Publicado em 03 de setembro de 2024 | 18:18
Quase 1/3 dos jovens britânicos admitem fazer vídeos para redes sociais, mesmo estando ao volante Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A moda perigosa de gravar vídeos enquanto dirige está com os dias contados, pelo menos no Reino Unido. Por lá, a polícia de Manchester acaba de colocar em operação câmeras de segurança com inteligência artificial (IA) capazes de flagrar motoristas usando o celular ao volante.
A iniciativa surgiu após um estudo da ONG britânica IAM RoadSmart revelar que 31% dos jovens britânicos, com idades entre 18 e 26 anos, admitem ter se filmado enquanto dirigiam, e 57% desses ainda postam os vídeos nas redes sociais.
Multa mais pesada que no Brasil
Conforme a pesquisa, 41% dos jovens motoristas pesquisados também admitiram enviar mensagens de texto enquanto dirigiam. No Reino Unido, essa infração pode resultar em uma multa de 200 libras (cerca de R$ 1.500) e 6 pontos na carteira de motorista.
No Reino Unido, para motoristas habilitados há menos de dois anos, o acúmulo desses 6 pontos já é suficiente para a perda da licença, exigindo um curso de reciclagem para recuperá-la. Para os demais motoristas, o limite é de 12 pontos em um período de três anos.
No Brasil, o uso de celular ao volante é considerado uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de habilitação.
Ação após trágicas mortes
O lançamento das câmeras com IA em Manchester faz parte da campanha "Touch.Screen" da polícia britânica, que visa conscientizar sobre os perigos do uso do celular ao volante.
A campanha ganhou destaque após o apoio de Calvin Buckley, um morador local que perdeu sua companheira grávida em um acidente causado por um motorista que se filmava a 198 km/h.
"Duas pessoas perderam a vida porque alguém usou o telefone enquanto dirigia e, para simplificar, minha vida foi destruída", declarou Buckley em um comunicado à imprensa.
https://www.otempo.com.br/autotempo/2024/9/3/cameras-com-ia-flagram-jovens--biscoitando--ao-volante
Nenhum comentário:
Postar um comentário