Dia 2 de outubro, foi celebrado o primeiro Dia Internacional da Não Violência. Essa data, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, é uma homenagem ao líder indiano Mahatma Gandhi que nasceu em 02/10/1869, ajudou a tornar a Índia independente e lutou pelos direitos civis por meio de ações não violentas.
Resistência não-violenta (ou ação não - violenta) é a prática de exercer uma força para atingir uma meta sócio-política através de um protesto simbólico, de não cooperação econômica ou política, desobediência civil e outros métodos, sem o uso da violência.
A Resistência Passiva é uma variedade de resistência não-violenta, e é um termo usado às vezes de forma imprecisa como um sinônimo da mesma. Isto implica a resistência por inércia ou de conformidade não - enérgica, como oposição por resistência por atividade antagonismo. Satyagraha é uma refinada variedade de resistência não violenta desenvolvida por Mohandas Gandhi.
Como outras estratégias de mudança social, ações de não violência podem surgir de diversos modos e graus. Elas podem incluir, por exemplo, uma variedade de formas como a guerra de informações, protesto artístico, lóbi, resistência à impostos, boicotes ou sanções, combate legal/diplomático, sabotagem de materiais e equipamentos, etc.
Alguns especialistas em não-violência discutem que muitos movimentos adotaram métodos de ação não-violenta pragmáticos como uma maneira eficaz conseguir objetivos sociais ou políticos, distinguindo os métodos da ação não-violenta daqueles de estância moral da não-violência ou dos outros de não-dano.
Dia do Anjo da Guarda
Fundação da cidade de Cruzeiro (SP), Brasil
Independência da Guiné
Aniversário do município de Óbidos, no Pará
Aniversário do município de Porto Velho, em Rondônia
Inauguração do Estádio do Morumbi
Mitologia nórdica: Dia de Rickfillie, o "gnomo da palha", que tinha o dom de transformar palha em ouro
1789 -Votada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, uma das cartas constitucionais mais revolucionárias da história moderna.
1950 - Estréia nos jornais a tira Peanuts, criada por Charles M. Schulz, e estrelada pelo personagem Charlie Brown e seu cachorro Snoopy
1960 - Daisaku Ikeda parte para a sua 1ª viagem ao exterior, a fim de divulgar os Ideais da Soka Gakkai. Parte rumo aos Estados Unidos, Canadá e Havaí e depois para o Brasil
1961 - O Congresso Nacional aprovou a emenda constitucional que instituía o regime parlamentarista no Brasil, evitando que o vice-presidente João Goulart assumisse a presidência após a renúncia de Jânio Quadros.
1997 - Refundação do Partido Trabalhista Nacional
1999 - O asteroide 2959 Scholl foi avistado pela única vez.
2016 - Eleições - 1º turno- Prefeitos e Vereadores
2018 — O jornalista saudita Jamal Khashoggi é visto pela última vez no consulado saudita em Istambul.
Nascimentos
1980 - Rodrigo Scarpa, humorista brasileiro.
1982 - Cléo Pires, atriz brasileira.
Thalita Carauta, humorista brasileira.
1996 Róger Guedes, futebolista brasileiro.
Guilherme Samaia, automobilista brasileiro.
Falecimentos
Castro Gonzaga, ator e dublador brasileiro (n. 1918).
https://pt.wikipedia.org/wiki/2_de_outubro
Nenhum comentário:
Postar um comentário