Por Nubya Oliveira Publicado em 22 de janeiro de 2024 | 11h39 - Atualizado em 22 de janeiro de 2024 | 11h48
Mineiro tem fama de estar sempre pronto para oferecer ao convidado um café com pão de queijo e boa prosa — Foto: O TEMPO
Se você é de Minas Gerais ou passou pelo estado, já deve ter ouvido dizer que o povo que fala “uai” é muito receptivo. A fama de estar sempre pronto para oferecer ao convidado um café acompanhado de pão de queijo e boa prosa, agora atribuiu aos mineiros o título de melhores anfitriões de todo o Brasil. É o que revela uma nova pesquisa da Preply, plataforma online de idiomas, divulgada na última sexta-feira (19/1).
Segundo o estudo, que ouviu 1.000 brasileiros residentes em todas as regiões do país, 22% dos entrevistados apontaram Minas como o destino mais acolhedor do Brasil. O estado aparece bem à frente do segundo colocado no ranking: a Bahia, com 14% das indicações, e do terceiro, São Paulo, com 9,2%. Esse reconhecimento veio após o estado também levar o título de sotaque mais charmoso, no último ano.
Dentre os motivos citados pelos participantes do levantamento para atribuir aos mineiros tal fama, há quem justifique o rótulo na suposta modéstia e simplicidade de seus moradores ou, ainda, na tradição mineira de se oferecer comida aos visitantes como forma de carinho — abordagem que tenderia a contribuir para o conforto de quem acabou de chegar.
Além dos anfitriões mais cuidadosos, os mineiros ainda aparecem em outros dois top 5: os mais “paqueradores” e “comunicativos”, ambos em quarto lugar. Para chegar a essa conclusão, a pesquisa elencou os estereótipos mais comuns ligados a diferentes partes do Brasil, e pediu que os entrevistados atribuíssem os rótulos sociais aos habitantes de cada um dos estados.
Os mais festeiros
Os baianos foram eleitos os mais festeiros. Com 35,5% da preferência dos entrevistados, a Bahia teve quase o dobro de indicações em relação ao segundo colocado, o Rio de Janeiro, com 19,9%. São Paulo aparece logo em seguida com 12,9% das escolhas. Entre as características destacadas pelos respondentes, a atmosfera positiva das populares festas típicas do estado baiano foi a de maior relevância.
Os mestres da paquera
Com a fama de “bons de lábia”, os fluminenses estão no topo do ranking dos grandes paqueradores do Brasil. A desenvoltura na hora do flerte e o sotaque carioca foram as marcas apontadas pelos entrevistados para justificar o jeitinho “xavequeiro” de quem nasce no Rio de Janeiro. O estado está disparado no ranking com 33% dos apontamentos, seguido por São Paulo (19%) e Bahia (9,1%).
Os mais comunicativos x os mais reservados
Os paulistas foram reconhecidos como os mais comunicativos. Mesmo com concorrentes de peso, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, segundo 17,7% dos respondentes, o estado que abriga a capital mais agitada do país também seria aquele onde as pessoas apresentam as melhores habilidades de comunicação se comparadas aos habitantes dos outros 26 estados.
Já todo o pódio dos mais reservados foi ocupado por estados da região Sul. Constantemente associados a comportamentos retraídos pelos de fora, tanto paranaenses quanto catarinenses receberam o título de comedidos por 10% dos entrevistados. O ranking é liderado por ninguém mais, ninguém menos que os gaúchos, tidos para muitos como símbolos da discrição.
A pesquisa
O estudo da Preply foi realizado entre os dias 18 e 21 de dezembro de 2023. Após elencar os estereótipos, os entrevistados responderam a questões associando diferentes rótulos sociais aos habitantes de cada um dos estados. Uma vez finalizada a coleta das respostas, os percentuais de cada região de Norte a Sul possibilitaram a criação de diferentes rankings, cada qual com os vencedores em uma das cinco categorias.
https://www.otempo.com.br/brasil/apos-sotaque-mais-charmoso-mineiros-sao-eleitos-melhores-anfitrioes-do-brasil-1.3316121
Nenhum comentário:
Postar um comentário