segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Porta-voz da PM trata participantes de rolezinho como ‘criminosos’ e promete rigor no Réveillon

25/12/2023 às 13:54 •
Rolezinhos tiraram a paz de moradores de várias cidades de Minas no Natal
Divulgação PM

A major Layla Brunnela, porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais (PM), classifica os participantes do movimento chamado de ‘rolezinho do grau’ como criminosos e promete ações preventivas e reforço na fiscalização no Réveillon. O posicionamento, dado durante entrevista exclusiva à Itatiaia nesta segunda-feira (25) de Natal, ocorre após Belo Horizonte e outras cidades do estado registrarem quase uma centena de eventos. Em um deles, em Matias Barbosa, na Zona da Mata de Minas, um sargento do Corpo de Bombeiros é suspeito de ter matado a tiros um motociclista que participava do movimento.

Layla reconheceu que o número de ocorrência foi anormal e pode passar de cem. A porta-voz destacou ainda que a inteligência da PM está fazendo um mapeamento dos fatos registrados nesta madrugada de Natal. “A gente precisa tratá-los como eles são, porque são criminosos e infratores que não se preocupam com cidadão de bem, e isso a gente pode ver nas próprias entrevistas que foram mostradas. Então, essa orquestração, provavelmente via rede sociais, via grupos de WhatsApp, já sendo monitorada tanto pelo nosso serviço de inteligência quanto pela polícia judiciária”, disse a major.

Ainda conforme Layla, as imagens divulgadas em redes sociais que mostram os rolezinhos serão usadas para identificar os participantes, que podem responder por direção perigosa, perturbação da ordem e outros crimes.

“Algumas imagens que estão sendo recebidas vão ser anexadas aos boletins de ocorrências e outras estão sendo encaminhadas diretamente também à polícia judiciária, para a identificação desses autores e, principalmente, para subsidiar operações futuras. Esse monitoramento vai ficar ainda mais forte em possíveis próximas ações nas festividades de fim de ano”, disse.

A PM registrou quase 100 acionamentos em razão do ‘rolezinho do grau’ no estado. Os registros ocorreram nesta madrugada de Natal (25) em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ibirité, Governador Valadares, Araxá, Montes Claros, Juiz de Fora e Matias Barbosa.

A major destacou ainda que a PM já trabalha na prevenção e conscientização dos jovens, especialmente sobre o risco que as manobras representam. “Dá para conhecer e passear pela cidade sem incomodar e importunar e, principalmente, sem arriscar a sua própria vida e a vida do outro. Então, podem esperar da Polícia Militar um trabalho preventivo forte e repreensivo qualificado, para aqueles que insistirem na prática criminosa”, destacou.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.

https://www.itatiaia.com.br/cidades/2023/12/25/porta-voz-da-pm-trata-participantes-de-rolezinho-como-criminosos-e-promete-rigor-no-reveillon

Nenhum comentário:

Postar um comentário