quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

De roteiro à locação: como Madonna liderou sua primeira publicidade no Brasil

Caroline de Tilia
21 de fevereiro de 2024 

Madonna surpreendeu o mundo com o anúncio de uma nova turnê mundial, a Celebration Tour, no início de 2023. Essa é a décima segunda da artista, que completou 40 anos de trajetória também no ano passado. A rainha do pop, como é apelidada pela indústria musical, nunca deixou que as normas sociais a impedissem de realizar projetos inovadores para o seu tempo. Por isso, ela permanece como uma das artistas mais influentes da história.

Com sua participação no comercial em celebração aos 100 anos do Itaú Unibanco, o pioneirismo não ficou de lado. Ela foi a primeira artista escolhida para assumir a direção de um anúncio da marca. “Contem minhas conquistas e não o número de anos que vivi neste planeta. Vi muitas estrelas aparecerem e desaparecerem. Mas minha luz nunca se apagará. Continuarei hoje, amanhã e pelos próximos 100 anos”, declara Madonna no roteiro autoral que foi ao ar em dezembro de 2023.

Além do roteiro, a artista selecionou cada detalhe das cenas, incluindo o local, figurino, música e a escolha do diretor Jonas Åkerlund, que também dirigiu seu premiado videoclipe “Ray of Light”.

“Quando uma escolha assim é feita, a marca precisa de coragem para abraçar o que é verdadeiro no artista”, comenta Thaiza Akemi, superintendente de marketing do Itaú Unibanco. A estreia do novo comercial será nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, durante o intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo.

Primeira vez do Itaú Unibanco
É a primeira vez que um filme do Itaú Unibanco é criado e dirigido por um artista. “Madonna é reconhecida mundialmente por seu talento, seu espírito ousado e sua autenticidade. Tê-la conosco, com todos esses atributos, durante o processo criativo, trouxe ainda mais força à comunicação dos 100 anos do Itaú, que celebra precisamente a relevância do legado e a construção do futuro”, acrescenta Thaiza.

O filme foi desenvolvido pela agência Africa Creative. “Procuramos Madonna pela sua carreira inovadora, pela sua capacidade de atravessar gerações e permanecer sempre contemporânea”, conclui Alexandre Peralta, co-CCO da Africa Creative.

1. A promoção do próprio sucesso
Quando se mudou para Nova York, Madonna juntou dinheiro para pagar a faculdade de dança e se apresentou com a banda The Breakfast Club – após aprender a tocar instrumentos por conta própria. Logo ao deixar a banda para tocar outros estilos de música, a cantora levou algumas de suas composições a o DJ Mark Kamin, que tocava em uma boate nova iorquina, e o convenceu a tocar o single “Everybody” ao público, que reagiu positivamente à música. O sucesso do single nas danceterias levou Madonna a assinar um contrato de gravação com a Sire Records, pela qual lançou seu primeiro álbum.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-mkt/2024/02/de-roteiro-a-locacao-como-madonna-liderou-sua-primeira-publicidade-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário