domingo, 16 de junho de 2024

Relicário de Santa Teresinha do Menino Jesus chega a BH e emociona fiéis

Publicado em 16 de junho de 2024 | 12:36 - Atualizado em 16 de junho de 2024 | 12:44

Peregrinação dos restos mortais da Santa das Rosas segue até outubroFoto: Arquidiocese de Belo Horizonte

Milhares de católicos de Belo Horizonte celebram neste domingo (16 de junho) a chance de vivenciar um momento especial de devoção à Santa Teresinha do Menino Jesus. Isso porque a catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, na região Norte da capital, tem a honra de receber as relíquias da freira carmelita, canonizada no século XX para um série de missas e homenagens.

A urna contendo o fêmur e os ossos do pé da Santa das Rosas, como é conhecida, chegou a BH na última quinta-feira (13), e segue na região metropolitana até a próxima quinta (20). A visita faz parte da peregrinação da Santa, que começou no Brasil no início deste ano e segue até outubro.

“A visita na catedral é muito importante, aqui nós temos o relicário, e a sua visita produz avivamento em cada lugar, com muito amor. É a grande missionária”, afirma Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Enviadas diretamente de Lisieux, na França, as relíquias expressam a dimensão missionária da Santa que é uma referência religiosa dos tempos modernos. Para a Irmã Janaine Muniz de Brito, carmelita mensageira do Espírito Santo, e moradora de uma comunidade francesa que cuida da casa onde a santa nasceu, a visita representa a sua vocação missionária.

“Teresinha nos ensina a simplicidade e o amor, para nós é um incentivo de que podemos chegar a santidade com as primeiras coisas. Tudo faz a diferença em nossas vidas se colocamos o amor. Ela é missionária, está visitando o Brasil, mas sempre peregrinando. É muito bonito ver o amor do povo brasileiro por Santa Teresinha”, afirma.

Os bons exemplos da jovem freira carmelita são motivos de devoção também para a família de Robson e Daniela Tanure de Matos, de 40 e 38 anos. “Além da nossa fé no Deus vivo, hoje viemos aqui ter um encontro com as relíquias de Santa Teresinha. Ela é um modelo a ser seguido de amor, doação e entrega total”, diz Robson.

O casal aproveitou o domingo para trazer os filhos Manuela e Miguel, de 10 e 8 anos, respectivamente, para celebrar a santa. “A nossa família tem o desejo de colocar Jesus como prioridade e ser uma família santa, assim como era a de Santa Teresinha”, afirma Daniela.

Para a pequena Manuela, o domingo é marcado por felicidade e emoção. “Ter as relíquias aqui de uma santa muito especial é um momento de felicidade. Quero um dia visitar as duas casas onde a santa Teresinha morou na França”, revela, Miguel também compartilha do sonho e endossa o desejo. “Eu quero um dia ir lá”, afirma.

O relicário contendo o fêmur e os ossos do pé de Santa Teresinha segue na catedral Cristo Rei, na avenida Cristiano Machado, durante todo o domingo, em programação extensa que conta com missas até às 18h30.

Veja o roteiro da visita do relicário de Santa Teresinha nos próximos dias:

Dia 16 de junho (domingo):
9h às 12h – Catedral Cristo Rei: Missa às 10h30, presidida por dom Walmor (R. Campo Verde, 165 – Juliana, Belo Horizonte)
13h30 às 17h – Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, Missa às 15h (Alto da Serra da Piedade, s/n – Zona Rural, Caeté)
18h30 – Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Missa às 19h e Missa às 7h (segunda-feira) – (Rua Grão Mogol, 502, Carmo, Belo Horizonte)

Dia 17 de junho (segunda-feira):
7h- Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Missa às 7h – – (Rua Grão Mogol, 502, Carmo, BH)
10h às 11h – Praça Sete – Ato Solene e Missa em homenagem à Santa Teresinha com chuva de rosas
11h30 às 14h30 – Hospital Madre Teresa – Missa às 13h (Av. Raja Gabáglia, 1002 – Gutierrez)
15h às 17h30 – Hospital Orizonti – Missa às 16h – (Praça Engenheiro Flávio Gutierrez, Av. José do Patrocínio Pontes, 1355 – Mangabeiras, Belo Horizonte)
18h30 às 21h30 – Paróquia Bom Jesus do Vale, Nova Lima – Missa às 19h30 – (Avenida Dimas Henrique De Freitas, 378, Vale do Sereno, Nova Lima)
22h – Comunidade Santa Teresinha: Aglomerado da Serra – ( Rua Americano, 7, bairro Fazendinha, BH).

Dia 18 de junho (terça-feira):
6h30 às 9h – Comunidade Menino Jesus: Bairro Alto dos Pinheiros – Missa às 7h.
10h às 12h – Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde (Praça Doutor Lund, 160, Centro, Lagoa Santa)
13h às 17h – Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha: Missa às 15h (Praça Duque de Caxias, 200, Santa Tereza, Belo Horizonte)
17h30 às 19h30 – PUC Minas – Campus Coração Eucarístico – Missa às 17h30
20h às 24h – Convento Santa Teresa – Bairro João Pinheiro – Vigília.

Dia 19 de junho (quarta-feira):
6h30 – Carmelo Nossa Senhora Aparecida– Missa às 7h; veneração durante todo o dia; e Missa às 19h30. (Rua Desembargador Tinoco, 322, Monsenhor Messias, Belo Horizonte)

Dia 20 de junho (quinta-feira): Despedida das relíquias
7h – Carmelo Nossa Senhora Aparecida – Missa e envio das Relíquias para o Carmelo de Divinópolis (Rua Desembargador Tinoco, 322, Monsenhor Messias, Belo Horizonte)

https://www.otempo.com.br/cidades/2024/6/16/relicario-de-santa-teresinha-do-menino-jesus-chegam-a-bh-e-emoci

Nenhum comentário:

Postar um comentário