quarta-feira, 3 de julho de 2024

Sobrecarga das mulheres aumenta ainda mais durante o recesso escolar

Publicado em 03 de julho de 2024 | 06:11
Débora trabalha das 9h às 19h e ainda não sabe quem vai cuidar dos filhos nas fériasFoto: FRED MAGNO

As mulheres dedicam quase o dobro do tempo gasto pelos homens aos afazeres domésticos. Tarefas entre as quais estão cuidado com filhos e outros familiares. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, do IBGE, mostra que elas passam, em média, dez horas semanais a mais que homens nessas atividades.

Nas férias escolares, a sobrecarga é ainda maior. Débora Naiara Celestino, 27, é mãe solo de dois meninos, um de 3 e outro de 7 anos. Os filhos são de pais diferentes. “O pai do mais velho ajuda muito, posso contar com ele. Agora, o do mais novo nem aparece. Tenho que me virar. Sobra sempre para a mulher essa sobrecarga. É o famoso filho da mãe”, diz.

Nestas férias, ela ainda não sabe com quem vai deixar as crianças. Débora trabalha das 9h às 19h. “Geralmente, minha irmã é que fica com ele para mim, porém agora ela vai começar a trabalhar, então ainda tenho que decidir o que vou fazer com eles”, diz.

Márcia Machado administra o Grupo Amor de Mãe, com 24 mil membros no Facebook e 154 mil seguidores no Instagram. A sobrecarga é uma queixa constante, principalmente entre as mães solo e separadas. “A maioria dos acordos de divórcio é feita de forma que a mãe fica com a criança durante a semana, os fins de semana são alternados com o pai. Mas, nas férias, em que deveria ser 50% do período para cada um, é muito comum o pai alegar que não pode cuidar dos filhos porque tem que trabalhar. E, quando pegam, normalmente repassam a responsabilidade de cuidar para outra mulher, seja uma avó, uma irmã. É muito injusto”, comenta Márcia.

A fonoaudióloga Danielle Dias, 44, é mãe de um adolescente de 13 anos. Sem rede de apoio familiar, ela sempre contou com amigos e vizinhos para cuidar do filho durante o recesso escolar. “No ano passado uma grande amiga não estava trabalhando, então ela levava ao cinema. Depois do filme, eu me encontrava com eles para lanchar. E eu vou fazendo assim, contando com os amigos”, diz.

https://www.otempo.com.br/mais/2024/7/3/sobrecarga-das-mulheres-aumenta-ainda-mais-durante-o-recesso-esc

Nenhum comentário:

Postar um comentário