quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Guerra entre CV e facção evangélica chega a cidade mineira de 35 mil habitantes

Publicado em 15 de agosto de 2024 | 15:22
Disputa seria pelo bairro Cipó, que fica às margens do rio que separa Minas do Rio de Janeiro
Foto: REPRODUÇÃO/GOOGLE STREET VIEW

A guerra entre a facção evangélica Terceiro Comando Puro (TCP) e o Comando Vermelho (CV), que vem aterrorizando moradores da região metropolitana de Belo Horizonte e em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, desde o fim de 2023, chegou a mais uma cidade de Minas Gerais. Localizada na Zona da Mata, Além Paraíba tem cerca de 35 mil habitantes e, na última quarta-feira (14 de agosto), registrou um atentado a tiros que deixou dois homens feridos supostamente em decorrência da disputa por território entre as duas organizações criminosas cariocas.

A ocorrência foi registrada na rua Renato Baldino, no bairro conhecido Cipó, que seria o local que está em disputa pelos criminosos. A comunidade está localizada às margens do rio Paraíba do Sul, que faz a divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A Polícia Militar (PM) foi acionada até o Hospital São Salvador, onde deram entrada dois jovens de 19 e 21 anos com ferimentos de bala. Um deles foi baleado no joelho, enquanto o outro levou um tiro no dedo indicador.

Os baleados afirmaram aos policiais que estavam na rua quando acabaram surpreendidos por desconhecidos que chegaram atirando. Apesar de não terem informado o porquê do atentado e nem sobre quem seriam os autores dos disparos, as vítimas informaram, conforme a PM, que a região está "em disputa entre as facções CV e TCP".

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Bairros de BH e Contagem também estão em "guerra"

Nos últimos meses, diversas operações vem escancarando a invasão de facções do Rio de Janeiro e São Paulo em Minas Gerais. Em maio deste ano, reportagem de O TEMPO escancarou a entrada do TCP no Cabana do Pai Tomás, segunda maior favela de Belo Horizonte, na região Oeste de BH. Com símbolos religiosos, como a bandeira de Israel e o slogan "Jesus é o dono do lugar", o grupo criminoso é aliado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e a principal rival do CV, maior facção carioca.


Mas as disputas entre facções em BH não param por aí. Na última segunda-feira (12), criminosos fortemente armados atiraram com armamento pesado contra uma casa no bairro Urca, na região da Pampulha. O atentado foi mais um episódio da disputa entre PCC e CV em bairros da região, que fica no limite entre a capital e mineira e os bairros Estrela Dalva e São Mateus, em Contagem.

No interior, a cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, também vem registrando aumento nos homicídios também em decorrência da disputa entre as facções criminosas.

https://www.otempo.com.br/cidades/2024/8/15/guerra-entre-cv-e-faccao-evangelica-chega-a-cidade-mineira-de-35

Nenhum comentário:

Postar um comentário