quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Jovem registrada com 9 nomes viraliza nas redes sociais; saiba o que diz a lei

Publicado em 12 de setembro de 2024 | 15:28 - Atualizado em 12 de setembro de 2024 | 15:58

Jovem com 9 nomes tem todos os documentos abreviadosFoto: Reprodução: Arquivo Pessoal

Uma das primeiras tarefas de crianças que estão em processo de alfabetização é aprender escrever o próprio nome. Para uma jovem natural do Mato Grosso, a missão se tornou um pouco mais difícil do que o habitual ao ser registrada com 9 nomes. Joyce Roberta Janaina Claudia Gomes Faturini De Souza Dias De Lai faz parte de um dado raro no país e já passou por situações inusitadas devido ao "nome de princesa".

A moça de 28 anos está conhecida na internet após um vídeo em que ela conta a história do nome viralizar nas redes sociais. Em entrevista ao portal O TEMPO, Roberta De Lai - nome pelo qual se apresenta- conta que a escolha exagerada foi da mãe, como uma maneira de "homenagear algumas pessoas importantes da família".

"Joyce Roberta vem de João Roberto, nome do meu Pai, Janaina é de Jarina, em homenagem à minha vó por parte de mãe, e Cláudia vem de Cláudio, nome do meu tio que já se foi dessa vida em acidente trágico de avião. As consequências dos outros sobrenomes não irei lembrar", explica.

A estudante de direito detalha que já passou por situações constrangedoras devido à quantidade de nomes. Ela também recorda que o primeiro desafio da vida foi memorizar o próprio nome completo e aprender a escrevê-lo, missão que conseguiu cumprir aos 7 anos. "Me recordo de tudo, minha saudosa vó era professora, então ela pegava muito no meu pé sobre aprender a ler e escrever meus nomes".

Na fase adulta, os desafios continuaram. Roberta já quase foi presa ao ser parada em uma blitz em Rondônia. Na ocasião, o policial desconfiou que ela usava documento falso: "Eu logo brinquei e disse a ele que ninguém seria louco de falsificar um nome desse tamanho. Outra situação que sempre tenho dor de cabeça é com questões de cadastro em órgãos do governo. O INSS, por exemplo, está abreviado de uma forma, e a Receita Federal de outra. Eu não tenho nenhum documento de identificação que não seja abreviado uma parte dos meus nomes", conta.

Apesar dos 'perrengues', Roberta gosta do próprio nome e nunca pensou em diminuí-lo. "Acho que não me vejo de outra forma, eu sou simplesmente apaixonada por eles (os nomes). Já recebi várias propostas para retirar, principalmente depois que meu vídeo viralizou, mas não quero. Acredito que todos combinam comigo, e cada um tem um lugarzinho no meu coração de uma forma muito especial", afirma a jovem.

No Brasil, não há limites no número de nomes que os pais podem escolher ao registrar seus filhos. Porém, a lei 14.382/2022 diz que o cartório pode não registrar prenomes que possam expor a criança ao ridículo. Se os pais não concordarem com a recusa oficial, o caso vai parar na Justiça que permitirá, ou não, a escolha.

(Informações cedidas por Flávia Mendes Lima - coordenadora Jurídica de Registro Civil do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais)

https://www.otempo.com.br/brasil/2024/9/12/jovem-registrada-com-9-nomes-viraliza-nas-redes--saiba-o-que-diz

Nenhum comentário:

Postar um comentário