes da Rocha, se mostrou satisfeito com o andamento do projeto no Teixeiras. “Aparentemente está tudo dentro do que estávamos cogitando e é muito bom ver o interesse do presidente do bairro, acompanhando de perto o que acontece”, destacou.

Já a participante da Secretaria de Governo (SG) no Comaprobairros, Wanessa Barbosa, acredita que estes projetos podem refletir as demandas das comunidades e auxiliar o fomento de políticas públicas, “já que estimulam a organização comunitária, a mobilização social e promoção da cidadania”, explicou.

O Pró-bairros

A Lei municipal nº 12.377 é a primeira de iniciativa popular de Juiz de Fora. O “Pró-Bairros” foi aprovado em 2011, por unanimidade, na Câmara Municipal, após ser apresentado pela Unijuf, depois de recolher mais de dez mil assinaturas. A legislação passou a ser cumprida nesta administração. O objetivo é servir como instrumento de apoio a projetos desenvolvidos pelas associações de moradores da cidade, promovendo e estimulando as parcerias da PJF com as organizações comunitárias.

TEXTO: Wildemar Aquino 
FOTOS: Gil Velloso e Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria da Secretaria de Governo pelo 3690-7245.
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