sábado, 2 de março de 2013

Polícia Militar de Meio Ambiente mostra resultados no Sul de Minas

01/03/2013 22:24 
PMAmb/Divulgação
Diversos materiais foram apreendidos em poder de criminosos

A 18ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, que atende o Sul de Minas, lançou no início deste ano a campanha Profauna. O objetivo é combater e prevenir a caça de animais silvestres e a pesca predatória na época de piracema. Outro alvo é o tráfico de pássaros. A campanha contou com o apoio da população através de denúncias sobre ações ilegais.

Com base nas informações recolhidas, foram apreendidas oito armas de fogo, entre espingardas e revólveres, 195 munições de calibres diversos, armas brancas, 58 gaiolas, cinco armadilhas e 19 redes; além de quatro porções de maconha e R$ 14.180,00 distribuídos em dinheiro e cheques. Foram recuperados 101 pássaros e 121 quilos de pescado. 

Denúncias sobre caça, tráfico e pesca ilegal podem ser realizadas através do Disque Denúncia Unificado pelo telefone 181. O sigilo será garantido.

Já na cidade de Poços de Caldas e região as ligações para denúncias podem ser realizadas pelo telefone 3721-8330 e 3697-2341 durante as 24 horas do dia.
http://www.hojeemdia.com.br/minas/campanha-da-policia-militar-de-meio-ambiente-da-resultados-no-sul-de-minas-1.96649

sexta-feira, 1 de março de 2013

PMMG - Edital para 1.300 vagas de auxiliar administrativo da PM

01 de Março de 2013 - 20:19


A Polícia Militar divulgou edital para preenchimento de 1.300 vagas de auxiliar administrativo em todo estado. 
O concurso terá validade de um ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. 
As inscrições poderão ser realizadas pelo site da PM (www.pmmg.mg.gov.br) entre 28 de abril e 28 de maio. 
São 51 vagas para Juiz de Fora, além de oportunidades para Ubá (12 vagas), Muriaé (oito vagas) e Leopoldina (seis vagas). 
A prova de conhecimentos (português, matemática, informática e noções de direito) será realizada em 30 de junho. 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 50.
http://www.tribunademinas.com.br/empregos/sai-edital-para-1-300-vagas-de-auxiliar-administrativo-da-pm-1.1238662

Grupos de guerrilhas do Brasil

guerrilha
1 Bando armado de voluntários não disciplinados militarmente, que em geral atacam o inimigo pela sua retaguarda, com o objetivo de importuná-lo, interromper as suas linhas de comunicação e destruir seus suprimentos. 
2 Ações militares executadas por guerrilhas. 
3 Facção política, sem caráter de partido político disciplinado. sm O que faz parte de uma guerrilha; guerrilheiro. 
 Dicionário Michaelis

"É necessário que todo guerrilheiro urbano mantenha em mente que só poderá sobreviver se estiver disposto a matar os policiais e todos aqueles dedicados à repressão. E se está verdadeiramente dedicado a expropriar a riqueza dos grandes capitalistas, os latifundiários e os imperialistas".
 Marighella - Manual do Guerrilheiro Urbano

"O guerrilheiro é um reformador social." Ernesto Che Guevara

Grupos Revolucionários da Esquerda Armada no Brasil
Os grupos de Esquerda armada no Brasil foram formados, em sua maioria, por estudantes secundaristas e universitários influenciados pelas teses marxistas-leninistas. Mas também existiram guerrilheiros oriundos do exército, de sindicatos e de alas progressistas da Igreja Católica. 

Os movimentos de guerrilha urbana e rural se intensificaram no Brasil após o golpe militar de 1964 que derrubou o presidente democraticamente eleito João Goulart, o Jango. A Esquerda optou pela luta armada quando não havia mais espaço para contestação ao regime militar. 

Após a instituição do AI-5 - Ato Institucional número 5 - ficava proibida qualquer tipo de manifestação, mesmo que pacífica, ao regime militar, instaurou-se a pena de morte, prisão sem julgamento e censura prévia aos meios de comunicação. 

A tortura, mesmo que não admitida oficialmente, se tornou regra em delegacias e divisões do DOI-CODI - Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna. 

 Em "Operações" leia-se "tortura" para buscar informações sobre o paradeiro de outros militantes de esquerda. O tema Esquerda Armada ainda é polêmico. Alguns críticos acusam a guerrilha de ter "endurecido" a ditadura militar com seus atentados, dando a eles uma desculpa para não abrir o regime. Outros dizem que a Esquerda armada também cometeu crimes como os "justiçamentos": assassinatos de militante que traíram o grupo. Alem de não pretender o retorno do presidente deposto ao poder e a volta da democracia. Mas implantar uma ditadura comunista nos moldes soviéticos..... 

Abaixo um resumo dos principais grupos de esquerda que lutaram contra a ditadura militar: 

Fontes consultadas:
Direito à memória e à verdade : Luta, substantivo feminino Tatiana Merlino. - São Paulo : Editora Caros Amigos, 2010.
A ditadura militar no Brasil: A história em cima dos fatos - Revista Caros amigos















http://www.comunistas.spruz.com/guerrilha1.htm

Os carros + velozes

Top 10: Os carros mais rápidos do mundo
Publicado na categoria:Dicas em 03/08/2011
por Samantha Alievi

Na maioria dos automóveis, o máximo que o marcador de velocidade alcança é 220 km/h. Mas, para estes carros que você verá a seguir, este é apenas o começo da jornada. Chegando a velocidades até maiores do que um Fórmula 1, os veículos esportivos têm o único objetivo de serem os mais velozes e potentes da categoria.

Curiosamente, alguns dos carros mais rápidos do mundo também estiveram na nossa lista de mais caros. O nosso top 10 reúne modelos tão variados que temos até um automóvel com quase 20 anos:

10º – Jaguar XJ220: 349 km/h
O design do vovô Jaguar é bem atual

Pelos anos, os carros se desvalorizam e perdem espaço no mercado rapidinho. Com oJaguar a história é diferente. Desde 1992 este automóvel continua figurando na lista dos mais rápidos. Empatado em velocidade com a Ferrari Enzo, o Jaguar tem o motor tão potente quanto os veículos atuais: bi-turbo V6 e 542 cavalos. Seu preço continua alto, para ter um na garagem você terá que desembolsar $650,000.
9º – Ferrari Enzo: 349 km/h
A Enzo peca na velocidade, mas o design continua sendo um dos mais bonitos da lista

Para muitos, a Ferrari é o símbolo maior dos carros esportivos. Mas na nossa lista ela está em penúltimo lugar. Lançada em 2002, para homenagear o responsável pelo mito da marca, a Ferrari Enzo se utilizou da tecnologia dos monopostos da Fórmula 1 para criar o seu sistema de troca de marchas, chassi em fibra de carbono e freios de disco de cerâmica. A semelhança entre a Enzo e os monopostos é evidente no capô, que foi modelado para lembrar o bico de um F1. O motor é V12 e somente 400 unidades foram produzidas.
8º – Noble M600: 358 km/h
No Noble o interior é o de menos, o que importa é a velocidade

O Noble foi criado simplesmente para ser rápido; o interior não tem muitos atrativos e seu design não é chamativo. As linhas são suaves e lembram o Porsche. Seu motor V8 bi-turbo Yamaha foi fabricado pela empresa inglesa Noble e a carroceria é em fibra de carbono. Ele não é um carro muito conhecido, por apresentar somente aquilo que interessa na nossa lista: velocidade. A dirigibilidade do Noble é contestável, os freios não são ABS e as rodas travam facilmente; o retrovisor, ao invés de ajudar, atrapalha o motorista.
7º – Gumpert Apollo: 360 km/h
O Gumpert Apollo é o resultado de um sonho do alemão Gumpert

Um alemão colocou na cabeça que iria produzir um carro veloz para as pistas e seguro para as rodovias. Depois de convencer a Audi, onde trabalhava no setor de marketing, Gumpert conseguiu apoio e cinco anos depois nascia o Gumpert Apollo, na mais nova fábrica de esportivos da Alemanha: a Gumpert Sportwagenmanufaktur GmbH. Com motor V8 de 4.2 litros, o Gumpert já competiu na 24 Horas de Nurburgring e, como não poderia deixar de ser, leva o motor de marca Audi.
6º – McLaren F1: 386,24 km/h
Foram usadas algumas peças em ouro para ajudar no resfriamento do motor

Não é só na Fórmula Um que a McLaren está na frente da Ferrari. A curiosidade é que, diferente do primo da F1, o esportivo tem motor BMW V12 (na F1 eles usam Mercedes) e chega à velocidade de 386,24km/h ao utilizar toda a força dos 627 cavalos. Gordon Murray, que era o projetista da McLaren das pistas, veio com a ideia de criar um esportivo para as ruas. Depois de passar pela aprovação de Ron Dennis, então chefe de equipe da McLaren, o esportivo foi lançado com aceleração de 0-60 em 3,2 segundos.
5º – Koenigsegg CCX: 394,29 km/h
O Competition Coupe X, mais conhecido como CCX

O suíço CCX de motor V8 tem até mais cavalos que o Saleen: 806 cv, porém, na velocidade final o carro fica para trás. O esportivo tem duas versões: a americana e a europeia. A versão americana teve que ser modificada já que nos Estados Unidos, assim como no Brasil, o combustível tem octanagem diferente; houve a necessidade de mudanças também no design do esportivo, pois a lei americana não aceita veículos estrangeiros que estejam fora de suas normas.
4º – Saleen S7 Twin-Turbo: 399,12 km/h
O Saleen também tem sua versão para as pistas, chamado de Saleen S7R

Já pensou em ter um carro totalmente feito à mão? O Saleen tem o precinho razoável de $555,000 e é um dos mais baratos da lista e mais potente. Seu motor é bi-turbo, totalmente em alumínio e com potência de 750 cavalos. Projetado pelo americano Steve Saleen, a produção do veículo é artesanal; quando você for encomendar o seu, pode até pedir para fazerem um banco na sua medida. Para equilibrar o peso do motorista, a fábrica decidiu colocar o assento mais para o lado central, melhorando também a visibilidade.
3º – SSC Ultimate Aero: 413,6 km/h
Na primeira versão do Ultimate Aero o chassi utilizado era o mesmo do Mitsubishi Diablo

Este foi o carro desenvolvido pela Shelby em 2006 para quebra de recorde. Ele atingiu a marca de 413,6 em 2007 e ficou por um tempo no topo até a Bugatti roubar o seu título. A aceleração do Ultimate Aero chega a 60km/h em 2,7 segundos, ou seja, é só colocar o pé no acelerador que logo você estará na marca de 120 km/h. Com motor turbo duplo, não é à toa que ele tem tanta potência. Os 1183 cavalos o elevaram ao posto de terceiro carro mais rápido do mundo.
2º – SSC Tuatara: 442 km/h
Tuatara é o nome de um animal que dizem que levam a velocidade no DNA

A Shelby SuperCars vive em constante briga com a Bugatti para saber quem consegue produzir o carro mais veloz do mundo. Depois de perder território para o Veyron, a SSC foi para a prancheta e criou o SSC Tuatara. O automóvel ainda não foi lançado, mas a fábrica afirma que este será o mais novo recordista mundial de velocidade. Com1350 cavalos, há a previsão de que ele alcance a velocidade de 442.475km/h! Como ainda está só na previsão, vamos deixá-lo no segundo lugar.
1º -Bugatti Veyron 16.4 Super Sport: 431,07 km/h
O imbatível Bugatti Veyron

Em primeiro lugar não poderia ser diferente. O Bugatti é a realização de tudo o que um superesportivo representa: velocidade e beleza. 
Testado na pista da Volkswagen, o Bugatti Veyron alcançou a marca recorde de 430 km/h, levando para casa a taça de carro mais rápido no livro dos recordes. Com 1200 cavalos, a fábrica decidiu colocar no mercado a versão 16.4 Super Sport com velocidade máxima mais baixa, de ‘apenas’ 415 km/h.
http://www.rentcars.com.br/blog/2011/08/03/top-10-os-carros-mais-velozes-do-mundo/

Assaltante baleou a vítima

01 de Março de 2013 - 19:26 - Juiz de Fora
Por Tribuna

Um homem de 36 anos foi atingido com um disparo de arma de fogo após reagir a uma tentativa de roubo, na tarde desta sexta-feira (01) no Bairro de Lourdes, região Sudeste. 

Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a vítima passava a pé pela Rua Nossa Senhora de Lourdes, próximo à rotatória do bairro, quando foi abordada por dois homens em uma moto, pedindo informações. Ao se aproximar do veículo, um deles sacou a arma e anunciou o roubo. Ao tentar impedir a ação dos criminosos, o homem teria acionado a arma, fazendo com que o disparo atingisse a própria perna. A dupla fugiu. 

A vítima buscou atendimento no Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde foi constatado que o tiro transfixou o joelho esquerdo. Ele foi medicado e encaminhado para a observação, no entanto, assinou o termo de responsabilidade para sair da unidade hospitalar.

Minas Gerais tem mais de 28 mil mandados de prisão não cumpridos

01/03/2013 19:10 - Atualizado em 01/03/2013 19:10

Celso Martins - Hoje em Dia

Wilson Dias/ABr/Arquivo
Os presos foragidos no Estado representam metade da atual população carcerária

Minas Gerais tem 28.641 presos com mandados de prisão que não foram cumpridos pela polícia. Em todo o Brasil são 192.611, segundo o levantamento feito pela Corregedoria Nacional de Justiça, a partir de informações contidas no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Os presos foragidos em Minas representam 10,84% do total no país e metade da atual população carcerária do Estado.
O levantamento mostra que, de um total de 268.358 mandados de prisão expedidos de junho de 2011 a 31 de janeiro de 2013, 192.611 ainda aguardam cumprimento. O estado com maior número é o Paraná (30.431), seguido de Minas e Goiás (20.885). 

Do total de mandados expedidos de junho de 2011 até o último dia 31 de janeiro, 65.160 resultaram em prisões. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 10.587 tiveram expirado o cumprimento, impedindo a polícia de prender os criminosos.

No Rio de Janeiro foi constatado o maior número de mandados de prisão cumpridos, em números absolutos: 14.021 mandados. Em segundo lugar aparece, com 7.031 mandados cumpridos e, em terceiro o Espírito Santo, com 6.370 no total.

Criado pela Lei n. 12.403/2011, o Banco reúne informações lançadas por tribunais estaduais e federais. 

A ideia é que todas as ordens de prisão emitidas no país sejam lançadas no sistema podendo, assim, ser acessadas pela Internet por membros de todos os órgãos envolvidos no tema (Polícias Civis, Polícias Militares, Polícia Federal, Ministério Público e órgãos do Judiciário).

Encontrado o corpo do segundo trabalhador soterrado em obra

01 de Março de 2013 - 16:44 - Juiz de Fora 
Um deles ficou parcialmente encoberto e havia sido resgatado pelos bombeiros. Sidmar dos Santos foi encontrado por volta das 17:30h já sem vida

Um homem morreu e outro ficou ferido em um deslizamento de terra em um obra na Rua Vicente Adão Botti, no Bairro Bom Pastor, Zona Sul, na tarde desta sexta-feira (01). O primeiro trabalhador ficou parcialmente soterrado e foi retirado pela equipe do Corpo de Bombeiros na primeira hora. Por volta das 17:30h, foi encontrado o corpo do segundo homem. Sidmar dos Santos estava totalmente encoberto pela terra e foi encontrado dentro da vala da fundação da obra já sem vida.

Cerca de 20 homens do Corpo de Bombeiros trabalharam no resgate das vítimas. Defesa Civil, Polícia Militar e do Samu deram apoio à operação, que começou por volta das 16h. Uma retroescavadeira foi usada pra localizar o segundo homem atingido.

Cinco homens trabalhavam na fundação do prédio e na construção de um muro de contenção da obra. A área já havia sido escavada e ficava a cerca de 1,6 metros do nível da rua.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/encontrado-corpo-do-segundo-trabalhador-soterrado-em-obra-1.1238463

Três Marias/MG e outras cidades que completam Cinquentenário em 01/03/2013

Imagem - G1 Grande Minas
Três Marias é carinhosamente conhecida como "Doce Mar de Minas".

Três Marias se emancipou em 1º de março de 1963, portanto esta é a data de aniversário da cidade. Quem nasce nesta cidade é trimariense.

No início da construção da Usina Hidrelétrica de Três Marias, Barreiro Grande era um sítio que pertencia à família Josh Pereira de Freitas. Sem nenhuma infraestrutura, a região começou a receber aventureiros, pequenos comerciantes e operários demitidos das firmas construtoras, provocando um crescimento desordenado. Com o crescimento vertiginoso, o povoado Barreiro Grande logo passou a distrito, pertencendo ao município de Corinto. 

Para o nome Barreiro Grande existem duas versões. 
Uma, expõe ser essa denominação derivada do nome de um córrego que passa pela região: Barreiro Grande é o nome dado ao córrego que nasce na fazenda Mangaba (perto do Aeroporto) e atravessa toda a cidade, de leste para nordeste, desaguando no Rio São Francisco. 

A outra, expõe que o nome Barreiro Grande origina-se da terra salgada (salitrada), que fica às margens de certo trecho do referido Córrego, principalmente no trecho onde hoje é o centro da cidade. 0 gado solto lambia a terra o dia todo, produzindo um Barreiro muito grande, daí o surgimento do nome. 

A 1° de março de 1963, foi instalado o município de Barreiro Grande, desmembrando-o de Corinto, sendo empossado como intendente municipal o Sr. Antônio Fonseca Leal. 

A Usina Hidrelétrica de Três Marias tornou-se conhecida em todo o Brasil devido ao seu potencial hidrelétrico, divulgando o seu nome como se fosse o da cidade. 

No ano de 1975, na administração municipal de Dario Soares, o povo se organizou e fez abaixo assinado com a assinatura da maioria dos eleitores para pleitear a mudança da denominação Barreiro Grande para Três Marias.

Para o nome Três Marias existe a seguinte versão: 
Há muitos e muitos anos, residia às margens do Rio São Francisco uma família: mãe, pai e três filhas. Eram fazendeiros, trabalhadores e tementes a Deus. A família montou uma pequena hospedaria na fazenda, para o descanso dos tropeiros viajantes, pescadores cansados de viajar a pé , carro de boi ou no lombo dos animais. 

Com o passar dos anos, os dois velhos morreram e as filhas Maria Francisca, Maria das Dores e Maria Geralda continuaram com a hospedaria, ponto de parada obrigatória, porque na região era o único lugar de descanso. Aquela pequena hospedagem tornou-se popular como as Três Marias: Hoje vou pernoitar, lá, nas Três Marias ... ; Quando atravessar o Rio São Francisco vou almoçar nas Três Marias ... As irmãs Maria Geralda, Maria das Dores a Maria Francisca gostavam muito de nadar e mergulhar nas águas do Rio São Francisco. 

Certo dia, como de costume, as Três Marias foram nadar, sem saber que vinha vindo uma cabeça de enchente. As águas vinham revoltas, arrastando animais, árvores, plantações, carregando e destruindo tudo a sua passagem. E as águas foram chegando, chegando, cada vez mais se aproximavam com seu barulho ensurdecedor. As aves a animais se calaram ante a fúria da natureza.
As Três Marias, ao pressentirem a chegada das águas, tentaram, desesperadamente, sair do rio, mas Maria Geralda rodou nas águas, Maria Francisca tentou salvá-la e rodou também. Quando Maria das Dores viu as suas irmãs debatendo-se nas águas, numa luta mortal, tentou levá-las para as margens do Rio. Tudo em vão: as águas rodopiavam, levantavam mares a redemoinhos e carregaram as Três Marias para o fundo do Rio.

Após o acidente trágico, o nome de Três Marias tornou-se mais popular ainda, ficando aquela região assim conhecida. 

Na década de 1950, o então presidente da república Juscelino Kubitschek autorizou a construção de uma Usina Hidrelétrica na região do Alto São Francisco, que mais tarde daria o nome a cidade que surgia.

Cuiabá corre risco de não concluir obras para a Copa do Mundo

28/02/2013 18:42:31 
Empreiteira discute renúncia de contrato de obras da Copa “para nunca mais voltar” 

Redação 24 Horas News

O risco de Mato Grosso não conseguir concluir as obras para a Copa do Mundo, em Cuiabá, compromissadas na Matriz de Responsabilidades assinada com a Federação Internacional de Futebol Associados (Fifa) se agiganta. 

Responsável por três obras de trincheiras e ainda de serviços de drenagem ao longo da Avenida Miguel Sutil, a Ster Engenharia discute com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do Pantanal (Secopa) a renúncia ao contrato. Fontes ligadas ao caso – que pode resultar num atraso ainda maior das obras – garantem: a construtora quer deixar Mato Grosso “para nunca mais voltar”.

Há dias técnicos da Secopa estão buscando um entendimento para o caso. A renúncia contratual poderia levar a um embate jurídico administrativo com desdobramentos devastadores no já atrasado calendário de obras – o que vem causando enormes sacrifício e revolta da população e de graves prejuízos para a classe empresarial. Os técnicos temem pela necessidade de se abrir uma nova licitação. “Seria o caos” – disse a fonte.

Alternativas estão sendo discutidas com profundidade, caso a medida da empreiteira se confirme. Uma delas diz respeito a uma licitação em caráter especial, que consiste na redução dos prazos. O fato, no entanto, é que qualquer que seja a alternativa haverá desgaste para o Governo – já triturado pela opinião pública local.

Nesta quinta-feira, 28, o secretário Maurício Guimarães estava em Brasília-DF. Funcionários da Secopa não quiseram falar sobre o assunto. Limitam-se a remeter o caso para o alto escalão.

A Ster Engenharia foi vencedora da concorrência para o Lote III, que consiste em trabalhos de drenagem na região do Centro de Eventos do Pantanal no valor de R$ 23.374.107,80; a trincheira do Santa Rosa, que terá 520 metros de extensão; e ainda a trincheira do entroncamento da Rodovia Mário Andreazza/MT-444, com extensão de 2,32 km, no valor de R$ 19.968.950,54, que integra ainda a trincheira do Verdão, com 460 metros.

As obras são consideradas essenciais. A trincheira Mário Andreazza faz parte do plano B de locomoção entre aeroporto/arena e aeroporto/rede hoteleira. Além de facilitar o acesso das regiões Norte, Nordeste e Noroeste de Mato Grosso a Capital, as obras ligadas ao corredor Mário Andreazza também são importantes para a trafegabilidade até o Centro Oficial de Treinamento (COT) a ser construído na Barra do Pari, em Várzea Grande.

Os motivos que levaram a construtora querer abandonar o contrato não estão claros. Há situações em que se fala até de exaustão financeira da empreiteira. De concreto mesmo, no entanto, são as queixas relevantes contra o andamento dos empreendimentos.

Um relatório do Tribunal de Contas foi próspero ao mostrar que os trabalhos estão em ritmo lento, arrastado, com atrasos preocupantes. Segundo o levantamento, as obras da trincheira do Santa Rosa tem apenas 5,3% concluídos e do Santa Isabel, 7,5%. O secretário Guimarães admitiu o atraso, mas considerou os percentuais equivocados.

Para complicar ainda mais, as obras das trincheiras chegaram a ser embargadas em janeiro devido a irregularidades constatadas pela Superintendência Regional do Trabalho, mas os trabalhos já foram retomados em ritmo lento.

A mesma situação de atraso envolve as obras de drenagem. Há neste momento duas intervenções na Miguel Sutil. Apesar do tamanho do empreendimento, a empresa manteve poucos trabalhadores. Trabalho que poderia ser concluído em um mês, já vai há mais de quatro. Sem contar a “sujeira” da obra, com passagens esburacadas e reparos mal executados. Segundo o TCE, o atraso extrapola a casa dos 200 dias em média.