guerrilha
1 Bando armado de voluntários não disciplinados militarmente, que em geral atacam o inimigo pela sua retaguarda, com o objetivo de importuná-lo, interromper as suas linhas de comunicação e destruir seus suprimentos.
2 Ações militares executadas por guerrilhas.
3 Facção política, sem caráter de partido político disciplinado. sm O que faz parte de uma guerrilha; guerrilheiro.
Dicionário Michaelis
"É necessário que todo guerrilheiro urbano mantenha em mente que só poderá sobreviver se estiver disposto a matar os policiais e todos aqueles dedicados à repressão. E se está verdadeiramente dedicado a expropriar a riqueza dos grandes capitalistas, os latifundiários e os imperialistas".
Marighella - Manual do Guerrilheiro Urbano
"O guerrilheiro é um reformador social." Ernesto Che Guevara
Grupos Revolucionários da Esquerda Armada no Brasil
Os grupos de Esquerda armada no Brasil foram formados, em sua maioria, por estudantes secundaristas e universitários influenciados pelas teses marxistas-leninistas. Mas também existiram guerrilheiros oriundos do exército, de sindicatos e de alas progressistas da Igreja Católica.
Os movimentos de guerrilha urbana e rural se intensificaram no Brasil após o golpe militar de 1964 que derrubou o presidente democraticamente eleito João Goulart, o Jango. A Esquerda optou pela luta armada quando não havia mais espaço para contestação ao regime militar.
Após a instituição do AI-5 - Ato Institucional número 5 - ficava proibida qualquer tipo de manifestação, mesmo que pacífica, ao regime militar, instaurou-se a pena de morte, prisão sem julgamento e censura prévia aos meios de comunicação.
A tortura, mesmo que não admitida oficialmente, se tornou regra em delegacias e divisões do DOI-CODI - Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna.
Em "Operações" leia-se "tortura" para buscar informações sobre o paradeiro de outros militantes de esquerda. O tema Esquerda Armada ainda é polêmico. Alguns críticos acusam a guerrilha de ter "endurecido" a ditadura militar com seus atentados, dando a eles uma desculpa para não abrir o regime. Outros dizem que a Esquerda armada também cometeu crimes como os "justiçamentos": assassinatos de militante que traíram o grupo. Alem de não pretender o retorno do presidente deposto ao poder e a volta da democracia. Mas implantar uma ditadura comunista nos moldes soviéticos.....
Abaixo um resumo dos principais grupos de esquerda que lutaram contra a ditadura militar:
Fontes consultadas:
Direito à memória e à verdade : Luta, substantivo feminino Tatiana Merlino. - São Paulo : Editora Caros Amigos, 2010.
A ditadura militar no Brasil: A história em cima dos fatos - Revista Caros amigos
Leia também o post Grupos revolucionários de Esquerda pouco conhecidos
http://www.comunistas.spruz.com/guerrilha1.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário