05/06/2024 às 16:54
Maria Fernanda Ramos
Iguaria é produzida na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais
Divulgação
Um item refinado e pensado para experiências à mesa. Foi assim que Herbert Sales definiu o Mantikir Summit Premium, azeite mineiro eleito como melhor do mundo na premiação espanhola Evooleum 2024.
A iguaria é produzida em Maria da Fé, no sul de Minas. O olival, na Serra da Mantiqueira, é considerado o mais alto do mundo e dá origem a um azeite que chega a custar R$ 190 a garrafa de 250 ml (ou R$ 760 o litro).
Olival está na segunda safra
Divulgação
Herbert nasceu no Rio de Janeiro, trabalhou em Santo Antônio do Pinhal (SP) e chegou a Maria da Fé em 2019. A cidade, considerada a mais fria de Minas, fez a primeira colheita de azeite apenas em 2008. Na produção, Herbert conta com a ajuda da esposa e do pai. Ele não acreditou quando recebeu a notícia de que seu azeite foi escolhido como melhor do mundo - a ficha demorou uns dias para cair.
“Achei que tinha alguma coisa errada. Quando olhei, não acreditei. A gente ficou meio ‘congelado’ durante uma semana, mas a ficha caiu com o tempo”, comemora, em entrevista à Itatiaia.
Refúgio Tuiuva é o olival mais alto do Brasil
Divulgação
Características
Com 0,11% de acidez, o Mantikir Summit Premium é produzido com um blend de azeitonas Arbequina, Coratina, Grapolo e Koroneike cultivadas no ponto mais alto do olival. Depois de colhido, o fruto é levado para extração no Lagar de Quelemém (MG). Na fase olfativa, é possível perceber um azeite frutado leve, com toques de ervas recém-cortadas e frutas, enquanto na fase gustativa são sentidos sabores delicados, herbáceos, frutos secos e um equilíbrio entre notas amargas e picantes, destaca o produtor.
Saladas de folhas e tomates, massas, carnes brancas e queijos menos intensos são alguns dos alimentos que harmonizam bem com o azeite. Para quem gosta, a iguaria combina até mesmo com algumas sobremesas.
O azeite mineiro venceu o Evooleum na categoria “Produção Limitada de até 2,5 mil litros”, destinada a pequenos produtores. Os jurados identificam defeitos e qualidades do azeite e também o avaliam de acordo com um painel sensorial. O Mantikit Summit Premium teve uma nota de 93/100 no Top 20.
Azeite feito em MG é o melhor do mundo
Divulgação
Outras premiações
Além de ser premiado na Evooleum, o Mantikit Summit Premium já venceu como o melhor azeite de oliva extravirgem do Hemisfério Sul no 12º Concurso Internacional de Azeites Extra-Virgem - Prêmio CA Ovibeja, realizado em Portugal.
Ele também concorre em uma premiação italiana, cujo resultado deve ser anunciado na próxima semana. Apesar da felicidade com a premiação espanhola, o desejo de Herbert é vencer mais uma. “Já estamos felizes, mas, se ganharmos essa, ficaremos mais”, finaliza.
https://www.itatiaia.com.br/agro/2024/06/05/melhor-azeite-do-mundo-e-de-minas-e-produzido-no-olival-mais-alto-do-planeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário