domingo, 21 de julho de 2024

Estudante mineira de 17 anos está entre os 50 finalistas do 'Global Student Prize 2024'

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
21/07/2024 05h00
Millena Xavier, mineira de 17 anos — Foto: Divulgação

Aos 17 anos, a estudante Millena Xavier já coleciona premiações em olimpíadas científicas, seleção em universidade internacional, título da mais jovem a entrar na lista da Forbes Under 30 e, agora, foi incluída na lista dos 50 finalistas do Global Student Prize 2024, também conhecido como Nobel Estudantil.

Natural de Juiz de Fora, a adolescente é aluna do ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, no interior de Minas Gerais, sendo selecionada entre mais de 11 mil indicações e inscrições de 176 países.

'É preciso ultrapassar os limites'

A história de Millena na área acadêmica e social começou durante uma ida à cerimônia de premiação da Olimpíada de Astronomia, que ocorreu na escola onde a mãe dela trabalhava. Daí em diante, iniciou a jornada para ajudar a comunidade por meio da educação e criou a Autinosis, uma ferramenta de triagem de autismo por meio da Inteligência Artificial.

Aos 14, fundou a Prep Olimpíadas, impactando mais de 100 mil alunos e tornou-se a latina mais jovem no conselho da International Research Olympiad. O aplicativo também conta com o Prep AI, que responde dúvidas de estudantes e ensina história e matemática.

Além disso, dá aulas gratuitas para crianças em comunidades.

"Queria fazer algo por perceber essa 'dor' dos estudantes e que também era minha. Até que surgiu a Olimpíada Tubarão de Matemática e muitos amigos estavam com dificuldades nessa prova. Aí resolvi dar aulas gratuitas e decidi continuar o projeto", relembra ela.

Para o futuro, um dos principais objetivos da juiz-forana é influenciar e ajudar outros jovens no engajamento dos projetos.

“Quero estudar em Stanford, montar a minha própria empresa e ajudar jovens que desejam estudar fora por meio de uma Fundação Social, assim como estão me ajudando atualmente. Espero poder abrir portas para que jovens como eu enxerguem essas oportunidades, que antes eram ocultas”, completou.

Nobel Estudantil

O Global Student Prize busca destacar os esforços de alunos em todos os lugares que, juntos, estão deixando o mundo para melhor.

O prêmio está aberto a todos os alunos com pelo menos 16 anos de idade e matriculados em uma instituição acadêmica ou em um programa de treinamento e habilidades. Estudantes em tempo parcial, bem como estudantes matriculados em cursos on-line também são elegíveis para o prêmio.

Neste ano, o prêmio anual de US$ 100.000 será concedido a um estudante que tenha causado um impacto real no aprendizado, na vida dos colegas e na sociedade em geral.

Os 10 finalistas do Global Student Prize devem ser anunciados em setembro deste ano. O vencedor, informado no fim do ano, será escolhido entre os 10 finalistas pela Academia do Global Student Prize, composta por pessoas de destaque.

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2024/07/21/estudante-mineira-de-17-anos-esta-entre-os-50-finalistas-do-global-student-prize-2024.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário