Cine-Theatro Central - Estilo dominante Art déco
Arquiteto Raphael Arcuri
Proprietário atual Universidade Federal de Juiz de Fora
O Cine-Theatro Central é um teatro localizado na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Sua capacidade é de 1,881 espectadores.
O projeto, do arquiteto Raphael Arcuri, é uma das primeiras referências locais à influência do art déco, ao passo que a decoração interna, da autoria de Angelo Biggi, mantém-se fiel à tradição muralista italiana com temas clássicos.
História
Fachada do Central decorada com cerca de 15,000 lâmpadas, formando parte de sua decoração na época do Natal
O ponto de partida para a construção do cineteatro foi a fundação da "Companhia Central de Diversões" em junho de 1927, pela sociedade formada por Químico Correia, Francisco Campos Valadares, Diogo Rocha e Gomes Nogueira. A escolha do local foi entre as ruas São João e Califórnia (hoje Halfeld), onde se situava o teatro Polytheama, demolido para ceder lugar ao Central.
As obras duraram um ano e quatro meses, e a inauguração finalmente ocorreu em 30 de março de 1929.
O prédio foi tombado pelo IPHAN em 1994. No mesmo ano, passou a ser administrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora que, com recursos do Ministério da Educação, promoveu ampla reforma no Cine-Theatro, reabrindo suas portas ao público.
Como sinal de tradição, a prefeitura prefere manter a grafia original, cine-theatro ao invés de cineteatro, com hífen e "th", como em sua fachada.
Ligações externas - Sítio oficial
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cine-Theatro_Central
Nenhum comentário:
Postar um comentário