terça-feira, 3 de setembro de 2024

Musk insufla manifestação bolsonarista no 7 de Setembro e pede impeachment de Moraes

Publicado em 03 de setembro de 2024 | 18:32 - Atualizado em 03 de setembro de 2024 | 18:40
Elon Musk incentiva atos bolsonaristas de 7 de Setembro que pedem impeachment de Alexandre de Moraes, do STF, após suspensão do X no BrasilFoto: EVARISTO SA, ETIENNE LAURENT / AFP

BRASÍLIA - Dono do X, o bilionário Elon Musk, respondeu a publicações de usuários da rede social sobre a manifestação marcada para o dia 7 de setembro pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Na postagem, Musk afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deveria sofrer impeachment.

Os atos convocados por Bolsonaro na avenida Paulista, em São Paulo, terão como mote principal o pedido de afastamento de Moraes após decisão que suspendeu a plataforma de Musk.

Parlamentares da oposição esperam que a pressão popular leve o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a colocar em pauta a solicitação.

Em uma postagem, uma usuária escreveu que “brasileiros irão para as ruas protestar contra o ditador Alexandre de Moraes pela proibição do X e pedir seu impeachment no 7 de setembro”. Musk respondeu que o ministro “deve sofrer impeachment por violar seu juramento de posse”.

Em outra publicação, um usuário compartilhou uma foto do ministro com o texto: “Está chegando a hora de esse ditador ser preso”. Ao que o bilionário respondeu: “Apenas uma questão de tempo até que este criminoso esteja atrás das grades”.

Em reação a um usuário que disse que os brasileiros sairão em massa no dia 7 de setembro e que “marchar no Dia da Independência transcende uma simples manifestação”, o dono do X afirmou que “é uma declaração contra a intromissão judicial e um ataque à liberdade de informação”. “É uma declaração contra a tirania”, completou.

Na sexta-feira (30), o juiz da Suprema Corte determinou o bloqueio da plataforma, em consequência a um descumprimento de uma ordem dele para que a empresa indicasse um representante legal no Brasil, exigência prevista na lei brasileira. Na segunda-feira (2), a primeira Corte do STF manteve a decisão, por unanimidade.

Em nota oficial, o X disse que “não cumpre ordens ilegais para censurar seus opositores políticos” e prometeu ainda vazar “ações sigilosas” do ministro.

https://www.otempo.com.br/politica/judiciario/2024/9/3/musk-insufla-manifestacao-bolsonarista-no-7-de-setembro-e-pede-i

Nenhum comentário:

Postar um comentário