quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Policiamento ostensivo para "inglês ver" nas praças da capital

17/10/2012 06:37 - Atualizado em 17/10/2012 06:37

Ernesto Braga - Do Hoje em Dia

CARLOS RHIENCK
Como descrito pela PM, viatura fechada, com o giroflex ligado, mas sem sinal de PMs, na Praça 7

O aposentado Hélio José Veloso, de 66 anos, teve a carteira roubada próximo à Praça 7, no Centro de Belo Horizonte. Ele olhou para os lados e não encontrou nenhum policial militar. Ao caminhar em direção à rodoviária, viu uma viatura com as luzes do giroflex acesas.

Ao se aproximar, o aposentado notou que o veículo estava fechado e sem militares dentro ou próximo ao veículo. “Não consegui ajuda. O que adianta a polícia querer mostrar que está presente se só encontramos a viatura?”, afirma Veloso.

A estratégia é adotada pela PM, segundo uma fonte da corporação. Viaturas com o giroflex ligado são colocadas em pontos de grande movimento, fechadas e sem policiais a bordo.

O militar não soube informar se a estratégia faz parte da rotina de alguns batalhões ou se a medida tornou-se uma regra geral. “Chegam a colocar a viatura próximo a um posto de observação e vigilância (POV) para parecer que os militares da base fixa são os da guarnição motorizada. Estão gerando uma falsa sensação de segurança, pois a pessoa não consegue atendimento”, afirma a fonte.

Flagrante
Na tarde de segunda-feira, o Hoje em Dia percorreu as ruas do Centro e encontrou viaturas paradas, fechadas e com as luzes vermelhas ligadas.

Todas eram da Patrulha de Bairro do 1º Batalhão da PM. Uma estava no cruzamento da avenida Paraná com a rua Caetés, próximo à Praça Rio Branco (da rodoviária). Outra foi encontrada na Praça 7 e, a terceira, perto da Praça Raul Soares, no Barro Preto.

Em cada um dos locais, a reportagem permaneceu por pelo menos 15 minutos. Durante esse tempo, nenhum militar se aproximou dos veículos. “Essa estratégia é, no mínimo, bizarra. Procuro passar pela Praça Raul Soares em horários em que o risco de sofrer alguma violência é menor. Em vez de colocarem uma viatura vazia, tinham que criar um posto policial fixo aqui”, diz o músico Breno Terra, de 23 anos.

Resposta
Comandantes de batalhões da PM consultados pelo subtenente Raimundo Nonato Meneses Araújo, presidente da Associação dos Praças, Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra), negaram que estejam adotando a estratégia.

“Disseram que pode acontecer de os policiais saírem para percorrer determinada região e, depois, voltarem para os carros. Me preocupa se, por acaso, as viaturas estejam sendo deixadas sozinhas nas ruas”.

Deputado teve requerimento aprovado para pagamento de seguro de vida a famílias de policiais

17/10/2012


O deputado Sargento Rodrigues (PDT) teve requerimento aprovado na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em que solicita ao governo do Estado a possibilidade de pagamento de seguro de vida a famílias de policiais mortos fora do horário de trabalho. 
O pedido foi aprovado na reunião dessa terça-feira (16/10/12).

De acordo com o parlamentar, o pedido foi motivado por matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, que destaca a intenção do Executivo paulista em conceder o benefício a estas pessoas. A iniciativa surge no momento em que dezenas de policiais foram mortos naquele Estado, vítimas do crime organizado. “Os policiais são brutalmente assassinados e as famílias ficam completamente desamparadas”, ponderou.

17 de outubro é o Dia do Maquinista e saiba + conforme Wikipédia


No início do século XIX, a máquina a vapor revolucionou o mundo como um todo e a propulsão naval, em particular. A navegação foi virtualmente reinventada por essa nova tecnologia, em especial pelos aprimoramentos na propulsão naval. Essa nova forma de propulsão viria a alterar não só a maneira de impulsionar os navios, como também a sua fisionomia, com a incorporação, à época, de enormes e imponentes chaminés, bem como as características “rodas de pás”. 

A Marinha do Brasil, em sua busca constante pelo aprimoramento, viu-se na necessidade de adequar a propulsão de seus meios e, por conseguinte, aprimorar a formação de seu pessoal. Com esse intuito, em 1857, criou o Corpo de Maquinistas para o Serviço de Vapores da Armada, com o propósito de formar os recursos humanos necessários à operação e manutenção dos navios que surgiam dessa nova conquista tecnológica.

Nessa busca diuturna pelo aprimoramento da máquina alternativa até as turbinas a gás, os motores diesel, os hélices de passo controlado e os sistemas eletrônicos e informatizados de automação e controle, as inovações sucedem-se em um ritmo vertiginoso, num processo dinâmico, onde são cada vez mais amplos os campos do conhecimento técnico necessários à condução e manutenção das instalações de máquinas.

Ao homenagearmos hoje todos os marinheiros que, ao longo do tempo, dedicaram-se a operar e manter esses equipamentos a bordo dos nossos navios, o fazemos reverenciando a pessoa do seu patrono, o Vice-Almirante ARY PARREIRAS, nascido em 17 de outubro de 1890, na Cidade de Niterói, que tendo ingressado na Escola Naval em 1907, como Sub-Maquinista Aluno, destacou-se pelo entusiasmo e dedicação aos estudos da mecânica e da eletricidade, empregadas nos sistemas de máquinas dos navios.

Maquinista e líder nato, exerceu vários cargos e funções, das quais destacam-se a Chefia do Departamento de Máquinas do Encouraçado "Minas Gerais", a Instrutoria do Curso Especial de Aperfeiçoamento de Máquinas para Oficiais, a de Oficial do Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras e a Chefia da Divisão de Serviços de Máquinas da Diretoria de Engenharia Naval.

Foi, entretanto, durante a Segunda Guerra Mundial que demonstrou toda a sua capacidade de administrador quando, chefiando a Comissão de Instalação da Base Naval de Natal e, posteriormente como seu primeiro Diretor-Geral, contribuiu de maneira fundamental, para que o país participasse do esforço aliado no Teatro de Operações do Atlântico Sul. Sua dedicação e espírito realizador foram responsáveis pelo apoio daquela Base à Força Naval do Nordeste, imprescindível para manter no mar os navios com propulsão a diesel, desconhecidos para muitos marinheiros brasileiros àquela época.

Hoje, no ano em que se comemora o 121º aniversário de nascimento do Almirante Ary Parreiras, rememoramos os feitos do Patrono dos Maquinistas, homenageando, também, a todos os que servem com dedicação a esta valorosa atividade profissional da Marinha.

17 de outubro é o: Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira/ Dia do Engenheiro Eletricista

A história das indústrias brasileiras é bastante recente quando comparada à de outros países, principalmente os que viveram a Revolução Industrial no século XIX. Por isto, a maior parte das realizações industriais do nosso país se referem a instalação, manutenção, consolidação e integração do parque industrial.

Só recentemente, na década de 90, que o Brasil começou a adotar uma política de competitividade. A produção de petróleo, por exemplo, praticamente triplicou em 1994, impulsionada pela crise de petróleo da década de 70. Também na década de 90 a indústria automotiva foi modernizada e cresceu significativamente. Entre 1990 e 1997, o Brasil passou a ocupar oitavo lugar na classificação mundial de produção de automóveis - antes era o décimo colocado.

A indústria aeronáutica demorou para "decolar" no Brasil. Somente há cerca de 20 anos é que a produção de aeronaves brasileira ganhou força, mas valeu a pena: hoje, a Embraer é a quarta maior empresa produtora de jatos regionais do mundo; a indústria aeronáutica brasileira é a sexta maior do mundo. O "Tucano", avião militar, é usado em mais de 14 Forças Aéreas no mundo, por exemplo.

Até mesmo no espaço há a marca da indústria brasileira. Em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), foram desenvolvidos programas de construção de satélites, inclusive com a colaboração da Nasa. O CBERS, por exemplo, foi o primeiro satélite de sensoriamento remoto brasileiro, produzido junto com a China e lançado em outubro de 1999.

A indústria de informática, principalmente de hardware, não pára de crescer, gerando grandes receitas para o país e diminuindo a necessidade de importações. Os estados de São Paulo e do Amazonas são os principais representantes. O primeiro é responsável pela maior parte da tecnologia de informação de que dispomos no Brasil.

Autor: (Desconhecido)
Fonte: (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Imagem: (Meramente ilustrativa)

Dia do Engenheiro Eletricista
O Engenheiro eletricista é o profissional dedicado ao desenvolvimento e à aplicação de um conjunto de conhecimentos científicos necessários à pesquisa, ao projeto e à implementação de sistemas diversos utilizados para efetuar o processamento da energia elétrica e da informação na forma de sinais elétricos digitais e analógicos. Nesta prática, são considerados os aspectos de qualidade, confiabilidade, custo e segurança, bem como os de natureza ecológica e ética profissional.

O campo de trabalho é vasto e inclui empresas de energia elétrica e telecomunicações, escritórios de projetos e consultoria, firmas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicações, indústrias diversas e empresas comerciais de pequeno e grande porte, manutenção de equipamentos e componentes eletro-eletrônicos, hospitais, empresas de radiodifusão, informática etc.

As perspectivas quanto ao progresso do curso são boas e tendem a uma melhoria das oportunidades de trabalho, dada a grande demanda por serviços nessas áreas e aos grandes investimentos, públicos e privados, que serão feitos nos próximos anos, no campo da Engenharia Elétrica.

No Brasil é considerado Engenheiro Eletricista quem for formado em engenharia elétrica e não é preciso necessariamente ter o registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) do estado onde se formou, para ser Engenheiro Eletricista, é a faculdade que lhe outorga o título.

Autor: (Desconhecido)
Imagem: (Meramente ilustrativa)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

José Dirceu não seria o poderoso chefão

terça-feira, 16 de outubro de 2012 | 18:11

Cao Zone

A Máfia siciliana designa o grande chefão de “Capo di Tutti i Capi”. Mas o José Dirceu não seria o grande chefão, nem tampouco essa “cumpanheirada” que está sendo julgada no STF chegaria na altura de uma Máfia. Os “Mensaleiros”, como diria minha “nonna”, atuam apenas pelo “bolso”. A Máfia o faz pela triangulação “bolso + cabeça + coração”. Coisa bem mais complexa.
“Devia ter dado mais grana ao Jefferson…”

Para fazer o setup do esquema dos mensaleiros, não seria necessário a ida até a Itália, basta subir um morro carioca. E lá o organograma é simples, mas eficaz. O morro é dividido em várias “bocas”. Sabe aquela história capitalista de não colocar todos os ovos numa mesma cesta? Pois é! Cada boca é chefiada por um… “chefe da boca”. Quem comanda o morro todo é o…”chefe do tráfico do morro”. Simples assim!

Não podemos ter a ilusão que essa turma do PT operava apenas com o que se acostumou chamar de Mensalão, eles tinham, ou tem, outras atividades. Mas bem, o Dirceu “caiu” como “Chefe da Boca do Mensalão”. E o “Chefe do Tráfico do Morro”, ou como queiram, o “Capo di Tutti i Capi” continua assistindo a operação das outras “bocas”. Mas é questão de tempo, logo ele “cai”!

Vejam bem, o imbróglio mensalão veio a tona pela boca do Roberto Jefferson, que estava ressentido do Dirceu por algum motivo. E é aí que mora o perigo. Num morro carioca, quando isso acontece, o “chefe da boca” manda encher o desafeto de balas… Ou de grana.

Como o “Chefe da Boca do Mensalão”, por inabilidade política, não providenciou nenhuma das duas ações, deu no que deu. Claro que, se tratando das pessoas aqui em epígrafe, a primeira ação estaria totalmente fora de propósito, mas a segunda? Notaram que a casa caiu por um pequeno problema de operacionalização? É nisso que dá delegar à quem fez pós graduação em Cuba.
Fonte: Tribuna da Internet

Jovem sofreu tentativa de homicídio na Zona Norte

16 /10/2012 2012 - Juiz de Fora 


Nesta terça-feira(16),na parte da manhã, no Loteamento Parque das águas, proximidades da Rua A,Monte Castelo,policiais militares registraram uma ocorrência de tentativa de homicídio.
Um adolescente foi atingido por cinco projeteis de arma de fogo e o autor não foi localizado.
O SAMU prestou os primeiros atendimentos e o jovem foi encaminhado ao HPS.
O fato teria origem em desavenças entre gangues.

Justiça Federal de MG condena Genoino e Delúbio por falsidade

16/10/2012
ANDRÉIA SADI -  DO PAINEL, EM BRASÍLIA
FELIPE SELIGMAN - DE BRASÍLIA

A Justiça Federal de Minas Gerais condenou nesta segunda-feira (16) parte dos réus envolvidos no esquema do mensalão em uma ação paralela da que é julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com a decisão, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares foram condenados a quatro anos pelo crime de falsidade ideológica.

Ação penal refere-se a empréstimos fraudulentos do Banco BMG para o PT no período do mensalão --principal escândalo político do governo Lula. Ela foi remetida à Justiça mineira após o fim do mandato de Genoino como deputado. Como ele não se reelegeu em 2010, perdeu o foro privilegiado.

Segundo a denúncia, o ex-deputado foi avalista de contratos dos em nome do PT, que ele presidia à época.

O empresário Marcos Valério, apontado pelo Ministério Público Federal como operador do mensalão, foi condenado a quatro anos e seis meses.

Dirigentes do BMG também foram condenados. Entre eles, Marcio Alaor e Flavio Pentagna, com pena de 5 anos e 6 meses de prisão. Ricardo Annes Guimarães, presidente do BMG, foi condenado a 7 anos de prisão. João Batista de Abreu a 6 anos e 3 meses.

A juíza Camila Franco e Silva Velano pediu para que o ministro Joaquim Barbosa, relator da ação penal do mensalão no STF, seja comunicado da decisão.

As defesas dos acusados não foram localizadas pela reportagem até a publicação da notícia.
Apu Gomes - 10.out.2012/Folhapress 

Ex-presidente do PT José Genoino participa em São Paulo de reunião do diretório nacional da sigla

MENSALÃO
Na ação sobre o mensalão que está em julgamento no Supremo, Genoino e Delúbio já foram condenados por corrupção ativa. Os dois ainda respondem pelo crime de formação de quadrilha, mas os ministros da corte ainda não julgaram esse crime.

As penas atribuídas aos dois réus devem ser definidas pelos ministros apenas ao fim do julgamento, ainda sem data para acabar.
Fonte: Folha.Uol.com.br

Cabo da PM é preso em Araxá suspeito de roubar notebook de passageiro dentro de ônibus

16/10/2012 
DÉCIO AMORIM
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

Um cabo da Polícia Militar foi preso na madrugada desta terça-feira (16) em Araxá, no Triângulo Mineiro, acusado de ter roubado um notebook de um passageiro que estava dentro de um ônibus que fazia a linha Belo Horizonte - Uberlândia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus fez uma parada na cidade de Luz, onde a vítima desceu para fazer um lanche, quando ele voltou o notebook que estava na poltrona havia sumido.

O homem acionou a Polícia Militar do município, mas os militares não puderam atender a ocorrência. Então a vítima ligou para a Polícia Rodoviária Federal, que parou o ônibus em um posto de fiscalização localizado na BR-262, em Araxá.

Os policiais começaram uma revista entre os passageiros. Eles perceberam que o cabo da PM ficou agitado com a ação e abordaram o suspeito, com ele foi localizado o produto furtado, que foi reconhecido pela vítima.

O militar foi levado para a Delegacia de Araxá.

Cemig abre 354 vagas para programa de estágio em 2013 em Minas Gerais

16/10/2012 
Do G1 Sul de Minas

Estão abertas as inscrições para o programa de estágio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para 2013. São 354 vagas em 30 cidades mineiras, sendo 205 para estudantes de nível superior e 149 de ensino técnico. No Sul de Minas, há quatro vagas para estágio em Lavras (MG), uma vaga para Passos (MG), duas vagas para Pouso Alegre (MG) e seis vagas para Varginha (MG).

Podem participar do processo seletivo alunos das mais variadas áreas, entre elas da administração, agronomia, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, ciências atuariais, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências da computação, economia, comunicação social, psicologia, entre outras.

As provas de conhecimentos gerais e atualidades serão feitas pela internet durante o período de inscrições, que podem ser feitas até o dia 21 de outubro de 2012. Os estudantes selecionados iniciam o estágio em fevereiro de 2013 com duração de 10 meses.

Informações pelo site www.estagioiel.com.br ou no edital do programa, que pode ser acessado por aqui.

Operação Ágata 6 vistoria mais de 28 mil veículos em 1 semana


Operação conta com 7,5 mil homens que integram a Marinha, Exército e Aeronáutica – Divulgação

Durante a operação Ágata 6, ação conjunta das Forças Armadas Brasileira, 28.584 veículos já foram fiscalizados, sendo que dois mil veículos foram fiscalizados por dia pelo Exército Brasileiro na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia.

A ação, que começou na última terça-feira (9), tem o apoio de órgãos e agências federais, estaduais e municipais para coibir crimes transfronteiriços e ambientais, em uma área de 4.200 quilômetros de fronteiras nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. No total foram disponibilizados 7,5 mil homens que integram a Marinha, Exército e Aeronáutica.

Desses, 1400 militares do Exército estão espalhados em postos fixos e moveis nos entroncamentos para combater o narcotráfico. Um efetivo com 33 homens do Exército foi montado no Posto Esdras, em Corumbá, para fiscalizar os carros que entram no Estado através da fronteira.

Por causa da facilidade de acesso por meio de passagens clandestinas em atalhos feitos no meio da mata, a fronteira com a Bolívia, está entre uma das cidades por onde entra grande quantidade de cocaína e mercadoria de procedência ilícita.

Balanço da primeira semana da Operação Ágata 6:
Após a primeira semana de realização da Operação Ágata 6 (período de 9 a 15 de outubro), o Comando da Área de Operações Oeste informa os seguintes resultados contabilizados:
- Inspeções de embarcações – 6.745
- Embarcações notificadas – 966
- Vistorias de veículos (automóveis, motos, caminhões e ônibus) – 28.584
- Revista de pedestres – 12.757
- Inspeções aeronaves civis – 120
- Inspeções em aeródromos – 54
- Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e Fluviais (PBCFlu) – 195
- Patrulhas e reconhecimentos navais/fluviais, terrestres e aéreos – 728
- Fiscalizações de produtos controlados – 15
- Operações de apoio à população (ACISO) – 12
- Atendimentos médicos – 2.196
- Atendimentos odontológicos – 3.012
- Reconhecimentos eletrônicos por aeronaves – 21

Como resultado dessas ações, foram apreendidos (as):
- Veículos (automóveis, motos, caminhões, ônibus) – 14
- Embarcações – 221
- Drogas ilícitas (maconha, cocaína e outras drogas) – 1.098,8 Kg
- Numerário – R$ 53.000,00 (cinquenta e três mil reais)
- Contrabando e descaminho – mercadorias avaliadas em R$ 34.830,00 (trinta e quatro mil oitocentos e trinta reais)