Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
14/01/2024 11h16
Trânsito em Juiz de Fora — Foto: Reprodução/TV Integração
Juiz de Fora tem um carro para cada 3,5 habitantes, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O balanço mostra que são 190.822 automóveis registrados na cidade, que ocupa a 45ª no Brasil como a localidade que mais tem este tipo de veículo.
Ainda segundo dados da Senatran de novembro de 2023:
Em Minas Gerais, o município ocupa a 4ª posição com mais automóveis entre as cidades do estado;
Ao todo, são 300.278 transportes em Juiz de Fora, seja de carros, motos e outros;
O município tem mais de 13.000 camionetas — veículo misto destinado a transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento.
Veja abaixo o gráfico que mostra todos os tipos de transporte na cidade:
Tipo de transporte em Juiz de Fora
Dados são do Senatran e atualizados em novembro de 2023
Carro: 190.822 Caminhão: 6.635 Caminhão trator: 1.402
Caminhonete:20.058 Camioneta:13.541 Ciclomotor:997
Micro-ônibus: 879 Motocicleta: 43.960 Motoneta: 5.711 Ônibus: 1.908
Quadriciclo : 1 Reboque e semi-reboque: 8.995 Outros: 5.379
Fonte: Senatran
Frota de veículos é grande?
Com 540.756 habitantes, conforme dados do último Censo 2023, o número de carros é alto para Juiz de Fora, segundo o professor, arquiteto e urbanista da UFJF, Fábio Lima.
A análise do especialista indica que mesmo que a malha urbana da cidade tenha passado por ampliações, em termos de extensão do perímetro urbano, as dimensões das vias, principalmente nas áreas centrais e nos bairros tradicionais, é a mesma do século passado.
"Basta uma caminhada pelas nossas cidades, ou mesmo um passeio para além dos limites urbanos, para percebermos o quanto elas se revelam 'agressivas'. Carros e motocicletas a digladiar no cotidiano, acrescidos de outros meios como caminhões e vans, dentre outros. Nesse sentido, o município está congestionado de veículos", disse.
Outro ponto levantado por Fábio foi a construção em massa de novos empreendimentos e parcelamentos, que provocam a atração de mais veículos, além da precariedade do sistema de transportes públicos, fazendo com que a população não se sinta estimulada a deixar de usar os veículos individuais.
“O estímulo ao uso de veículos individuais prejudica a fluição dos espaços públicos que estão sempre congestionados. As pessoas caminham pouco e deixam de pensar na possibilidade de outros modos de circulação, como as bicicletas, por exemplo, além do próprio transporte público mencionado", completou.
Trânsito no Centro de Juiz de Fora — Foto: Reprodução/TV Integração
O que fazer para melhorar?
De acordo com o professor, a compreensão dos espaços públicos a partir da escala das pessoas é essencial para se pensar em paisagens mais humanas. Entre as melhorias citadas estão:
Temos que reverter essa mentalidade com modos diferenciados de transportes públicos, além dos ônibus urbanos e interurbanos;
Em Juiz de Fora, poderíamos ter teleféricos ligando os topos de morros na parte central, por exemplo;
Ampliar os passeios de maneira geral;
Dificultar o acesso de veículos individuais ao centro urbano — com a criação de ciclovias e áreas de passeios humanizadas e acessíveis e transporte público eficiente para a distribuição no coração da cidade;
Criação de terminais multimodais para o transporte público, fazendo a ligação entre as diversas zonas da cidade;
Campanhas educativas — com passeios acessíveis e modos diferenciados de transporte público, incluindo ciclovias pela cidade, com a integração das regiões distintas e a valorização dos espaços públicos.
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2024/01/14/juiz-de-fora-tem-um-carro-a-cada-35-habitantes-esta-congestionada-de-veiculos-analisa-especialista.ghtml
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