Já está à disposição dos cirurgiões que fazem parte do Programa de Cirurgia Robótica do Monte Sinai, o Simulador Robótico Flex VR, trazido com exclusividade pela empresa Strattner. Seu objetivo é treinar a equipe de especialistas, cumprindo uma das etapas do processo de certificação médica.
A plataforma oferece diversos exercícios, possibilitando a aprendizagem rápida de habilidades robóticas fundamentais como, manipulação de instrumentais articulados, controle de câmera, controle de energia, manejo de porta agulhas e sutura, entre outras.
Após a etapa de simulação, os profissionais passam por um treinamento prático no sistema robótico, acompanham cirurgias, e após um longo período de capacitação, passam pela certificação. Estas etapas são fundamentais para a capacitação do Corpo Clínico e Implantação do Programa de Robótica, que deve ter os primeiros procedimentos utilizando o robô Da Vinci X em meados de abril.
A cirurgia robótica é considerada amplamente segura e oferece benefícios importantes ao paciente, como a rápida recuperação, menor sangramento, menos tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.
Ela permite a realização de procedimentos minimamente invasivos, mas demanda um treinamento que permitirá aos cirurgiões, operar os braços robotizados através de pequenas incisões nos pacientes. O robô é controlado pelo médico, que manipula os instrumentos e uma câmera, através de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião.
Para se utilizar essa tecnologia avançada, é necessário passar por esses treinamentos e curva de aprendizagem, que possui várias etapas até o processo final de certificação.
https://www.linkedin.com/posts/hospital-monte-sinai-juiz-de-fora_cirurgiarob
Nenhum comentário:
Postar um comentário