JUIZ DE FORA - 7/6/2024 - 16:42
O estande da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na 4ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro se transformou em um verdadeiro “point” ao promover as cervejas artesanais da cidade. Juiz de Fora é a segunda maior cidade em números de cervejarias artesanais em Minas, acompanhada de Belo Horizonte, com 21 unidades produtoras e sendo ultrapassada apenas por Nova Lima com 22 fábricas.
Os visitantes estão degustando uma variedade de cervejas, incluindo a centenária cerveja Hofbauer, fabricada no convento da Igreja de Nossa Senhora da Glória, fundada por religiosos holandeses da Congregação Redentorista no final do século XIX. Devido ao interesse despertado pelo público em relação à figura inusitada de um sacerdote envolvido na produção e comercialização da cerveja, padre Jonas, responsável pela produção da Hofbauer, foi convidado a participar do evento nesta sexta-feira, dia 7.
Durante sua participação, o padre Jonas está compartilhando a história e as curiosidades da cerveja, destacando a tradição cervejeira dos conventos e mosteiros europeus, que também é parte integrante da Congregação Redentorista de origem holandesa, seguindo a tradição belga de cervejarias trapistas. Segundo o religioso, a participação no festival proporciona uma oportunidade de compartilhar essa rica história e descobrir outras narrativas culturais presentes no evento. A valorização dessa história pela igreja destaca-se pela importância da produção cervejeira, sem, contudo, incentivar o consumo alcoólico, mas sim, ressaltando a relevância histórica da igreja na fabricação de cerveja.
Em Juiz de Fora, essa tradição cervejeira, de origem holandesa, é preservada, com a cervejaria Hofbauer mantendo métodos artesanais de produção, utilizando maquinários rústicos e lenha para controle de temperatura, remontando às cervejarias mais tradicionais. Atualmente, a Hofbauer é a única cervejaria totalmente artesanal em operação no Brasil e possivelmente na América Latina, mantendo os padrões e receitas originais. A cervejaria oferece cinco variedades, todas disponíveis para venda na feira, incluindo Pilsen, Weissbier, Belgian Dubbel, Belgian Blond e Belgian Pale Ale. Com base na demanda, a capacidade de produção da cervejaria é de 1.600 garrafas por mês. Todo o lucro obtido com as vendas na feira junto com o queijo Ligório serão destinados a ações sociais da Congregação Redentorista.
Cássia Neves, CEO da CM Business Hub, considera a representação da cidade de Juiz de Fora um privilégio no evento, destacando a presença do padre Jonas, cuja participação é incomum em ambientes de eventos e feiras. Sua presença é relevante por trazer consigo a tradição e a cultura da igreja na produção de cerveja, uma prática que remonta ao século XIX.
A estudante Clara Alice Nunes, moradora de Ouro Preto, expressou sua curiosidade diante da situação incomum de um padre envolvido na produção de cerveja. Ao descobrir que ele é o único com essa prática na região, seu interesse aumentou. Após experimentar a cerveja, ela expressou sua aprovação. Representantes da Secretaria de Turismo e Cultura de Minas Gerais também marcaram presença no estande.
A Setur participa do evento com recursos da Emenda Parlamentar do vereador Tiago Bonecão
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=83949
Nenhum comentário:
Postar um comentário