PESCARIA NO RIO BALSAS DE MINHA INFÂNCIA
(Ontem, 13 de abril, começou a Semana Santa! Para quem não sabe, a Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Ramos. Assim, publico novamente esta matéria, agora revista e com novas ilustrações, a cargo do Juarez Leite, artista plástico que enriquece minhas ousadias literárias).
Menino pescador
Todos os anos, quando chega a Semana Santa, eu fico a lembrar meus tempos de infância balsense, quando a meninada alimentava de peixes a inteira população da cidade. Não havia supermercados ou qualquer outro tipo de comércio para suprimento do produto, mas toda casa tinha um menino que, naquela ocasião, se transformava em pescador. Por isso, o feriadão começava na quarta-feira, dando o tempo necessário para que, na Sexta-Feira da Paixão, o povo jejuasse de carne, como mandava a Santa Madre Igreja.
Os peixes mais comuns de escama eram o piau, a pacu – feminino para nós – e a piranha, os três considerados nobres e pegados durante o dia.
Peixes de escama: piau, pacu e piranha
À noite, era a vez do mandi, do surubim e do mandubé, peixes de couro, os dois últimos alcançando grande porte.
Peixes de couro: mandi, surubim e mandubé
As iscas mais usadas eram o angu de farinha e o milho verde ou cozido para o piau e a pacu, carne para a piranha, minhoca, tripa de galinha e piabas para os peixes de couro.
Até agora, eu nada disse que não fosse o costumeiro de como se pescava em qualquer rio sertanejo. O que nos fazia diferentes era nossa tralha de pesca.
O Rio Balsas, na época da Semana Santa, apresenta suas águas límpidas e cristalinas, transparentes como em qualquer piscina. Durante o dia, enxergávamos os peixes às pequenas profundidades e, consequentemente, os peixes nos enxergavam às margens do rio.
Rio Balsas: águas verde-azuladas, puras, transparentes
No período noturno, não havia problema. Pescávamos com a linha zero, igual à que hoje se usa nas pipas, para os peixes miúdos, e com o cabinho, da grossura dum cadarço de tênis, para os graúdos, de couro.
De dia, esse material não funcionava, espantava os peixes. Aí é que se constata a criatividade do povo daquele tempo. Ainda não havia o náilon. Até o fim da Guerra, a gente se virava com as linhas fabricadas por nós mesmos, usando como matéria-prima crinas de rabo de cavalo.
O primeiro requisito era que o cavalo deveria ser branco ou de crinas claras, para que a linha ficasse invisível ao ser lançada na água.
Cavalo de rabo branco: fornecedor involuntário de linha de pesca
Como em Balsas havia poucos cavalos, usávamos como provedores de crina os componente das tropas dos fazendeiros e agricultores rurais das cercanias que, periodicamente, se arranchavam na cidade, para vender sua produção e comprar sal e mercadorias industrializadas, numa espécie de escambo. Havia até hotéis – quintas com água e pasto – para as montarias e animais de carga. E era nessas quintas que, à noite, fazíamos a festa, arrancando as crinas, na base do coice. Tinha cavalo que, ao retornar para as fazendas, levava apenas um sabugo no lugar do rabo.
Com a colheita das crinas, partíamos para a fabricação da linha propriamente dita. Primeiramente, fazíamos os entrançados de dois ou três fios, cada um com a média de 30 cm de comprimento. Depois os emendávamos, até chegar ao tamanho desejado, de 6 a 10 metros. Havia os especialistas, como o Modesto, filho do Mestre Zacarias, que pescava com linha de um só fio e, quando ferrava um piau ou uma pacu, caía na água e nadava acompanhando o peixe até que este se cansasse. Verdadeira arte!
Fabricada a linha, partíamos par a obtenção do caniço. Por lá, não havia o bambu, e a taboca não se prestava para esse fim. Em compensação, a mata era fértil de pereira, arbusto cujos galhos eram muito apropriados para servirem de vara de pesca.
Outro item raro era o anzol, que fabricávamos com um alfinete do qual dobrávamos a ponta, dando-lhe um nome também conhecido pelos baianos, güé, eficientíssimo na pesca do piau e da pacu, os peixes mais apreciados pelos balsenses. Algumas lojas vendiam anzóis, de tamanhos variados, mas dinheiro no bolso da meninada era nenhum, por isso a gente se virava como podia, não necessitando de grana e usando apenas a imaginação criativa.
Faltava a chumbada. Para isso, derretíamos tubos vazios de pasta dentifrícia, que naqueles tempos ainda não eram feitos de plástico.
E pronto! Estávamos devidamente equipados para abarrotar a cidade com a imensa quantidade de peixes que levávamos daquele generoso rio.
Só em 1946, depois da Guerra, foi que começaram a chegar as linhas de náilon, como as que hoje existem, que nós chamávamos de linha americana. A pioneira da linha de náilon em Balsas foi a Madrinha Ritinha, mulher de meu Tio Cazuza, também uma grande pescadora de peixe de couro que, naquele mesmo ano de 1946, presenteou meu irmão Bergonsil, o Chilim, com 10 metros daquela nova invenção. Chilim, que estudada em Floriano e se encontrava em Balsas de férias, ao retornar, deu-me sua linha americana de presente, uma das grandes preciosidades com que ele me agraciou na vida.
Com o advento da linha americana, tornaram-se triviais os anzóis – havia uns com a barbela enviesada, conhecidos como ferra-no-olho -, a vara de bambu ou de náilon e a chumbada manufaturada. Aí, a pesca balsense perdeu um tanto de sua graça, vez que, com o progresso, vieram também a devastação das margens do rio e o barulho, fazendo com que os peixes sumissem para bem longe da civilização.
E por que estou contando isso a vocês agora, tantos anos passados? Apenas para que não se perca na memória de meus conterrâneos a história dum tempo em que, mesmo carentes de tudo quanto era progresso, sabíamos aproveitar totalmente o que a Natureza, magnanimamente, nos legava.
Alguém há de indagar:
– E a traíra? Vocês não pescavam esse peixe?
E eu apresso-me em explicar.
Naquele sertão, de imensa fartura e riqueza natural, a traíra, também conhecida como pau-de-nêgo e cipó-de-viúva, animal da lama e das águas toldadas, assim como o sapo, a cobra, a minhoca, o jabuti, a lesma, o rato, o mambira, o morcego, o lapau, a mucura, o macaco e o camaleão, não era considerada alimento humano. Nem para isca era utilizada.
Traíra, pau-de-nêgo ou cipó-de-viúva
Havia até um dito popular muito ouvido entre os pescadores: terra onde tromba de elefante é picolé, lamparina dá choque, galinha cisca pra frente, jumento é relógio, tostão é dinheiro e traíra é peixe, nessa terra eu não moro!
Blog Besta Fubana