24/08/2024 02h01
A maior porção de torresmo do mundo é brasileira! A fritada gigante do petisco foi preparada em Juiz de Fora, na tarde desta sexta-feira (23), com pesagem total de 506,5 kg do petisco.
A quantidade é 52,5 kg a mais do que a registrada ano passado, quebrando novamente o recorde mundial, que já tinha sido estabelecido na cidade ano passado.
"Foi colocada para fritar uma tonelada e 200 kg de torresmo para render o resultado final", contou o produtor do festival, Leandro Vaz.
A fritada começou cedo, às 9h, e se estendeu durante toda a tarde, até por volta das 18h da sexta-feira (23), durante o Festival de Torresmo & Costela. No total foram dez mãos empenhas no trabalho, para que conseguissem servir a iguaria para 2 mil pessoas.
O recorde foi acompanhado por uma equipe de fiscalização do RankBrasil. A partir daí, a nova marca estabelecida será enviada ao Guiness Book.
Segundo o produtor, o torresmo cru e frio vai perdendo gordura e água na fritada:"Isso gerou uma apreensão durante a contagem, então optamos por uma quantidade maior do produto", explicou.
Maior porção de torresmo do mundo foi fritada em Juiz de Fora — Foto: Iuri Fontana/Zine Cultural
Outro fator que Leandro explicou ao g1 é que a fritada não levou óleo, já que o petisco é feito na própria gordura do torresmo.
"O resíduo do óleo [natural] vai ser doado para uma entidade que vai fazer produtos de limpeza com esse material. E, além disso, utilizamos o gás natural encanado".
A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Municipal do Torresmo, comemorado em Juiz de Fora no domingo (25). O festival acontece no estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mario Helênio, no Bairro Aeroporto, até domingo, e a entrada é gratuita.
Festival acontece há 6 anos
O Festival de Torresmo e Costela acontece há seis anos em Juiz de Fora. A ideia de bater o recorde da fritada começou na última edição. A pesagem é acompanhada pela Renk Brasil, uma auditoria para certificar que a marca.
"Ainda não existia, então era algo que queríamos muito alcançar. Todo esse torresmo vai ser vendido durante os últimos três dias do festival, mas vamos ver até quando vai durar, porque no ano passado acabou tudo no mesmo dia", completou.
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2024/08/24/mais-de-meia-tonelada-juiz-de-fora-frita-maior-porcao-de-torresmo-do-planeta-e-quebra-recorde-mundial.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário