02/02/2024 às 17:49
Vacina contra o HPV está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017
Pexels
A vacina contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) e está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017. De acordo com a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais, apenas 35,67% dos meninos com idades entre 9 e 14 anos receberam as duas doses da vacina de 2017 até 2022. A cobertura vacinal das duas doses em meninas atingiu 69,5% no mesmo período.
A coordenadora estadual do programa de imunizações da Secretaria de Saúde de Minas, Josiane Gusmão, alerta que a vacina está disponível nas unidades de saúde de graça e destaca a importância do imunizante que pode evitar as formas mais graves da doença. ‘A vacina atua contra os tipos de HPV mais frequentes 6,11,16 e 18. Esses, são responsáveis pelo câncer de colo de útero, vagina, vulva, ânus e pênis. E também pelo aparecimento de verrugas genitais’, explica.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de colo de útero é o quarto tipo da doença mais frequente em mulheres em todo o mundo. No Brasil, mais de 6 mil mulheres morrem todos os anos em decorrência deste tipo de câncer.
https://www.itatiaia.com.br/saude/2024/02/02/adesao-de-vacina-contra-o-hpv-ainda-e-baixa-em-mg-principalmente-entre-os-meninos
Nenhum comentário:
Postar um comentário