Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
08/01/2025 09h08
Desfile do carnaval em Juiz de Fora no ano de 2023, foto de arquivo — Foto: Rodrigo Soares/TV Integração
Os dezesseis dias de folia do carnaval de 2025 em Juiz de Fora não contarão com o desfile das escolas de samba da cidade. Segundo a Funalfa, a medida visa melhorar a estrutura das agremiações a partir de 2026.
Em divulgação na noite de terça-feira (7), a Prefeitura anunciou que um edital de fomento será lançado até março deste ano para a qualificação das apresentações.
🔎 Vale lembrar que um edital de fomento é um instrumento que destina recursos financeiros a projetos inscritos, por meio de doação ou patrocínio.
De acordo com o Executivo, os recursos serão empregados ao longo do ano para possibilitar a qualificação da mão de obra, a realização de oficinas de ritmistas e o maior envolvimento da comunidade no entorno das escolas.
“É relativo à questão de alguns impedimentos que a Liga teve que enfrentar em relação ao seu processo interno, em relação à questão que moveu o Ministério Público. Então, para o ano de 2026, nós vamos retomar os desfiles”, afirmou o diretor-geral da pasta, Rogério de Freitas.
Em nota, a Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (LIESJUF) informou que:
Lamentamos a não realização dos desfiles em 2025. Sabemos que a maioria das escolas estavam organizadas e comprometidas com a manutenção dessa cultura tão importante para a nossa cidade e para o samba. Um momento muito triste para as escolas que investiram e seguiram a orientação da Liga, iniciando seus trabalhos com antecedencia e, para outras, um alívio, pois não irão precisar justificar mais uma vez a ausencia na passarela do samba. Comunicamos que não está previsto nenhum evento pela Liesjuf e, caso ocorram serão publicizados em nossos meios de comunicação oficiais'.
Novidades em 2025
Conforme a Prefeitura, a cidade vai ter 16 dias de folia. A programação oficial começa no dia 14 de fevereiro e vai até o dia 5 de março.
A Funalfa divulgou que 74 blocos carnavalescos estão pré-cadastrados para acontecer em 25 bairros da cidade, além da zona rural e do Centro. No entanto, os números oficiais e a programação completa ainda não foram informados.
Os dois novos circuitos oficiais para os blocos de rua são:
Circuito Parque - Estação: vai ao Parque Halfeld até a Praça da Estação, no Centro da cidade;
Circuito Roza Estação: concentração embaixo do viaduto Roza Cabinda e desfile pela Avenida Francisco Bernardino, até a Praça da Estação.
A expectativa da Administração é atrair 280 mil foliões.
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2025/01/08/carnaval-de-juiz-de-fora-2025-nao-tera-desfile-das-escolas-de-samba.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário