17/07/2024 03h00
Foram cerca de 1.200 imigrantes que em 1856 vieram para Juiz de Fora com o sonho de construir uma nova vida no Império Brasileiro — Foto: Arquivo
"Não foi pequeno o contingente de alemães encaminhados a Minas Gerais, para atuar como agricultores em fazendas de café", narra o professor Martin Dreher sobre a história das migrações dos povos de língua alemã para o Brasil.
Segundo o professor Martin Dreher, foram cerca de 1.200 imigrantes que vieram para Juiz de Fora em 1856 com o sonho de construir uma nova vida no Império Brasileiro.
No marco dos 200 anos da imigração dos alemães no Brasil, o g1 conta o motivo que o município mineiro foi a cidade do interior de Minas Gerais que recebeu o maior fluxo dos estrangeiros no estado, sendo a colônia com maior destaque em MG.
Construção da Companhia União e Indústria
O processo de construção da comunidade surgiu a partir da iniciativa de Mariano Procópio Ferreira Lage de construir uma estrada que unia Petrópolis a Ouro Preto, passando por Juiz de Fora, que na época ainda era a Vila de Santo Antônio do Paraibuna. Assim, foi criada a Companhia União e Indústria.
Estrada União e Indústria unia Petrópolis a Ouro Preto, passando por Juiz de Fora — Foto: Arquivo
Para construir a rodovia foram contratados diversos técnicos da Alemanha, em 1853, além de outros mestres de ofício por causa da falta de mão de obra especializada.
Foi então, através da necessidade de trabalhadores que dominavam as técnicas para a construção de estrada, que em Juiz de Fora se formou uma das maiores colônias alemãs do Brasil.
Cidade segue com a tradição germânica
Atualmente, Juiz de Fora segue com a maior presença alemã de Minas, concentradas no Bairro Borboleta, e uma das principais da região Sudeste. São aproximadamente 50 mil descendentes de imigrantes germânicos na cidade, que tem mais de 540 mil habitantes.
Quase 200 anos depois, a cultura e influência alemã permanecem na cidade e todas as características alemãs no bairro são verdadeiramente herdadas dos povos germânicos. Uma das formas de manter viva essa tradição são as festas, que resgatam memórias e elementos típicos, através da dança folclórica, música e gastronomia típica.
Tradicional Festa Alemã que acontece anualmente com comidas típicas e danças folclóricas — Foto: TV Integração/Reprodução
A Festa Alemã, por exemplo, é um patrimônio cultural imaterial de Juiz de Fora, que considera a comemoração como a "forma de expressão da tradição alemã e de transmissão de conhecimento às novas gerações".
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2024/07/17/entenda-como-alemaes-fizeram-de-cidade-mineira-uma-das-maiores-colonias-da-regiao-sudeste.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário