JUIZ DE FORA - 24/6/2024 - 10:10
Nesta quarta-feira, 26, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) irá promover o “Seminário de Combate e Prevenção a Violência contra Pessoas Idosas”, das 14h às 18h na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Halfeld, n° 450, 7º andar. O evento é uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e é aberto a todos os interessados na temática.
Em alusão ao Junho Violeta, mês de prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa, o encontro irá promover reflexões sobre o envelhecimento na atualidade, os impactos na política pública e o enfrentamento dos tipos de violências.
Neste ano, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) lançou na campanha o tema “Respeito a todas as fases da vida”, com o objetivo de buscar a valorização da pessoa idosa, no intuito de aumentar a conscientização sobre o processo de envelhecimento.
Para a assessora de políticas públicas para a pessoa idosa da SEDH, Maria Cristina Alves Pereira, é importante divulgar informações para fortalecer a intersetorialidade. “O seminário busca estimular a promoção de ações de prevenção e o combate de violências. Essa iniciativa busca contribuir na construção e no fortalecimento da rede de atendimento à violência contra pessoas idosas no município”. De acordo com o presidente do CMDPI, Marcos Amaral, “esse evento tem o compromisso de promover políticas públicas que garantam direitos”.
Haverá exposições apresentando o perfil da população idosa, os principais tipos de violência praticados, alguns aspectos da legislação que tratam o contexto da violência brasileira, a rede de atenção, atendimento e proteção à pessoa idosa em Juiz de Fora. Também terá exposição dos trabalhos da Arteterapia Intergeracional da Casa da Mulher da Prefeitura de Juiz de Fora e performance com Zé Mineiro.
Confira a programação completa:
Rita de Cássia Petronilho Barbosa (Secretaria Especial de Direitos Humanos): A deficiência na velhice: uma reflexão sobre sua realidade e seus desafios.
Cyntia Caputo Weiss Xavier (Secretaria de Assistência Social - Centro de Referência Especializado de Assistência Social): O trabalho do Creas para a superação das violações de direito da pessoa idosa.
Manoel Denezine Tavares (Ordem dos Advogados do Brasil): A Aplicabilidade das Leis de Proteção à Pessoa Idosa.
Fabiana Aparecida Wertz de Oliveira (Secretaria de Assistência Social - Centro de Referência de Assistência Social): O trabalho com idosos no CRAS: fortalecendo os vínculos... prevenindo a violência!
Gisele Zaquini Lopes Faria (Agência de Proteção e Defesa do Consumidor): Finanças responsáveis para +60.
Melissa Cardoso (Núcleo Intersetorial de Prevenção de Violência e Promoção da Paz/ Saúde): A importância da coleta de dados para a criação de políticas públicas.
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=84100
Nenhum comentário:
Postar um comentário