Publicado em 09 de agosto de 2024 | 14:22 - Atualizado em 09 de agosto de 2024 | 15:30
Reprodução de vídeo compartilhado em rede social que mostra o que seria o momento após a queda da aeronave no interior de São PauloFoto: Reprodução/Rede social
Um avião da Voepass, antiga Passaredo, caiu em uma bairro de Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Havia 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. O governo de São Paulo e a Prefeitura de Valinhos (SP) afirmaram não haver sobreviventes. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, ainda não confirma os óbitos.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou a informação por meio da rede social X. Ele, que estava em um evento em Vitória (ES), decidiu viajar para Vinhedo para acompanhar a operação de resgate.
O voo 2283 saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). O tempo total de voo era de uma hora e 50 minutos. Registrada sob a matrícula PTB 2283, a aeronave é um turboélice modelo ATR-72.
O avião caiu cerca de 17 mil pés (equivalente a mais de 5km) em menos de dois minutos, segundo o site Flightradar24. A plataforma indica que a aeronave voava a 17 mil pés até 13h21 (horário de Brasília), a uma velocidade de 568 km/h, quando começou a cair.
A queda da aeronave foi no quintal de uma casa, na altura do número 2.500 da rua Edueta, no bairro Capela, em uma região de condomínios horizontais.
Nenhum imóvel ou pessoa que que estava foi atingido, segundo o Corpo de Bombeiros. Mas imagens de canais de TV mostram carros queimando.
De acordo com a companhia aérea, todos os meios para apoiar os envolvidos foram acionados.
"Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo. A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores", diz a nota da empresa.
A Polícia Militar de São Paulo foi acionada às 13h28 para atender a ocorrência. Segundo a corporação, o avião caiu perto da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).
O Corpo de Bombeiros paulista confirmou a queda do avião em Vinhedo. Foram acionadas nove equipes, às 13h25, para atender as vítimas. A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo.
A Força Aérea Brasileira informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e uma equipe e investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) estão a caminho do local do acidente.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que vai investigar a regularidade da aeronave da VoePass Passaredo. Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais mostram o que seria a queda da aeronave.
Veja vídeo:
Nota da companhia aérea
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
https://www.otempo.com.br/brasil/2024/8/9/aviao-com-capacidade-para-68-passageiros-cai-em-vinhedo--no-inte
Nenhum comentário:
Postar um comentário