quarta-feira, 3 de julho de 2024

Programa “Mulheres do Queijo do Caminho Novo” transforma a realidade de produtoras da cidade

JUIZ DE FORA - 3/7/2024 - 17:31
Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino no meio rural, oferecendo oportunidades de geração de renda, o programa “Mulheres do Queijo do Caminho Novo” proporcionou experiências transformadoras para 12 mulheres de Juiz de Fora, através da formação no curso de afinação de queijos. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), com Sebrae Minas, executado com recursos de emenda parlamentar da vereadora Tallia Sobral.

Participantes do programa relataram significativas mudanças em suas vidas, desde o aumento da autoestima até a melhoria na qualidade de vida de suas famílias. “Eu caí na área do leite/queijo de paraquedas, não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto, mas as circunstâncias me levaram a começar a produzir queijo sem mesmo dominar nenhuma técnica, recebendo algumas dicas de quem já tinha um pouco de experiência na área. Para a minha surpresa, as pessoas gostaram e sempre procuravam pelo meu produto, porém, sentia a necessidade de aprimorar as técnicas,” conta a produtora Isabel Maia.

“Vi o anúncio do Programa Mulheres do Queijo e me interessei. Para minha surpresa e privilégio fui uma das selecionadas. O curso foi iniciado, eu estava muito ansiosa pelos conhecimentos que seriam transmitidos e foi uma experiência maravilhosa. Pude conhecer a teoria e a prática da produção de queijo e os derivados do leite e confesso que o curso superou todas as expectativas. Agora me sinto apta a colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e ter o domínio técnico que tanto procurava”, avalia.

A assessora da Sedic, Bianca Diolindo, explica que a iniciativa integrou as ações do APL do Queijo Minas do Caminho Novo. “O curso teve como objetivo capacitar essas mulheres a desenvolver seus queijos autorais e aperfeiçoar os queijos já produzidos, ampliando as oportunidades de geração de renda para as participantes. Nosso objetivo foi alcançado, pois recebemos vários relatos de Mulheres Queijeiras que já estão colocando em prática todo o conhecimento adquirido no curso.”

A produtora Bruna Castilho diz que “o Programa Mulheres Queijeiras foi uma experiência incrível e de grande valor para o meu negócio. Há algum tempo que eu estava em busca de inovações e agora, depois do programa, vou conseguir trazer muitas novidades e melhorias para o meu trabalho. Só tenho a agradecer todos os envolvidos pela oportunidade e todos os conhecimentos.”

Para o professor Fernando Rodrigues, instrutor do curso, a ação rompeu paradigmas. “Tive oportunidade de receber mulheres de nossa cidade com muita vontade de aprendizado. E foi uma experiência diferente, havia uma harmonia, que só parece existir em casa e realmente todos estavam em casa. O que mais me cativou no Curso Mulheres Queijeiras foi a garra e a vontade de aprendizado de nossas alunas. Para um professor não há nada mais compensador que a via de mão dupla, à medida do ensinar se torna mais empolgante e envolvente, à medida que o querer aprender acontece”, destaca.

“Esta oportunidade veio dar um gás de ânimo. Muita gente ainda acha que não somos capazes, mas somos muito. O sonho é único, mas realizar esse sonho só é possível quando outras pessoas acreditam. A partir desse curso, já não sou mais a mesma. Tenho muitos projetos”, comemora a produtora Ana Carla Batalha.

https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=84232

Nenhum comentário:

Postar um comentário