Pode ser definido como cisgênero a pessoa que se identifica com o gênero que foi atribuído a ela quando ela nasceu. " Trans" também vem do latim e tem o sentido oposto de "cis", significa "do outro lado. Ou seja, transgênero é a pessoa que não se identifica com o gênero que foi atribuído a ela no momento do nascimento.
Heterossexualidade é atração romântica e/ou sexual entre pessoas do sexo ou gênero oposto. Como orientação sexual, a heterossexualidade é "um padrão duradouro de atração emocional, romântica e/ou sexual" entre pessoas do sexo oposto; "também se refere ao senso de identidade de uma pessoa com base nessas atrações, comportamentos relacionados e participação em uma comunidade de outras pessoas que compartilham essas atrações."
Junto com a bissexualidade e a homossexualidade, a heterossexualidade é uma das três categorias principais de orientação sexual. Em todas as culturas, a maioria das pessoas é heterossexual e a atividade heterossexual é, de longe, o tipo mais comum de atividade sexual.
Homem transgênero: é uma pessoa que nasceu com órgãos sexuais femininos, mas possui uma identidade de gênero masculina. Ou seja, essa pessoa se reconhece como homem e se identifica com o papel e a expressão de gênero socioculturalmente atribuídos aos homens.
Mulher transgênero: é uma pessoa que nasceu com órgãos sexuais masculinos, porém possui uma identidade de gênero feminina. Essa pessoa se reconhece como mulher e se identifica com atitudes e comportamentos que a sociedade atribui às mulheres.
A sociedade divide as pessoas em gênero entre homem e mulher, e sexo, como masculino e feminino, e determina para essas pessoas papéis sociais de gênero, identidades de gênero e atributos.
Papeis de gênero são um dos aspectos de um sistema de gêneros binários.
Várias sociedades têm utilizado o gênero binário para dividir e organizar as pessoas, apesar da forma como isto ocorre diferir entre as sociedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário