segunda-feira, 25 de março de 2024

Juiz de Fora recebe o título de Cidade Árvore do Mundo pela ONU

JUIZ DE FORA - 25/3/2024 - 09:47


Juiz de Fora recebeu, pela primeira vez, o reconhecimento como Cidade Árvore do Mundo, pelo programa Tree Cities of the World. O título é concedido anualmente pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e Fundação Arbor Day às cidades que cumprem os requisitos estabelecidos pelo programa. No Brasil, 33 cidades receberam o título e em Minas Gerais apenas Belo Horizonte e Juiz de Fora fazem parte desse seleto grupo.

Globalmente, cidades de diferentes países foram contempladas com essa certificação, dentre os quais se destacam: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Argentina, Nova Zelândia, Colômbia, Austrália, Suécia, Reino Unido, México, India, Uganda, Senegal, Tanzânia, Eslovênia, Costa Rica, Itália, Peru e Chile.

O título através do programa Tree Cities of the World é o reconhecimento internacional de que Juiz de Fora é uma cidade mais sustentável. “Sermos uma Cidade Árvore só aprofunda o nosso compromisso com a preservação da Mata Atlântica e com o plantio de árvores. É o marco que nos diz que Juiz de Fora caminha todos os dias para uma cidade do futuro. Uma cidade que cuida do meio ambiente, que se preocupa com a crise climática e que se preocupa, sobretudo com a vida”, reforça a prefeita Margarida Salomão.

Para receber o título, a cidade deve atender a cinco padrões essenciais no compromisso de cuidar de suas árvores e florestas, sendo eles: responsabilidades, normas, inventários e diagnósticos, orçamento e celebração. Critérios relacionados à quantidade de árvores existentes e ao planejamento, execução e manutenção das florestas urbanas da cidade. Critérios alcançados pela gestão, “Desde que assumimos a pasta, buscamos fazer os registros necessários para dar base às ações e programas relacionados ao meio ambiente. Assim, estamos realizando planos de manejo das unidades de conservação, implementamos um programa de proteção de manancial e ainda outro de arborização urbana. Nós temos muitas áreas verdes, mas também estamos recuperando o que é necessário”, destaca a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira.

Cultivar o Futuro planta mais de mil mudas de árvores em um ano

Na marca de um ano, a Prefeitura de Juiz de Fora plantou mais de mil mudas de diversas espécies de árvores, em diferentes locais do município. A ação faz parte do programa Cultivar o Futuro, iniciativa da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) em parceria com a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), que reafirma o compromisso da PJF em tornar a cidade mais verde e arborizada.

A arborização tem diversos benefícios, como tornar os ambientes mais frescos, filtrar a poluição do ar, regular o fluxo de água e amenizar os efeitos do aquecimento global, além de claro, deixar a cidade ainda mais bonita. A arborização tem também influência na redução da poluição sonora e visual e auxilia na conservação do ambiente. A escolha dos locais e espécies seguem critérios técnicos que vão desde o tamanho que as árvores podem atingir, até a adequação ao ambiente. Já foram plantadas espécies como quaresmeira, pata de vaca e ipês branco, roxo, rosa e amarelo. O sucesso é fruto do trabalho conjunto coordenado pela Secretaria de Governo. Todos os serviços de zeladoria do município fazem parte do Programa Boniteza.

Nossa Água trabalha no reflorestamento e proteção de mananciais

Na última quarta-feira, 20, o programa “Nossa Água” deu início à fase dos plantios nas propriedades rurais que aderiram ao programa e estão aptas. No total, 11 áreas estão recebendo o plantio de mudas nativas, sendo que desde o início do programa já foram mais de nove mil mudas plantadas. A iniciativa busca garantir o abastecimento de água de qualidade para o município, incentivando o cuidado e proteção das nascentes e fragmentos florestais com o plantio de árvores e a manutenção do solo produtivo pelos produtores rurais.

O programa atende à Lei nº 12.503/1997, que cria o Programa Estadual da Água, e a Lei nº 13.294/ 2016, que cria a Política Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Encerramento da Semana da Água reforça compromisso e avanços da PJF

A participação da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no encerramento da Semana da Água, na manhã do último domingo, 24, no Parque da Lajinha, reforça seu envolvimento vital com esse recurso, mas também sua responsabilidade. Afinal, é graças ao trabalho diário da companhia que, atualmente, quase a totalidade da população da cidade tem acesso à água potável.

“Juiz de Fora vem fortemente investindo no provimento de água potável. Os dados recentes do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revelaram que a cidade tem acesso universal a esse recurso natural, visto que esses índices ultrapassam os 95%”, afirmou, no discurso de encerramento do evento, a prefeita Margarida Salomão.

Na fala, ela também destacou os avanços municipais na coleta e tratamento de esgoto. “Quando iniciamos este mandato, tínhamos 7% de esgoto tratado. Agora estamos chegando aos 45%, o que é um grande crescimento”.

O convênio entre o Instituto Epros e a Cesama, junto também de um estande no evento, exemplifica a importância da união de esforços. “Nós estamos aqui hoje, mostrando nosso projeto de coleta de óleo de cozinha usado, pois sabemos que um único litro de óleo é capaz de contaminar 25 mil litros de água”, enfatiza Flávia David, presidente da instituição que, além da coleta desse resíduo, também tem como foco a educação ambiental. “Um dia como esse faz com que tenhamos uma maior amplitude sobre a conscientização do bom uso da água, mesmo sabendo que é um trabalho de formiguinha”.

https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=83107

Nenhum comentário:

Postar um comentário