JUIZ DE FORA - 10/1/2024 - 14:58
Foto: Pedro Pipano
O filme “Cabinda”, produzido e dirigido por Swahili Vidal, está entre os selecionados para a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes eventos do gênero no país e o mais disputado de Minas Gerais. O trabalho foi realizado com patrocínio do Edital Murilão, lançado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), como parte do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Com duração de 25 minutos, “Cabinda” é uma obra de ficção que apresenta um recorte da ação de liberdade de Roza Cabinda, mulher africana mantida sob escravidão por Henrique Halfeld, considerado um dos fundadores da cidade de Juiz de Fora. Referência na pauta racial, Roza entrou para a história como exemplo de coragem por ter lutado na Justiça pelo direito de tornar-se uma mulher livre.
A filmagem aconteceu no palco do Cine-Theatro Central em outubro de 2022, e contou com grande parte da equipe local e oriunda do teatro. A direção de atores, preparação de elenco e produção são assinadas por Fernando Valério. A atriz Danyela Silvério interpreta Roza Cabinda, enquanto Ciça Liberdade dá vida ao personagem Madalena, uma mulher negra vítima de trabalho escravo em Minas. A situação foi descoberta e amplamente divulgada em 2021. O texto do espetáculo foi escrito pelo dramaturgo Tiê Fontoura, e André Monteiro foi o responsável pelo figurino.
“Cabinda” é o terceiro curta-metragem do diretor Swahili, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Seu primeiro trabalho, “Cabelo Bom”, realizado em parceria com Claudia Alves, no Rio de Janeiro, conquistou 13 prêmios, inclusive um Kikito no Festival de Gramado em 2017, na categoria Prêmio Especial do Júri.
Ficha técnica
Argumento, Direção, Produção Executiva: Swahili Vidal
Danyela Silvério como Roza Cabinda
Ciça Liberdade como Madalena
Direção de Atores: Fernando Valério e Swahili Vidal
Preparação de Elenco: Fernando Valério
Texto: Tiê Fontoura
Direção de Fotografia: Pedro Pipano
Direção de Arte: André Monteiro
Montagem: Rebeca Thaís e Swahili Vidal
Captação e Mixagem de Som: André Ribeiro
Arte Final: Cris Lyra e Jana Drozdova
Color Grading: Léo Candian
Trilha Sonora: Wemerson Rodrigues (Geleia)
Maquiagem: Crys Santos
Assistente de Fotografia: Nitay Krishna
Design Gráfico: Cleber Kureb Horta
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=82470
Nenhum comentário:
Postar um comentário